Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Confira declarações dos pilotos após GP de Abu Dhabi de Fórmula 1 2022

Max Verstappen fechou 2022 com a 15ª vitória na temporada. Charles Leclerc confirmou o vice-campeonato de pilotos e Abu Dhabi viu a despedida de Sebastian Vettel da Fórmula 1. Confira tudo o que foi dito em Yas Marina

20 nov 2022 - 18h16
Compartilhar
Exibir comentários
Max Verstappen
Max Verstappen
Foto: Red Bull Content Pool / Grande Prêmio

A temporada 2022 da Fórmula 1 chegou ao fim com a 15ª vitória de Max Verstappen, dessa vez em Abu Dhabi neste domingo (20). O pódio em Yas Marina ficou completo com Charles Leclerc e Sergio Pérez, que definiu o vice-campeonato mundial para o monegasco da Ferrari.

O dia também foi repleto de emoções com a despedida oficial de Sebastian Vettel da categoria. O alemão encerrou seu GP de número 299 na carreira na décima colocação, marcando um pontinho importante para a Aston Martin.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Outras despedidas também marcaram o GP em Yas Marina: Daniel Ricciardo, Nicholas Latifi e Mick Schumacher fizeram sua última prova em 2022 e não voltam para o grid em 2023. Fernando Alonso correu pela última vez com a Alpine e vai assumir o lugar Vettel na Aston Martin. O espanhol será substituído por Pierre Gasly.

O 'zerinho' de Vettel em Abu Dhabi (Vídeo: F1)

Confira o que disseram os vinte pilotos em Abu Dhabi:

Max Verstappen, vencedor: Verstappen celebra "ano incrível" e diz que cuidado com pneus foi crucial em Abu Dhabi

Charles Leclerc, segundo: Leclerc celebra vice-campeonato em Abu Dhabi: "Eu dei 110% desde a volta 1"

Sergio Pérez, terceiro: Pérez lamenta "vice muito próximo", mas fica tranquilo por "dar o máximo sempre"

Carlos Sainz, quarto: Sainz reconhece temporada ruim após 4º em Abu Dhabi: "Não estou satisfeito"

George Russell, quinto: Russell vê falta de ritmo da Mercedes em Abu Dhabi: "Poderia ser memorável"

Charles Leclerc ficou com o vice da F1 em 2022
Charles Leclerc ficou com o vice da F1 em 2022
Foto: AFP / Grande Prêmio

Lando Norris, sexto: "Sexto lugar e a volta mais rápida é a maneira perfeita de terminar uma temporada. Foi uma corrida difícil, por pouco não fui ultrapassado no final, mas nos demos bem. Lutamos sempre um pouco mais com o desgaste de pneus, especialmente em um circuito como este e em comparação com outras equipes, então sabíamos das dificuldades. Tentei abrir uma boa distância sabendo deste problema e terminamos com o sexto e o nono lugar para Daniel [Ricciardo]. Uma boa pontuação dupla para motivar a equipe e terminarmos com bons pontos no campeonato. Estou muito feliz com o trabalho feito."

Esteban Ocon, sétimo: "Gostaria de parabenizar toda a equipe, aqui e nas fábricas de Viry e Enstone, pelo quarto lugar conquistado no Mundial de Construtores. Foi uma temporada longa e intensa, mas foi bom termos alcançado a meta que estabelecemos no início do ano. Do meu lado, foi uma grande prova, muito gratificante. O sétimo lugar é ótimo e, talvez com mais uma volta, poderia chegar em sexto, estava quase alcançando Lando [Norris] no final. Gostei destas duas temporadas com Fernando [Alonso] e desejo a ele tudo de melhor para o próximo ano. Alonso será sempre uma lenda desta equipe e do esporte, já estou ansioso para correr contra ele na próxima temporada. Agora, é hora de uma pausa antes de voltar ao trabalho e se preparar para o próximo ano."

Lance Stroll, oitavo: "Tivemos uma corrida competitiva, com uma boa estratégia para fechar o ano. Estou feliz com o desempenho e o resultado, um grande esforço de todos. Foi uma pena não passar a Alfa Romeo no Mundial de Construtores no final, mas demos tudo o que podíamos e estávamos muito perto de ultrapassá-las hoje. A equipe aqui na pista e em Silverstone fez um trabalho muito bom ao longo do ano para nos ajudar a tirar proveito do carro, sobretudo na segunda metade da temporada. Pudemos lutar por pontos de forma mais regular e esse progresso é uma boa preparação para o próximo ano."

Daniel Ricciardo, nono: Ricciardo fala em "emoção e alívio" após despedida da McLaren em Abu Dhabi

Sebastian Vettel, décimo: Vettel se vê "vazio" após adeus, mas diz: "Há coisas maiores do que correr em círculos"

Daniel Ricciardo correu pela última vez com a Mclaren em 2022 e terminou em nono
Daniel Ricciardo correu pela última vez com a Mclaren em 2022 e terminou em nono
Foto: McLaren / Grande Prêmio

Yuki Tsunoda, 11º: "Dei o meu melhor hoje, tenho de estar satisfeito com isso. Infelizmente, o pneu perdeu rendimento no final e, assim, não pude manter o ritmo e chegar aos pontos. Foi uma temporada difícil para a equipe mas, pelo lado positivo, aprendi muito, especialmente com Pierre [Gasly]. Foi um prazer trabalhar com ele nesses últimos dois anos e quero agradecê-lo por tudo que fez por mim e pelo time."

Guanyu Zhou, 12º: "Tenho muito orgulho deste time, não apenas por hoje, mas pela temporada. Deixamos tudo nesta corrida e, apesar de não pontuarmos, atingimos nosso objetivo de terminar em sexto nos Construtores. Tivemos que sacrificar minha estratégia para suportar as últimas voltas e, nisso, acho que fomos bem. Foi uma luta incrível na pista e acho que também fiz a melhor ultrapassagem no ano. Recebemos o que merecíamos depois de um 2022 bem longo. Achei minha temporada de estreia incrível, começamos e terminamos em alta. É claro que nem sempre foi como esperávamos, tivemos problemas de confiabilidade, mas tenho certeza que vamos consertar tudo durante o inverno e teremos um ano muito melhor em 2023. No geral, gostei muito de tudo, mal posso esperar pelo próximo."

Alexander Albon, 13º: "Gostei da minha prova hoje, com uma largada muito forte, ultrapassando quatro ou cinco carros nas primeiras voltas. Houve momentos em que chegamos a um ponto de desgaste de pneus e perdemos desempenho. Por isso, fomos forçados a parar bem cedo e ficamos aquém no final. Mas acredito que largar em19º e terminar em 13º foi bom, estou muito feliz. Fizemos um esforço enorme nesta temporada para maximizar a performance do carro. Não era o mais fácil de guiar, não é segredo para ninguém, mas tenho orgulho de todos. Conhecemos nossas fraquezas e aproveitamos as oportunidades que vieram, marcamos pontos que nos deixaram em boas condições com um carro melhor em 2023."

Pierre Gasly, 14º: "Não tenho muito o que dizer sobre a prova, tentamos algo diferente, mas não funcionou. Foi minha última corrida com a AlphaTauri e, infelizmente, esta noite não refletiu nosso tempo juntos. Vou lembrar de tudo o que vivi ao longo desta parceria: minha primeira corrida, pódio e vitória na F1. Sei que hoje sou um piloto melhor por causa deles e sou grato por tudo. Quero agradecer imensamente a todos com quem trabalhei, fizeram um trabalho incrível. Tivemos três pódios incríveis e, agora, é hora de celebrar juntos essas memórias inesquecíveis."

Valtteri Bottas, 15º: "Estou muito satisfeito pela equipe, é um resultado importante que significa para todos. Foi uma luta muito intensa pelo sexto lugar no campeonato, mas conseguimos e estou orgulhoso de todos. A única coisa que importava hoje eram os resultados na classificação. A estratégia que escolhemos foi bastante defensiva, para manter a posição e desacelerar nossos rivais. Funcionou, mas foram alguns momentos tensos na última volta, tivemos de esperar a prova acabar para saber se tínhamos conseguido. Tenho orgulho do que fizemos desde os testes de inverno, marcamos bons pontos no início da temporada e isso fez a diferença no fim do ano. E esse espírito vai nos ajudar a seguir com este progresso em 2023."

Pierre Gasly fechou a passagem pela AlphaTauri com um 14º lugar em Abu Dhabi
Pierre Gasly fechou a passagem pela AlphaTauri com um 14º lugar em Abu Dhabi
Foto: AlphaTauri / Grande Prêmio

Mick Schumacher, 16º: "Não tínhamos ritmo hoje, sabíamos que seria difícil manter a posição. Esperávamos uma performance melhor mas, no final, seguramos o oitavo lugar no Campeonato de Construtores, como planejamos. Estou feliz pela equipe, pois significa um orçamento totalmente diferente e tenho certeza de que eles poderão usufruir."

Kevin Magnussen, 17º: "O oitavo lugar foi a coisa mais importante, é claro. Não tivemos chances de fazer muito diferente do que fizemos, porém, seguramos nossa posição no Mundial de Construtores, o que é ótimo para o desenvolvimento do carro no inverno. É um grande passo à frente em relação aos últimos dois anos da Haas. Estou não tivemos grandes chances de fazer muito hoje, mas pelo menos o 8º ficou e isso é bom para o desenvolvimento durante o inverno e apenas um bom passo para avançar em relação aos últimos dois. anos que a Haas teve. É um bom lugar para construir e estou ansioso para o próximo ano."

Lewis Hamilton (abandonou): Hamilton lamenta danos no assoalho em Abu Dhabi, mas se diz "orgulhoso" da Mercedes

Nicholas Latifi (abandonou): "O incidente com Mick [Schumacher] realmente nos decepcionou e, depois, veio uma pane elétrica que nos obrigou a abandonar. Não era assim que imaginava terminar meu último GP, mas estou muito grato por esses três anos com a Williams na Fórmula 1. Estou deixando este esporte com a sensação de que queria fazer mais, mas nem sempre funciona assim no automobilismo. Ao longo do caminho, houve altos e baixos, com laços e amizades que eu vou valorizar para sempre."

Fernando Alonso abandona o GP de Abu Dhabi e encerrou sua passagem pela Alpine (Vídeo: Reprodução/F1 TV)

Fernando Alonso (abandonou): Alonso se diz ansioso por ano na Aston Martin e vê Alpine "para sempre no coração"

Antes de encerrar completamente os trabalhos deste ano, a Fórmula 1 ainda tem o teste de novatos na mesma pista de Abu Dhabi, nesta semana. Depois, só em 2023.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade