Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Confira declarações dos pilotos após GP do Japão de Fórmula 1 2022

Em dia caótico com chuva e trator na pista no GP do Japão, Max Verstappen dominou do início ao fim para garantir bicampeonato da Fórmula 1. Confira tudo que foi falado em Suzuka

9 out 2022 - 09h53
Compartilhar
Exibir comentários
Max Verstappen venceu sem sofrer sustos no Japão e garantiu o bi
Max Verstappen venceu sem sofrer sustos no Japão e garantiu o bi
Foto: Red Bull Content Pool / Grande Prêmio

O GP do Japão chegou a ficar em risco de não acontecer neste domingo (9), devido às fortes chuvas que desabaram sobre o Circuito de Suzuka, mas a Fórmula 1 conseguiu retomar o espetáculo e realizar a 18ª corrida da temporada — ainda que não tenha sido com o número total de voltas. Independentemente disso, quem saiu comemorando foi Max Verstappen, que aproveitou uma punição dada a Charles Leclerc nos últimos metros para comemorar o bicampeonato mundial com quatro corridas de antecedência.

Sergio Pérez completou o 1-2 da Red Bull na segunda colocação, seguido por um Leclerc que precisou se contentar com o terceiro lugar após escapar da pista no fim e ser punido em 5s. Esteban Ocon foi o quarto após segurar Lewis Hamilton por praticamente toda a corrida, enquanto o heptacampeão terminou em quinto.

Sebastian Vettel completou uma excelente jornada com a Aston Martin e foi o sexto colocado, logo à frente de Fernando Alonso — que aproveitou uma troca de pneus tardia da Alpine para deixar George Russell para trás e tomar a sétima colocação. O britânico da Mercedes ficou em oitavo, com Nicholas Latifi somando seus primeiros pontos da temporada em nono e Lando Norris fechando o top-10.

Agora, a Fórmula 1 retoma suas atividades com a segunda corrida da temporada nos Estados Unidos. Após passar por Miami na primeira metade do ano, a categoria retorna a Austin, no Texas, entre os dias 21 e 23 de outubro.

Max Verstappen é o grande campeão da Fórmula 1 pelo segundo ano consecutivo
Max Verstappen é o grande campeão da Fórmula 1 pelo segundo ano consecutivo
Foto: Red Bull Content Pool / Grande Prêmio

Confira todas as declarações dos pilotos após o GP do Japão de 2022:

Max Verstappen, primeiro: Verstappen celebra bicampeonato da F1 após confusão no Japão: "Ano incrível"

Sergio Pérez, segundo: Pérez vê punição justa a Leclerc e destaca título na casa da Honda: "Grande resultado"

Charles Leclerc, terceiro: Leclerc parabeniza Verstappen e reclama de desgaste nos pneus: "Foi ladeira abaixo"

Esteban Ocon, quarto: Ocon elogia batalha com Hamilton e critica FIA por trator no Japão: "Já perdemos amigos"

Lewis Hamilton, quinto: Hamilton parabeniza Verstappen e aprova "sprint race" em Suzuka: "Muito divertida"

Sebastian Vettel, sexto: Vettel vê despedida "dos sonhos" em Suzuka e festeja 6º lugar: "Mega resultado"

Fernando Alonso, sétimo: Alonso vê "corrida divertida" em Suzuka e valoriza bi de Verstappen: "Muito merecido"

George Russell, oitavo: Russell lamenta performance da Mercedes em Suzuka: "Carro melhor do que resultado"

Nicholas Latifi, nono: Latifi destaca estratégia da Williams após primeiros pontos de 2022: "Feliz por persistir"

Lando Norris, décimo: "Primeiramente, fico feliz que tenhamos conseguido correr hoje. Os fãs japoneses foram incríveis ao longo de todo o fim de semana, esperaram na chuva por muito tempo, então que bom que conseguimos correr. É claro que, como pilotos, nós sempre queremos correr. A corrida em si foi complicada. Eu perdi muitas posições na primeira largada, o que foi um azar, mas então recuperei com o pit-stop, e foi bom terminar com um ponto. Por fim, parabéns ao Max por vencer o segundo título mundial."

Sergio Pérez pressionou Charles Leclerc até o fim e acabou premiado com o segundo lugar no Japão
Sergio Pérez pressionou Charles Leclerc até o fim e acabou premiado com o segundo lugar no Japão
Foto: AFP / Grande Prêmio

Daniel Ricciardo, 11º: "Fico feliz que tenhamos conseguido correr hoje. Estava parecendo improvável, então como piloto, é bom ter essa oportunidade e se divertir. Eu aproveitei, mais ainda pelos fãs, especialmente os que estão sentados lá fora na chuva. O resultado final foi sobre o momento em que os intermediários eram colocados, o que foi complicado. Não é como em uma situação normal, quando os pneus estão prontos e você só precisa entrar. Precisávamos considerar outras coisas. Acho que os carros que pararam, como Vettel, certamente capitalizaram, então foi ali que perdemos hoje. Não acho que nosso ritmo tenha sido ruim, era sobre gerenciar os pneus. Temos algumas coisas para melhorar, mas no fim estou feliz que tenhamos conseguido correr para os fãs hoje. Parabéns ao Max por vencer um merecido bicampeonato mundial."

Lance Stroll, 12º: "Antes de largarmos, notei uma faixa de asfalto mais seca e decidi começar por ela. Funcionou muito bem — foi uma primeira volta muito divertida. Não havia muita aderência nas primeiras voltas e pouca visibilidade; foi uma decisão difícil para o controle de corrida, mas ficou claro que a corrida tinha que ser interrompida quando Carlos [Sainz] bateu. Não acho que a visibilidade estava muito melhor quando recomeçamos, mas melhorou no final. No geral, foi uma corrida agitada, os fãs foram incríveis com o clima, e agora olhamos para Austin e Cidade do México."

Yuki Tsunoda, 13º: "Foi uma tarde difícil. Obviamente, eu queria terminar nos pontos, então é uma pena não ter conseguido hoje. Acho que fiz o melhor que pude e extraí o máximo do carro, mas o ritmo não estava lá. Todo o fim de semana aqui foi emocionante, eu realmente gostei da minha primeira experiência de pilotar um carro de F1 na minha pista de casa e quero dizer um grande obrigado a todos os fãs que vieram apoiar tanto a mim quanto a equipe, especialmente nestas condições chuvosas hoje. Além disso, parabéns ao Max por vencer o bicampeonato - é ótimo que os fãs japoneses tenham testemunhado isso aqui hoje!"

Kevin Magnussen, 14º: "Não há muito a dizer. Foi outro dia com o clima desse jeito, o que sempre cria uma oportunidade, então é claro que foi decepcionante sair sem nada."

Valtteri Bottas, 15º: "As condições estavam muito difíceis hoje, em particular no início da corrida. As primeiras voltas foram bastante arriscadas, principalmente porque a visibilidade não era boa da minha posição, era um pouco superficial. Parecia ter um bom ritmo, especialmente porque a pista secou um pouco, mas infelizmente foi difícil ultrapassar hoje: acho que a maioria dos pilotos lutou com isso, o que foi uma pena, pois acabei preso atrás de Magnussen por praticamente toda a corrida. Ainda podemos encontrar alguns pontos positivos deste fim de semana: estávamos super perto de entrar no Q3 ontem, então isso é bom. É uma pequena melhoria, e devemos apontar para isso nas corridas finais da temporada. Espero que possamos aproveitar isso e ter uma boa classificação em Austin em algumas semanas, onde também traremos algumas atualizações adicionais no carro."

Carlos Sainz foi direto na barreira de proteção e destruiu a traseira da Ferrari na primeira volta do GP do Japão
Carlos Sainz foi direto na barreira de proteção e destruiu a traseira da Ferrari na primeira volta do GP do Japão
Foto: Reprodução/F1 / Grande Prêmio

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Guanyu Zhou, 16º: "Tenho pontos positivos para tirar do fim de semana, embora não tenhamos marcado pontos. Foi bom ver que ainda podemos estar perto e ter um bom ritmo; além disso, sendo minha primeira vez em Suzuka, aprendi muito no fim de semana. No geral, foi um domingo típico - com mudanças climáticas e visibilidade muito baixa. Na largada, sofri um giro no hairpin, o que significa que tive que voltar pelo pelotão do fundo. No reinício, havia apenas dois caminhos a seguir: ou você parava na primeira volta para colocar pneus intermediários, ou tentava esperar por mais chuva. Eu estava bem atrás e havia muito spray vindo dos carros da frente, então senti que a melhor opção era ficar na chuva. Fizemos isso e, quando vimos que os pneus intermediários eram claramente mais rápidos, eu sabia que a aposta estava perdida: ainda assim, tentamos e consegui ter minha primeira volta mais rápida. Podemos estar tranquilamente confiantes para o futuro: as atualizações que introduzimos neste fim de semana parecem positivas, mas ainda precisamos de mais tempo para entendê-las adequadamente."

Mick Schumacher, 17º: "Nosso carro era muito forte, sobretudo com pneus intermediários, mas infelizmente só fomos usar estes pneus tarde demais. O fato que estávamos em terceiro em dado momento, e até que lideramos nossos primeiros metros, é positivo. Era possível pontuar e não conseguimos hoje, mas a velocidade definitivamente estava lá."

Alexander Albon, NC: Albon diz que não entende motivo de largada na chuva do Japão: "Só víamos 10 metros"

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade