Confira declarações dos pilotos após classificação do GP de Abu Dhabi de F1 2022
Red Bull quebrou jejum de 4 anos sem formar primeira fila e teve o atual bicampeão mundial Max Verstappen na pole-position pela sétima vez no ano. Veja o que foi falado pelos pilotos
O último sábado de Fórmula 1 em 2022 teve a Red Bull no topo. Na classificação do GP de Abu Dhabi, o bicampeão Max Verstappen cravou a pole-position, enquanto o mexicano Sergio Pérez fica com a segunda posição. É a primeira vez que o time taurino faz a primeira fila desde o GP do México de 2018.
A Ferrari, em um retrato fiel da temporada, vem logo atrás com Charles Leclerc e Carlos Sainz, enquanto a Mercedes, vencedora de Interlagos, finaliza na terceira fila com Lewis Hamilton e George Russell.
A prova no circuito de Yas Marina também fica marcada pela despedida de Sebastian Vettel. O tetracampeão mundial vai partir da nona colocação com a Aston Martin em sua última corrida pela Fórmula 1.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO E EM TEMPO REAL todas as atividades do fim de semana do GP de Abu Dhabi de Fórmula 1. No domingo, a largada está marcada para as 10h [de Brasília, GMT-3].
Confira as declarações dos pilotos após o sábado:
Max Verstappen, pole: Verstappen vê classificação "incrível" apesar de "altos e baixos" da Red Bull em Abu Dhabi
Sergio Pérez, segundo: Pérez agradece Verstappen e diz que faltou "passo final" para pole em Abu Dhabi
Charles Leclerc, terceiro: Leclerc diz que 3º "é lugar que mereço" em Abu Dhabi: "Red Bull estava mais forte do que nós"
Carlos Sainz Jr, quarto: Sainz destaca ritmo e vê "ingredientes necessários" para pódio em Abu Dhabi
Lewis Hamilton, quinto: Hamilton relata retorno dos quiques na Mercedes em Abu Dhabi: "E com vingança"
George Russell, sexto: Russell vê Mercedes "melhor para corrida" em Abu Dhabi e quer esquecer "glória" de SP
Lando Norris, sétimo: Norris critica desempenho da McLaren e crê em "mágica" para bater Alpine em Abu Dhabi
Esteban Ocon, oitavo: "Estou muito satisfeito com a classificação de hoje, quero dar os parabéns à equipe por uma de nossas melhores sessões da temporada. Cada volta que fizemos, tentávamos dar um passo adiante com o carro e tentar maximizar o desempenho. Nossos principais adversários também estão rápidos neste fim de semana, talvez mais do que pensávamos inicialmente, então, precisamos estar focados amanhã para fazer uma boa corrida e trazer alguns pontos para casa. Ainda falta uma, então vamos torná-la a melhor até agora".
Sebastian Vettel, nono: Vettel admite "classificação emotiva" e põe meta para Abu Dhabi: "Bater Alfa Romeo"
Daniel Ricciardo, décimo: "Estou satisfeito com o Q3 porque não foi uma certeza durante o ano. Então, deste ponto de vista, estou feliz de apenas estar durante toda a sessão e poder entrar na briga. Foi décimo, mas éramos competitivos o suficiente para nos dar um pouco de esperança. Penso que, no setor do meio, não consegui executar direito, então tem um décimo ou outro na tabela que poderia ter me colocado na briga com Vettel e Ocon. Apesar disso, ansioso para amanhã. Vou tentar atacar desde o início, conseguir algumas posições e voltar para a briga no top-10".
Fernando Alonso, 11º: Alonso minimiza queda no Q2 em Abu Dhabi e lembra punição de Ricciardo: "Já nos pontos"
Yuki Tsunoda, 12º: "Gostei muito da classificação hoje, apesar de ter cometido um erro na curva 6 durante minha última volta no Q2 mas, no geral, estou satisfeito com meu desempenho e o que pudemos mostrar na pista. Gosto muito daqui, foi minha melhor colocação em 2021 - quarto lugar - e vamos largar fora da zona de pontos amanhã. É esperar para que algo de bom possa acontecer novamente, mas sabemos que vai ser difícil. Embora nosso ritmo de velocidade fosse muito bom ontem, acho que há uma possibilidade de avançar e somar mais alguns pontos importantes e fechar a temporada com o oitavo lugar no Mundial de Construtores."
Mick Schumacher, 13º: "O Q1 não parecia tão ruim e nosso Q2 foi bom, na verdade. Sentimos que estávamos em uma boa posição e faltavam menos de dois décimos para avançarmos ao Q3, o que seria muito inesperado por essa diferença ser tão pequna. Agora, é seguir em frente para a corrida, afinal, estamos próximos a zona dos pontos e há uma AlphaTauri muito bem também. Queremos pegá-los logo de cara para, a partir daí, podermos administrar a corrida. Será crucial ficar à frente deles, então, é nisso que vamos nos concentrar na corrida."
Lance Stroll, 14º: "Fiquei feliz com minha última volta no Q2, ela foi bem boa, mas faltou pouco de velocidade em relação a Sebastian [Vettel], que teve uma grande atuação em seu último treino da carreira. Classificamo-nos à frente das Alfa Romeo e nosso carro tem um comportamento bem interessante neste final de semana. Queremos ir aos pontos e vai ser uma corrida longa. Temos muito o que lutar amanhã".
Guanyu Zhou, 15º: "Sinto que extraí o máximo do carro, meu desempenho na classificação foi bom. Embora não estivéssemos perto o suficiente em termos de ritmo para ir além no grid, ontem, tudo funcionava bem, diferentemente de hoje. Tivemos algumas dificuldades durante o TL3 e, mesmo recuperado nosso desempenho na classificação, ficamos devendo para lutar pelo Q3. Definitivamente, esperava mais, porém, com o meio do pelotão bastante próximo, esperamos poder avançar para entregar os resultados pelos quais trabalhamos tanto."
Kevin Magnussen, 16º: "Parecia que demos um passo à frente na classificação, mas o tráfego no final nos fez parar no último setor por quase meio minuto antes de iniciar nossa volta. Isso nos prejudicou muito, afinal, fui para a tentativa com pneus frios. Assim, é tão apertado que, mesmo um décimo, teria ficado perto dos dez primeiros. É uma chatice, foi o que acertamos na semana passada, mas não conseguimos fazer o mesmo hoje. Acredito que, na corrida, será mais sobre gerenciamento de pneus e estratégia."
Pierre Gasly, 17º: "Estamos na tentativa de recuperar o atraso durante todo o fim de semana, as dificuldades para ajustar o carro foram grandes. Hoje, demos um pequeno passo à frente, mas não é o suficiente. O carro derrapava nas curvas de baixa velocidade e ainda não estava ao meu gosto. Amanhã, será uma corrida longa e difícil, mas acredito nas oportunidades que vão aparecer para ganhar terreno. Será minha última prova como piloto da AlphaTauri e, definitivamente, será um fim de semana especial para mim e para todos da equipe. Fomos parceiros nos últimos cinco anos, então, vou carregar para sempre essas memórias e quero conquistar um bom resultado."
Valtteri Bottas, 18º: "Fomos para a classificação sabendo que tínhamos um bom ritmo, por isso, acredito que o resultado da classificação não reflete, realmente, onde nosso carro está. É uma sensação estranha, simplesmente não conseguimos uma boa performance com os pneus durante a volta e o resultado disso foi nosso setor totalmente prejudicado, sobretudo na segunda tentativa. Havia muito tráfego no final da volta, tive que parar e isso destruiu qualquer chance de avançar. Estou frustrado, claro, mas precisamos nos preparar da melhor maneira possível para a corrida de amanhã."
Alexander Albon, 19º: "Depois do TL3, estávamos confiantes, o carro parecia bom. No entanto, conforme a temperatura da pista cai, as voltas precisam ser mais rápidas para compensar essa queda e tinha muito tráfego à nossa frente, não consegui uma volta limpa, mesmo passando sete ou oito carros na volta de aquecimento, ainda não estava pronto para a curva 1. O cenário muda a partir da curva 6, a volta foi legal, mas perdi muito tempo tentando deixar os pneus na temperatura certa. As margens foram muito pequenas e, dessa forma, teríamos avançado ao Q2, não fosse por essa questão. Felizmente, não é uma situação que perdemos o sono imaginando por que não temos aderência, é mais por conta de não ter a oportunidade de fazer o que precisávamos. É um pouco frustrante, mas agora, é olhar para a prova de amanhã."
Nicholas Latifi, 20º: "Estou muito feliz com a última volta na classificação. Não foi a volta perfeita, mas foi limpa. Não tivemos ritmo hoje, fiz questão de usar todos os jogos de pneus disponíveis. Não é onde gostaria de estar no meu último treino de classificação, mas estou satisfeito. Acredito que minha principal dificuldade era encontrar o espaço certo para conseguir fazer minhas voltas. Creio que amanhã será difícil mas, como será minha última corrida, vou tentar aproveitá-la da melhor maneira possível."
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.