Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Confira declarações dos pilotos após disputa do GP de Mônaco de Fórmula 1 2022

Sergio Pérez venceu pela primeira vez na temporada 2022 em Mônaco, seguido por Carlos Sainz e Max Verstappen em corrida marcada por erro da Ferrari que custou vitória a Charles Leclerc

29 mai 2022 - 18h20
Compartilhar
Exibir comentários
Sergio Pérez venceu pela primeira vez na carreira em Mônaco neste domingo
Sergio Pérez venceu pela primeira vez na carreira em Mônaco neste domingo
Foto: Red Bull Content Pool / Grande Prêmio

FÓRMULA 1 2022 AO VIVO: TUDO SOBRE O GP DE MÔNACO DE F1 | Briefing

Sergio Pérez conquistou sua terceira vitória na F1 — a segunda pela Red Bull — na tarde deste domingo (29), ao cruzar na primeira posição a linha de chegada do GP de Mônaco, tradicional corrida disputada nas ruas de Monte Carlo. E após uma verdadeira confusão na estratégia, a Ferrari — que acabou com a corrida de Charles Leclerc — tem que se dar por satisfeita com Carlos Sainz na segunda colocação. Líder do campeonato, Max Verstappen completou o pódio.

Pole-position na corrida deste domingo, Leclerc sofreu com um erro da Ferrari ao chamá-lo para os boxes no momento errado e despencou para o quarto lugar, enquanto George Russell conseguiu ganhar uma posição em relação à largada e superou Lando Norris — que foi sexto — pela quinta colocação.

Agora, a F1 retorna apenas daqui a duas semanas. A disputa do GP do Azerbaijão, oitava etapa da temporada, está marcada para acontecer entre os dias 10 e 12 de junho, em Baku.

Fernando Alonso fez um grande trabalho ao segurar Lewis Hamilton por grande parte da corrida e terminou com o sétimo lugar, enquanto o heptacampeão não conseguiu superar a Alpine e terminou mesmo em oitavo — mesma posição em que largou. Por fim, completaram a quadra de veteranos Valtteri Bottas, em nono, e Sebastian Vettel com o décimo lugar.

Max Verstappen terminou à frente de Leclerc em Mônaco e aumentou distância na liderança da F1 (Foto: Red Bull Content Pool)

Confira tudo que foi falado pelos pilotos após a disputa do GP de Mônaco 2022:

Sergio Pérez, primeiro: Pérez dedica "sonho realizado" em Mônaco ao México: "Grande dia para meu país"

Carlos Sainz, segundo: Sainz deixa Mônaco frustrado e lamenta "retardatário que custou vitória"

Max Verstappen, terceiro: Verstappen celebra pódio em Mônaco e vantagem na liderança: "Não esperava"

Charles Leclerc, quarto: Leclerc diz que Ferrari cometeu "erros demais" e derrota em Mônaco "machuca muito"

George Russell, quinto: Russell tira "pontos positivos" de Mônaco, mas reclama: TV escondeu briga com Norris

Lando Norris, sexto: Norris festeja volta mais rápida e sai "bem satisfeito" em GP de Mônaco "muito duro"

Fernando Alonso, sétimo: Alonso alfineta e diz que foi "extremamente fácil" segurar Mercedes em Mônaco

Lewis Hamilton, oitavo: Hamilton nega frustração por 'prisão' atrás das Alpine: "É o que se espera em Mônaco"

Valtteri Bottas, nono: "Foi uma corrida muito longa, mas podemos ficar felizes que fizemos nossas oportunidades contarem como equipe. Estava muito fácil cometer erros lá e fico feliz que não cometemos: ganhar posições em Mônaco nunca é fácil, então terminar na zona de pontuação após sair em 12º no grid de largada significa que não foi um dia ruim. Fizemos as estratégias certas, o que foi um desafio já que não era fácil escolher qual pneu usar. Corremos alguns riscos calculados e eles se pagaram."

Sebastian Vettel, décimo: Vettel vê Aston Martin em evolução e agradece por "corrida sem percalços" em Mônaco

Charles Leclerc sofreu com os erros da Ferrari em Mônaco e viu distância aumentar para Verstappen no Mundial de F1 (Foto: Ferrari)

Esteban Ocon, 12º: "Fizemos tudo certo, em geral. Estávamos correndo bem e recebemos a punição de 5s, algo que eu não considero que tenha sido justificável, então fico frustrado com isso, porque arruinou nosso resultado em Mônaco. Mas é assim mesmo. Fomos revisar junto aos comissários, que disseram que, se fosse no ano passado, considerariam um incidente de corrida. Não sei o que mudou nesse ano. Se você quiser ultrapassar em Mônaco, precisa haver algum tipo de contato, porque não há espaço para fazer isso. Lewis [Hamilton] estava mais rápido com pneus diferentes, estávamos numa boa e dura briga por posições. Hoje novamente foi só corrida justa, mas certamente com algum contato. Enfim, decepcionante e frustrante."

