Confira declarações dos pilotos após classificação do GP de Singapura de F1 2022
Charles Leclerc mostrou a força da Ferrari e vai largar da ponta pela nona vez em 2022. Max Verstappen, que sonhava em ganhar o título por antecipação, precisa de uma tarefa complicada
Pela nona vez em 2022, Charles Leclerc vai largar na pole-position. O monegasco da Ferrari cravou o tempo mais rápido da sessão disputada neste sábado (1), derrotando o mexicano Sergio Pérez, da Red Bull, e o inglês Lewis Hamilton, da Mercedes.
Atual campeão mundial e com a primeira oportunidade de conquistar o título de 2022, Max Verstappen largará apenas da oitava posição. O holandês da Red Bull sofreu com um erro de cálculo de combustível por parte da equipe e precisou abortar a tentativa de volta rápida.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Singapura de Fórmula 1. No domingo, a largada está marcada para 9h [de Brasília, GMT-3].
Confira as declarações dos pilotos após o sábado de classificação:
Charles Leclerc, pole-position: Leclerc celebra acerto "arriscado" de estratégia da Ferrari em Singapura: "Valeu a pena"
Sergio Pérez, segundo: Pérez se diz "em boa oportunidade para atacar" Leclerc e elogia Red Bull em Singapura
Lewis Hamilton, terceiro: Hamilton culpa falta de aderência por 3º em Singapura: "Precisava da volta perfeita"
Carlos Sainz Jr, quarto: Sainz lamenta "décimo e meio" perdido e 4º lugar no grid em Singapura: "É uma pena"
Fernando Alonso, quinto: Alonso analisa dificuldades e pede tédio em Singapura para Alpine "manter top-5"
Lando Norris, sexto: Norris vê "dia ótimo" em 6º no grid de Singapura: "Não temos carro para tanto"
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Pierre Gasly, sétimo: "Foi muito divertido guiar aqui hoje, ainda que difícil em todas as atividades. Com essas condições, o carro escorregava em tudo que era lugar, mas devo dizer que estou muito feliz com o sétimo lugar. Se você avaliar nosso fim de semana até agora, as coisas não pareciam tão boas, mas, graças à chuva, nosso dia melhorou hoje. Sabemos como é importante ter boa posição de largada aqui en Singapura, então ficar no sétimo lugar é muito positivo. Com apenas Norris e Alonso em nossa frente[excluindo as principais equipes do grid], veremos o que dá para fazer. Temos uma grande oportunidade de marcar pontos com os dois carros amanhã, então precisamos usar isso para nos ajudar na briga pelo campeonato. Vimos hoje como podemos andar bem em situações difíceis."
Max Verstappen, oitavo: Verstappen revela falta de combustível em Singapura e esbraveja: "Erro inaceitável"
Kevin Magnussen, nono: "Está tudo positivo, mas não tão positivo. P9 foi mais do que esperávamos, mas é bom, porque a classificação em Singapura é muito importante. Estou feliz que conseguimos um bom resultado aqui e o time fez um grande trabalho. Meu novo engenheiro, o Mark Slade, fez um incrível trabalho retornando após um tempo fora, e não errou em nada. No fim, no Q3, falei ao time que não sabia o que fazer e pedi para eles tomarem a decisão. E eles tomaram as corretas. Foi ótimo colocar a responsabilidade neles e dar certo".
Yuki Tsunoda, décimo: "Estou satisfeito que vamos largar no top-10. Acho que foi uma boa recuperação desde o TL3! Pensamos que seria bem difícil alcançar o Q3, então estou bastante feliz. Sempre soubemos que a classificação aqui seria fisicamente difícil para mim e para a equipe, e as condições dificultaram mais ainda, mas todo mundo fez um grande trabalho. É positivo ter os dois carros no Q3. É uma pena eu ter começado o Q3 de pneus intermediários, porque acho que outra volta com pneus slicks seria uma possibilidade de melhorar. Mas é uma questão de experiência, tenho de aprender com isso."
George Russell, 11º: Russell se frustra com 11º lugar "decepcionante": "Precisamos fazer algo"
Lance Stroll, 12º: "A mudança para os pneus slicks no Q2 foi uma aposta, mas parecia correta na hora. De qualquer maneira, eu travei o carro na curva 16, onde ainda estava molhado, enquanto estava quase 1s melhor que na minha melhor volta. Ainda acho que foi o certo, mas seria sempre um desafio nestas condições, onde você precisa julgar o quanto de aderência terá na curva antes de chegar lá. Especialmente com partes do circuito contando com um asfalto diferente do restante. Temos um bom ritmo e creio que podemos brigar por pontos amanhã. Estou confiante que estaremos na briga pelo top-10."
Mick Schumacher, 13º: "Eu acho que, no geral, demos um grande passo à frente comparando a ontem, e senti bem no TL3. Para a classificação, infelizmente secou um pouco mais do que esperava. Na última volta, eu superaqueci os pneus no segundo setor, então algumas ferramentas não estavam corretas para as condições. A traseira se mexia bastante e não compensei o tempo que queria. Estou feliz com o sentimento geral, a melhora e o trabalho que eu e o time fizemos. Se chover amanhã, nossas chances melhoram porque nosso carro é forte no molhado. Vamos fazer a dança da chuva e esperar algumas gotas".
Sebastian Vettel, 14º: Vettel admite erro ao usar pneu slick no Q2 em Singapura: "Mas foi por pouco"
Guanyu Zhou, 15º: "No geral, fico feliz com a maneira como as coisas caminharam no fim de semana, considerando que é a primeira vez em Singapura. Ainda que sinta que dava para fazer mais na classificação, gostei da experiência. Fiquei muito feliz com o Q1, mas o Q2 me frustrou. Na minha primeira volta rápida, tive de diminuir a velocidade por causa de uma bandeira amarela. Minha volta foi feita na segunda tentativa. Depois, decidimos fazer uma aposta e colocar pneus slicks para tentar entrar no Q3, mas não tinha aderência e não deu para melhorar. Talvez tivéssemos chances com os intermediários. Vamos ver como o clima estará amanhã. Temos um bom carro para condições normais aqui. Conseguimos manter a boa tendência de Monza ainda que seja uma pista completamente diferente. Estou feliz com isso."
Valtteri Bottas, 16º: "Estávamos bem na pista seca, então terminar eliminado no Q1 é decepcionante. As condições estavam complicadas, a pista mudou constantemente, com alguns buracos onde estava seco, mas demos azar com o timing. Fui um dos primeiros a pegar a bandeira amarela e, na segunda volta, meus pneus começaram a degradar. Planejamos fazer todo o Q1 num mesmo jogo de intermediários, então ficou difícil dizer se eu devia parar nos boxes ou não. Quando entendemos, era tarde demais. Não deu para melhorar com o que tínhamos. Largar no 16º lugar será um desafio, especialmente porque essa é a segunda pista mais difícil para ultrapassar, mas nunca se sabe. É Singapura, onde tudo pode acontecer, e eu acredito em milagres."
Daniel Ricciardo, 17º: "É claro que fico decepcionado por ser eliminado no Q1, mas, para ser honesto, é mais frustrante que eu não tenha sentido que tínhamos o mesmo carro que hoje pela manhã. Sei que a pista secou um pouco mais, mas a mudança das condições basicamente nos tornou muito menos competitivos. Foi difícil entender a situação. De manhã, estava confortável com o carro. Mesmo no começo do Q1, sentia melhor qu quando a pista começou a secar. Não conseguimos render quando a pista melhora, isso custou muito e estou decepcionado mais com isso que com a minha posição. Não cometi erros graves, nada assim, é que simplesmente não éramos rápidos o bastante. Veremos amanhã, com estratégia e clima. A partir daí, pensaremos adiante."
Esteban Ocon, 18º: "Definitivamente não foi a sessão que esperávamos. Tive um problema com os freios na última volta, com o carro forçando para a direita e sentindo desconectado. Não estamos onde queremos estar, caindo no Q1, mas amanhã é o que importa, e espero somar pontos. O ritmo está ali e esse é um ponto importante do nosso carro neste fim de semana, então definitivamente quero voltar aos pontos amanhã".
Alexander Albon, 19º: "Foi uma classificação complicada hoje. A pista molhada esfria as coisas, mas esta pista estava muito quente e os pneus também, então foi difícil gerenciar. Fomos muito duros com os pneus e tivemos dificuldades com tudo, assim como downforce, e quando a pista seca com pneus de pista molhada, é difícil não escorregar. Uma classificação frustrante, mas acho que nosso longo stint no TL2 foi razoável, então vamos dar um jeito de achar o ritmo para a corrida de novo. Sinto que estou o mais preparado que posso para amanhã, então, veremos o que podemos fazer".
Nicholas Latifi, 20º: "Estávamos com dificuldades com o ritmo neste fim de semana, tanto no seco quanto no molhado. Chegando neste fim de semana, sabíamos que seria difícil como um time com a pista sendo uma das menos adaptáveis ao nosso pacote. Esperávamos que a chuva fizesse a diferença como fez no passado. Infelizmente, não tivemos as repostas no carro que sabemos que precisamos ter para competir no molhado. Tirando as tabelas, é uma pista animada de pilotar nas duas condições. Vamos ver o que o amanhã trará, e ansioso para capitalizar nas oportunidades".
LECLERC POLE. VERSTAPPEN 8º E ERRO DA RED BULL NA F1 EM SINGAPURA | Briefing
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.