Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Confira declarações dos pilotos após a classificação do GP da Arábia Saudita de F1

Sergio Pérez faz história em Jedá e marca primeira pole do México na história da Fórmula 1 em volta espetacular no final. Charles Leclerc precisou se contentar com a segunda posição, seguido pelo companheiro de equipe Carlos Sainz

26 mar 2022 - 19h40
Compartilhar
Exibir comentários
Sergio Pérez fez sua primeira pole na Fórmula 1
Sergio Pérez fez sua primeira pole na Fórmula 1
Foto: Red Bull Content Pool / Grande Prêmio

FÓRMULA 1 2022: A CLASSIFICAÇÃO DO GP DA ARÁBIA SAUDITA DE F1 | Briefing

A classificação para o GP da Arábia Saudita reservou um tempo bem mais longo do que normalmente se espera de um treino classificatório na Fórmula 1, com o acidente de Mick Schumacher paralisando boa parte da sessão em Jedá. Em dia marcado pela batida do alemão e da saída precoce de Lewis Hamilton ainda no Q1, Sergio Pérez roubou a cena e conquistou uma pole inesperada para a Red Bull — a primeira do México na F1.

Além de 'Checo', Charles Leclerc bateu Carlos Sainz no final para conquistar o segundo lugar, logo à frente do companheiro de equipe. Max Verstappen, em dia atípico no qual terminou abaixo de Pérez, larga na quarta posição. Em quinto, Esteban Ocon completou um grande dia para a Alpine, que ainda viu Fernando Alonso garantir a sétima colocação no grid.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Sergio Pérez foi grande felizardo de sábado em Jedá, com a pole para o GP da Arábia Saudita (Foto: Red Bull Content Pool)

Entre os dois carros da escuderia francesa, George Russell conseguiu mais uma sexta posição com a Mercedes, mesma colocação de largada que conquistou na estreia do campeonato, no Bahrein. Valtteri Bottas, em mais um bom sábado com a Alfa Romeo, foi o oitavo, antes de Pierre Gasly, da AlphaTauri, e Kevin Magnussen, da Haas, fecharem o top-10.

O único piloto a não ter falas neste sábado (26) é justamente Mick Schumacher, que foi levado de helicóptero ao Hospital Militar de Jedá após a batida no circuito. O alemão foi transferido por motivos de observação e passa bem, mas sua participação na corrida já foi descartada. A largada para a corrida principal do GP da Arábia Saudita está marcada para as 14h (horário de Brasília) deste domingo.

Confira todas as declarações dos pilotos após a classificação em Jedá:

Sergio Pérez, primeiro: Pérez festeja pole em Jedá com volta perfeita: "Posso dar 1000 e não consigo repetir"

Charles Leclerc, segundo: Leclerc admite surpresa com "volta voadora" de Pérez na classificação em Jedá

Carlos Sainz, terceiro: Sainz admite volta final ruim e prevê "jogar com estratégia" no GP da Arábia Saudita

Max Verstappen, quarto: Verstappen é 4º no grid e relata queda de rendimento no Q3: "Difícil de pilotar"

Charles Leclerc por pouco não conquistou a pole na Arábia Saudita (Foto: Ferrari)

Esteban Ocon, quinto: 5º, Ocon valoriza trabalho da Alpine em Jedá: "Carro vem melhorando muito"

George Russell, sexto: Russell diz que carro ainda é mistério para Mercedes: "Não entendo por que ou como"

Fernando Alonso, sétimo: Alonso celebra "muito boa classificação" da Alpine em Jedá: "Era o máximo para hoje"

Valtteri Bottas, oitavo: "Estou feliz de estar no Q3, especialmente com nosso desempenho: fomos muito consistentes, fizemos progesso em cada sessão e conseguimos uma boa posição no grid para a corrida. O principal, com tudo, é que o Mick está bem depois daquela batida forte. Esperamos vê-lo rapidamente de volta a um carro de corrida. Sobre o final de semana, não estávamos certos de qual layout de pista seria mais benéfico a nós, então ter uma classificaçao boa como equipe foi positivo. Eu talvez esperasse ficar um pouco acima, mas estavam todos tão perto. Entregamos voltas boas e sinto que definitivamente estamos na briga que vai acontecer fora dois dois melhores times [Ferrari e Red Bull]. Podemos desafiar qualquer um ao redor de nós amanhã e estou ansioso para uma corrida que promete ser interessante. Precisamos de uma boa largada e manter a posição na primeira volta para aproveitar qualquer oportunidade que aparecer dali em diante."

Pierre Gasly, nono: "Estou muito feliz de passar para o Q3 novamente hoje. Não foi fácil, já que sofremos alguns danos no assoalho durante o Q1. Conseguimos improvisar com fita durante a sessão e entrar no top-10, mas precisamos analisar os dados e descobrir o quanto isso afetou nosso desempenho. Foi uma classificação realmente apertada hoje, com apenas alguns décimos separando o quinto do décimo, então fico feliz com a posição em que estamos. Vamos lutar pelo que pudermos amanhã, mas será uma longa corrida e considerando o desgaste dos pneus que já vimos nos treinos livres, acho que teremos várias estratégias diferentes amanhã. Trabalharemos duro durante a noite para decidir qual funcionará melhor para nós."

Kevin Magnussen, décimo: Magnussen lamenta dores no pescoço que impediram melhor classificação em Jedá

Mick Schumacher sofreu um acidente assustador durante a disputa do Q2 da classificação do GP da Arábia Saudita (Foto: Reprodução/TV)

Lando Norris, 11º: "Hoje foi muito melhor. Existem mais pontos positivos para pegarmos desde o Bahrein, e realisticamente deveríamos ter entrado no Q3. Poderíamos ter sido mais rápidos em algumas áreas, e isso nos custou o Q3. Tivemos muito tráfego e pessoas fazendo voltas de aquecimento, o que dificultou conseguir uma boa volta limpa, mas também cometi um erro. Tivemos um dia melhor hoje e acho que podemos mirar alguns pontos amanhã. Por fim, é bom ver que Mick está bem, estamos desejando o melhor e uma recuperação rápida."

Daniel Ricciardo, 12º: "Podemos ser mais positivos com esse resultado, como equipe. Uma semana atrás, não estávamos nessa posição competitiva, lutando pelo Q3. Os dois carros ficaram a pouco mais de 0s1. Acho que tem sido um final de semana melhor para nós, então espero que amanhã possamos executar uma boa estratégia para tentar entrar no top-10. É bom saber que o Mick está bem depois de um grande impacto. Estamos lhe desejando uma recuperação rápida e fico ansioso para vê-lo novamente."

Guanyu Zhou, 13º: "Antes de observar meu desempenho, estou aliviado de ver que Nicholas [Latifi] e Mick estão bem após as batidas. Estou feliz com o ritmo de hoje, já que minhas expectivas aqui eram bem conservadoras: é uma pista nova para mim, é muito rápida e foi a primeira vez que pilotei um carro de F1 em um circuito de rua, então ir ao Q2 e ter uma chance real de ir ao Q3 foi um sentimento positivo. Melhorei de sessão a sessão ao longo do final de semana e essa foi a coisa mais importante: a bandeira vermelha no Q2 comprometeu nossos planos, e no final, eu fiquei com apenas um jogo de pneus, mas fiquei feliz com o 13º lugar. É uma pista desafiadora, você precisar forçar até o limite e fica no limiar de uma grande volta e um erro: fazer uma sessão de classificação limpa como novato aqui é muito bom, e ficar mais próximo ao meu companheiro de equipe e aos carros da frente é ainda melhor. Para amanhã, a corrida pode ser caótica, se olharmos para o ano passado. Preciso ficar longe de confusão e ver quanto progresso consigo fazer, mas acho que chegar nos pontos é algo realista."

Lance Stroll, 15º: "A coisa mais importante depois da classificação é que parece que Mick está bem após aquele grave acidente. Não foi fácil ficar sentado no carro esperando tudo ser retomado, então foi bom ter uma notícia de sua condição antes de sairmos novamente. Acho que o 15º lugar foi o máximo que poderíamos conseguir hoje. O equilíbrio do carro é decente, mas estamos devendo aquela aderência a mais que nos faria subir no pelotão. No ano passado foi uma corrida bastante movimentada aqui, então esperamos oportunidades similares amanhã. Estamos prontos para reagir rapidamente, e espero que possamos fazer progresso."

Lewis Hamilton ficou em 16º e foi eliminado no Q1 em Jedá (Foto: Mercedes)

Lewis Hamilton, 16º: Hamilton vê carro "sem traseira" e já cogita largar dos boxes na Arábia Saudita

Alexander Albon, 17º: "Foi um dia complicado. Senti que éramos capazes de passar ao Q2, mas fazer os pneus funcionarem, especialmente à noite — quando a temperatura abaixa —, se torna um pouco mais complicado. Não temos um carro ruim, mas os pneus são muito sensíveis e perdemos a janela ideal. Temos trabalho a fazer, mas na corrida devemos ter um bom ritmo então podemos ser positivos por esse lado. Ultrapassar será complicado, mas espero que tenhamos uma vantagem de ritmo."

Nico Hülkenberg, 18º: "Acho que a classificação poderia ter ido melhor — cometi erros nas curvas 1 e 13, o que provavelmente me custou 0s3 e não me ajudou a ir em frente e passar ao Q2. Esse circuito é tão intenso e rápido, com muita coisa acontecendo com o carro a cada curva, e tem sido bem difícil para mim me acostumar após me afastar das corridas. Por um ponto de vista físico, essa pode ser uma das corridas mais difíceis da minha carreira, mas meu objetivo amanhã é me manter longe de problemas, fazer progresso, completar a corrida e dar o máximo de informações para a equipe enquanto continuamos desenvolvendo o carro."

Nicholas Latifi, 19º: "Parece que perdi a traseira na freada para a curva 13, então precisamos olhar os dados para entender exatamente o por quê. Foi a primeira vez que perdi a traseira em todo o final de semana, me pegou um pouco de surpresa. Lamento pela equipe, porque foi um erro que vai custar caro. É difícil falar sobre amanhã, o carro está parecendo melhor do que foi no Bahrein mas ainda temos muito trabalho a fazer. Será uma corrida longa, então apenas temos que estar lá."

Yuki Tsunoda, 20º: "Foi um dia decepcionante, com o problema na classificação significando que não poderíamos marcar tempo. Não senti nada no carro, mas a equipe me falou que existia um problema e eu precisava entrar [na garagem]. Foi lamentável o fato de não poder correr, já que estava me sentindo confiante no carro esse final de semana e estávamos mirando passar para o Q3. Não será tão fácil ultrapassar aqui como foi no Bahrein, com a maioria das curvas sendo em alta velocidade, mas vou tentar meu melhor para progredir."

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade