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Confira declarações dos pilotos após GP da Hungria de Fórmula 1 2022

Max Verstappen vai para as férias do meio do ano com uma vantagem colossal no Mundial de Pilotos, após a vitória em Hungaroring. Claro, o atual campeão mundial tem muito a agradecer a Ferrari. Veja tudo o que os pilotos falaram após a corrida na Hungria

31 jul 2022 - 16h51
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Pódio em Hungaroring
Pódio em Hungaroring
Foto: Red Bull Content Pool / Grande Prêmio

Charles Leclerc foi muito bem em Hungaroring e parecia que nem mesmo a Ferrari conseguiria atrapalhar o monegasco na corrida deste domingo (31). Mas, cedo ou tarde, a 'ferrarada' sempre vem. A escuderia italiana conseguiu o impossível, errou totalmente a mão na estratégia e lançou pneus duros na F1-75 do piloto para a reta final da prova.

O problema? Com dificuldades evidentes para aquecer os compostos em uma pista fria, Leclerc se viu ultrapassado por Max Verstappen e George Russell. Não só isso, o time de Maranello recalculou a rota, parou seu comandado mais uma vez e tentou corrigir o erro com um pit-stop extra, dessa vez para pneus macios. Resultado? 6ª colocação, somente. Ai, ai, ai…

Red Bull e Mercedes, claro, nada têm a ver com isso. Verstappen e Lewis Hamilton tiveram ótimas pilotagens; o holandês largou em 10º, escalou o pelotão e conquistou uma improvável vitória. Já o heptacampeão mundial partiu da sétima posição, mostrou que a Mercedes de fato vem melhorando corrida a corrida e cruzou a linha de chegada em segundo - conquistando seu quinto pódio consecutivo.

3º, George Russell largou da pole-position, viu Verstappen conseguir com sucesso o 'undercut' e, no fim da corrida, viu também o companheiro de equipe realizar a ultrapassagem - quando o jovem mercedista já tinha desgastado seus pneus. Carlos Sainz, Sergio Pérez, Leclerc, Lando Norris, Fernando Alonso, Esteban Ocon e Sebastian Vettel completaram o top-10.

A Fórmula 1 agora encerra as atividades para as férias de verão. Somente daqui a quatro semanas, entre os dias 26 e 28 de agosto, em Spa-Francorchamps, com o GP da Bélgica.

F1 2022: VERSTAPPEN BRILHA, MERCEDES MOSTRA FORÇA E FERRARI IMPLODE NA HUNGRIA | Briefing

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Confira abaixo tudo o que os pilotos da F1 falaram sobre o GP da Hungria:

Max Verstappen, primeiro: Verstappen exalta estratégia da Red Bull na Hungria: "Fomos muito reativos"

Lewis Hamilton, segundo: Hamilton dedica pódio na Hungria a "esforço" da Mercedes em 2022: "Nunca desistiu"

George Russell, terceiro: Russell se diz "orgulhoso" e exalta "trabalho incrível" da Mercedes na Hungria

Carlos Sainz, quarto: Sainz mostra frustração com resultado da Ferrari na Hungria: "Algo errado com carro e pneus"

Sergio Pérez, quinto: Pérez analisa "boa corrida" da Red Bull e vê evolução no GP da Hungria

Charles Leclerc, sexto: Leclerc fica "sem entender" tática da Ferrari com pneus duros na Hungria: "Perdi corrida aí"

Lando Norris, sétimo: Norris se conforma e diz que 7º lugar "era o que dava para fazer" na Hungria

Fernando Alonso, oitavo: Alonso vibra com pontos, mas admite que Alpine esperava "resultado melhor" na Hungria

Esteban Ocon, nono: "Podemos ficar felizes por marcar pontos com os dois carros hoje, algo que sempre é positivo, mas especialmente para entrar de férias. Não acho que otimizamos nosso potencial durante a corrida e vamos discutir coletivamente o que podemosfazer para melhorar. A estratégia de uma parada foi desafiadora, mas deu para fazer com que valesse pontos. Tive de defender forte dos ataques de Vettel na última volta. No geral, vamos para as férias no quarto lugar do Mundial de Construtores e ficaremos ansiosos para ampliar nossa vantagem [para a McLaren] em algumas semanas."

Sebastian Vettel, décimo: Vettel lamenta VSC no fim do GP da Hungria e quer Aston Martin "mais forte aos sábados"

Lance Stroll, 11º: "Acho que fiz uma corrida forte hoje. No stint final, Sebastian estava com pneus médios e eu estava nos macios - não tinha outro composto médio, e ele poderia fazer esse pneu durar um pouco mais. Infelizmente, o macio era o pneu errado nas circunstâncias, mas essas coisas acontecem nas corridas. Eu me diverti correndo pelo top-10. Quando passei por Daniel (Ricciardo), dei a ele espaço por dentro na curva 2, mas acho que ele estava lutando para ter aderência no pneu duro e foi um pouco fundo demais. Às vezes é assim que acontece. Parece que temos um ritmo melhor aos domingos do que aos sábados, por isso precisamos olhar para isso. Mas há muitos pontos positivos para tirar de hoje."

Pierre Gasly, 12º: "Devo dizer que estou feliz com hoje. Largar do pit-lane nunca é fácil e conseguimos nos recuperar até o 12º lugar. Mudamos algumas coisas no carro para a largada, o que nos deu mais ritmo e permitiu boas ultrapassagens. A coisa mais importante é que usemos as próximas semanas para tirar mais do nosso conjunto e terminar constantemente nos pontos. Sei que a equipe é capaz de atingir. Com os novos carros, que são mais difíceis, precisamos de tempo para tirar o máximo."

Guanyu Zhou, 13º: "As condições não eram uma ameaça exatamente, estavam misturadas, especialmente um pouco mais escorregadio nas últimas voltas [com a chuva], mas, no geral, foi tudo bem. Nosso plano não deu certo, tivemos dificuldades nas primeiras voltas e começamos a perder espaço para outros carros. Como fazer uma parada só não ajudou, tive de parar de novo e fui lá para trás. Foi frustrante, porque comprometeu minhas chances. Fora isso, o ritmo até era bom e merecíamos mais - acho que estávamos de volta ao que tivemos em Silverstone. Já aprendi muito na temporada até agora, algo que foi difícil e legal ao mesmo tempo. e ainda há muito a melhorar. É bom ter uma parada agora para voltar mais forte e forçando a mão por bons resultados."

Mick Shumacher, 14º: "Foi novamente mais difícil do que esperávamos. Esperávamos que o composto duro funcionasse e não funcionou, então, em termos de estratégia, talvez tenhamos apostado no pneu errado. Tivemos uma boa largada, é isso que pretendemos, mas infelizmente não conseguimos manter, então chegamos ao 14º lugar no final. Acho que temos muito o que olhar para trás, analisar e entender, para que em Spa saibamos como funciona o novo pacote, o que precisamos em termos de configuração e o que precisamos para ser rápidos. Espero que este pacote funcione muito bem em Spa e, se for esse o caso, saberemos com certeza."

Daniel Ricciardo, 15º: "Infelizmente, tivemos mais baixos do que altos. A largada foi boa, mas depois caí algumas posições. Senti que estava em um lugar bom, mas me lembro de uma Alpine vindo bem forte na saída da curva 1 e fiquei sem espaço, então tive que abrir, caso contrário, perderia uma asa. Perdi o impulso na segunda e também terminei na parte externa da curva dois. Então, foi um pouco confuso na primeira volta. Então os pneus macios realmente se desfizeram, não tinha nada naquele pneu. Os médios foram um pouco melhores. Consegui fazer uma bela ultrapassagem nas Alpines, o que foi divertido. Consegui segurar um pouco o Stroll com os médios, e então, quando saímos com os duros, simplesmente tínhamos nenhuma aderência. Tentei evitar o contato, mas não consegui e, infelizmente, bati nele, o girei e recebi uma punição e foi isso. O pneu duro não funcionou para nós, eu não consegui fazer funcionar. Estou ansioso pela pausa, é claro, e tentarei voltar com um pouco mais de velocidade na segunda metade do ano."

Kevin Magnussen, 16º: "Nossa corrida foi comprometida por ter de parar por causa da bandeira preta e laranja. Tive um leve contato na largada com uma das McLarens, não pude evitar, e não foi tão ruim, então fiquei surpreso ao ser notificado da bandeira. Mais tarde, não conseguimos realmente usar o pneu duro, por isso foi bom sair disso e fazer algumas voltas com o composto médio. Foi positivo do ponto de vista que pudemos colocar o carro na pista e ter imediatamente o que esperávamos. Vai ser muito trabalhoso tirar o tempo de volta e isso acontecerá nas próximas corridas, é um novo potencial a ser destravado."

Alex Albon, 17º: "A corrida foi ok. Estávamos um pouco fora de sequência com os danos iniciais ao carro e houve muita degradação dos pneus e os pit-stops - o que não facilitou. Foi um fim de semana complicado para nós, mas foi de aprendizado, continuando a entender os pontos fortes e fracos do novo pacote. Olhando para a temporada até agora, pessoalmente estou feliz. Tudo tem corrido bem e melhor do que eu esperava, e vou para as férias de verão muito feliz. Obviamente, não estamos onde queremos estar com relação à posição, mas temos tempo para dar um 'reset' agora e voltaremos mais fortes após o intervalo."

Nicholas Latifi, 18º: "Infelizmente, nossa corrida foi comprometida no início por alguns danos na asa dianteira. Não foi grande, pois os danos nos fizeram retroceder com muito mais degradação dos pneus do que esperávamos. O equilíbrio foi muito complicado com o vento, então temos que encontrar uma maneira de ajustar isso mais tarde na temporada. Não é a melhor maneira de entrar nas férias de verão, mas vamos aproveitar o tempo para recarregar e tentar recuperar em Spa."

Yuki Tsunoda, 19º: "Dia muito difícil, nem parecia corrida. Tive dificuldades com o carro durante toda a prova, porque não tinha aderência. Estava muito difícil ficar na pista e ainda cometi um erro que me fez rodar. Fim de semana complicado para mim, e precisamos nos afastar daqui e avaliar tudo para entender por que as atualizações não se pagaram como imaginamos. Vamos reiniciar tudo nas férias de verão  e voltar mais fortes para a segunda metade da temporada."

Valtteri Bottas, NC: "Foi complicado, assim como na França. Os pneus duros não estavam rápidos como eu imaginava. Tentamos, pensamos que seria o melhor para nós, mas não foi. Queríamos uma estratégia de uma parada e foi difícil sair disso. Ainda tive de parar com problemas técnicos, o que foi uma pena. Simplesmente perdi potência. Ainda não sei detalhes, mas obviamente vamos investigar com a equipe. De qualquer forma, era improvável pontuar. Estou ansioso para aproveitar as férias e recarregar as energias para voltar mais forte para a segunda parte do campeonato."

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