Daniel Ricciardo, 13º: "Sabíamos que hoje seria difícil. Obviamente, sendo Mônaco, os resultados são fortemente baseados na classificação, então o sábado realmente moldou o fim de semana. Acho que quando vimos a chuva chegar foi uma grande surpresa, o quão rápido e forte ela veio. Achamos que talvez houvesse alguma oportunidade com isso - mas sim, obviamente todo mundo acabou se encaixando em estratégias semelhantes. De qualquer forma, não fomos rápidos o suficiente neste fim de semana. Portanto, não há muito mais a dizer. Foi legal ter 100% de público de volta. A atmosfera aqui foi divertida. Eu adoraria ter dado um pouco mais de show."

Lance Stroll, 14º: "Sabia que seria difícil marcar pontos largando tão atrás e que seria uma corrida complicada com clima chuvoso, mas temos coisas positivas para tirar. Acertamos ao mudar para os pneus intermediários no começo, porque claramente era a melhor opção. Ultrapassagem é difícil em Mônaco, então passar Tsunoda na Rascasse foi divertido e mostrou que o carro está se tornando mais competitivo, especialmente considerando as curvas de baixa velocidade daqui."

Nicholas Latifi, 15º: "As condições molhadas são sempre complicadas, ainda mais em uma pista de rua como Mônaco. Foi uma corrida muito desafiadora e depois de parar logo no início, nos separamos da parte de trás do pelotão, mas tivemos um bom ritmo com o pneu intermediário para escalá-lo. O último stint com o pneu médio foi bastante complicado, pois não me senti completamente confortável com o equilíbrio [do carro]. No entanto, conseguimos terminar a corrida, o que não é fácil nessas condições. Também conquistamos dois lugares dos carros com os quais estávamos correndo, o que é positivo."

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Sainz terminou com o segundo lugar em Mônaco e segue buscando primeira vitória na F1 (Foto: Ferrari)

Guanyu Zhou, 16º: "Foi um domingo desafiador, mas acho que atingimos o máximo que podíamos. Parte da corrida foi apenas sobre sobreviver, defender forte a posição na chuva — especialmente quando tínhamos que continuar nos pneus de chuva em uma pista que estava secando para fazer nossa estratégia funcionar. Foi uma boa experiência, correr aqui nessas condições, meu único medo foi quando chicoteei brigando com [Yuki] Tsunoda, mas consegui salvar. A 'Experiência Mônaco' como um todo foi dura, mas não cometi erros e estava alcançando o ritmo dos carros no meio do pelotão, então posso ficar satisfeito com isso."

Yuki Tsunoda, 17º: "Foi um dia frustrante. Não tinha um bom ritmo para largar e já era o 16º antes da bandeira vermelha. Preciso sair daqui e analisar o que aconteceu. O ritmo do carro era bom na corrida, apostamos um pouco nos pneus médios para a relargada e, infelizmente, a estratégia não se pagou."

Alexander Albon, 18º: "Foi um dia complicado e um desempenho um pouco 'desengonçado' de minha parte também. As condições significavam que colocar os freios na janela certa [de temperatura] era realmente desafiador, especialmente com toda a variação que uma pista seca traz e as bandeiras vermelhas. O carro esteve bem sempre que tínhamos ar limpo e eu me sentia competitivo em alguns pontos, então há alguns positivos para tirar de hoje."

Mick Schumacher, 19º: "Estou me sentindo bem. É muito irritante. Em termos de ritmo, definitivamente estávamos lá e era apenas uma questão de se manter na pista - infelizmente não consegui fazer isso. O ritmo parecia forte e parecia que éramos capazes de atacar. Infelizmente, abri demais na curva, provavelmente cerca de 10 centímetros no final, e isso é o suficiente para perder toda a aderência que você achava que tinha e o resultado foi o que aconteceu."

Kevin Magnussen, 20º: "Tivemos algum tipo de problema no motor, então fomos forçados a abandonar - não havia nada que pudéssemos fazer, infelizmente. Eu realmente achei que nosso ritmo na corrida foi bom, considerando que estávamos com o pneu de pista molhada em uma linha [de asfalto] seca.  Consegui manter Gasly atrás até nosso problema e estava me aproximando de Bottas. Teria sido realmente animador nos pit-stops para ver o que poderia ter acontecido. É uma pena não ter somado pontos hoje, embora eu ache que tínhamos o carro para fazer isso, sabíamos que poderíamos lutar."

Sergio Pérez dedicou sua primeira vitória em Mônaco na F1 a seu país natal, o México (Foto: Red Bull Content Pool)

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade