Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Confira declarações dos pilotos após sexta-feira do GP da Bélgica na F1 2022

Carlos Sainz liderou o primeiro treino livre da Bélgica, antes de Max Verstappen reinar no TL2 com o melhor tempo do fim de semana. Confira tudo que foi falado pelos pilotos em Spa

26 ago 2022 - 18h33
Compartilhar
Exibir comentários
Max Verstappen foi o mais rápido da sexta-feira
Max Verstappen foi o mais rápido da sexta-feira
Foto: Red Bull Content Pool / Grande Prêmio

F1 2022 AO VIVO: VERSTAPPEN SOBRA CONTRA FERRARI E LIDERA TREINOS LIVRES NA BÉLGICA | Briefing

O primeiro dia de atividades da Fórmula 1 na Bélgica chegou ao fim com a realização do segundo treino livre, nesta sexta-feira (26), que teve Max Verstappen na liderança com o melhor tempo do dia: 1min45s507. Charles Leclerc apareceu logo atrás do líder do campeonato, com Lando Norris na terceira colocação — mais cedo, Carlos Sainz foi o responsável por terminar na ponta ao final da primeira sessão.

Um surpreendente Lance Stroll garantiu a quarta colocação do TL2 à Aston Martin, com Carlos Sainz logo atrás e Lewis Hamilton em sexto. Fernando Alonso separou as duas Mercedes e ficou com o sétimo lugar, enquanto George Russell foi o oitavo. Atrás do britânico, Daniel Ricciardo — nomes mais comentado do paddock após a confirmação de sua saída da McLaren — e Sergio Pérez completaram o top-10.

O primeiro treino livre da F1 na Bélgica ainda contou com uma novidade: Liam Lawson, oitavo colocado na F2 com a Carlin, ocupou o lugar de Pierre Gasly e disputou a sessão inicial do fim de semana pela AlphaTauri.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Bélgica de Fórmula 1. No sábado, o terceiro treino livre está marcado para as 8h (de Brasília, GMT-3). Mais tarde, a classificação começa às 11h.

Max Verstappen liderou o TL2 na Bélgica (Foto: Red Bull Content Pool)

Confira todas as declarações dos pilotos após os dois primeiros treinos do GP da Bélgica:

Max Verstappen, primeiro: Verstappen fala em "dia positivo" após liderar TL2 na Bélgica: "Temos bom acerto"

Charles Leclerc, segundo: Leclerc vê Ferrari focada em ritmo de corrida em Spa: "Precisamos escalar o pelotão"

Lando Norris, terceiro: Norris vê "primeiro dia razoável" na Bélgica e põe foco na corrida por punição de motor

Lance Stroll, quarto: "Me senti bem na pista hoje, e os tempos de volta também pareceram bons. Nós tentamos usar todos os tipos de pneus, e a performance pareceu decente em todos eles. Nós não sabemos o que o clima vai trazer amanhã, então é realmente complicado descobrir aonde estaremos quando a classificação chegar. Mas estou esperançoso de que iremos estar na briga por alguns bons pontos nesse fim de semana."

Carlos Sainz, quinto: Sainz elogia equilíbrio da Ferrari na Bélgica e "bom ritmo" em stints longos

Lewis Hamilton, sexto: Hamilton vê Mercedes "muito longe" de rivais na Bélgica, mas espera melhora na classificação

Fernando Alonso, sétimo: Alonso aponta dificuldade para entender atualizações, mas diz: "Gostei de guiar"

George Russell, oitavo: Russell vê diferença "extravagante" para rivais na Bélgica: "Difícil aquecer pneus"

Daniel Ricciardo, nono: Ricciardo vê McLaren "tentando otimizar" acerto do carro na Bélgica: "Podemos melhorar"

Sergio Pérez, décimo: Pérez cita falha na asa traseira e tempo ruim por sexta-feira tímida na Bélgica

Carlos Sainz foi o líder do TL1 em Spa (Foto: Ferrari)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Alexander Albon, 11º: "As novas mudanças da pista e o asfalto estão nos ajudando, dando um pouco mais de aderência. Acho que estamos em uma boa posição. Na questão do equilíbrio, estamos mais ou menos lá. Ainda há algum trabalho a se fazer para amanhã, mas para uma sexta-feira, foi muito bom."

Guanyu Zhou, 12º: "Foi bom retornar ao cockpit depois da pausa de verão. O carro pareceu bem nessa pista, quem tem pouco downforce. Tudo estava funcionando bem hoje e eu me senti muito bem no carro: como sempre, no entanto, existem algumas coisas que precisam ser ajeitadas antes da sessão de amanhã, mas me sinto confiante até aqui. Tentamos configurações diferentes entre o TL1 e o TL2, já que o dia era sobre encontrar as melhores chances para o carro, tê-lo no melhor ponto possível para a classificação de amanhã e a corrida de domingo. Tudo pareceu ir bem hoje, então espero que esse final de semana seja um passo à frente em relação às últimas corridas, para voltarmos à nossa forma."

Yuki Tsunoda, 13º: "Foi um dia positivo. Por mais que não tenhamos tido as condições [climáticas] ideais, ainda conseguimos uma série de dados úteis. Hoje tivemos um clima típico de Spa, com chuva apenas em uma seção da pista, tornando as coisas difíceis. Mas eu adoro esse circuito e realmente aproveitei o dia. Depois das férias de verão, foi ótimo poder voltar ao carro, me divertir e retomar o ritmo. No TL2, demos um bom passo à frente, mas ainda não é o suficiente. Sabemos que podemos trabalhar em algumas áreas específicas para melhorar ainda mais antes da classificação e da corrida."

Pierre Gasly, 14º: "Foi ótimo poder voltar a pilotar depois da pausa de verão. Liam [Lawson] ocupou meu assento durante a primeira sessão, e eu tentei dar alguns conselhos a ele antes de ir à pista, para ajudá-lo o máximo possível. Para um piloto novato, pode entrar num carro de F1 em uma sessão real é uma grande experiência e acho que ele realmente aproveitou. Sobre a minha sessão, não foi fácil depois de perder a primeira, mas acho que ainda conseguimos coletar bons dados. Temos muito trabalho a fazer, eu gostaria de fazer alguns ajustes no equilíbrio tendo em vista amanhã. Hoje à noite, vamos analisar tudo e procurar pelas melhores soluções. Num todo, entretanto, eu estou satisfeito com a forma que o dia foi. Na corrida, vários pilotos vão começar do fundo do grid por causa de punições, então precisamos tentar tirar o máximo dessas oportunidades, mirar em estar o máximo à frente possível no grid de largada."

Sebastian Vettel faz sua última passagem por Spa em sua carreira na F1 (Foto: Aston Martin)

Sebastian Vettel, 15º: Vettel admite "dificuldades" com Aston Martin na Bélgica: "Não estava confortável"

Esteban Ocon, 16º: "Para nós, hoje não foi o melhor dia de todos. Obviamente, tomaremos a punição neste fim de semana, então vamos largar do fundo do grid. Também tivemos um problema no eixo de transmissão no TL1, então só pude fazer uma volta. No TL2, a sessão foi um pouco estranha por conta do clima. No stint longo, a pista ficou molhada, então não pudemos andar tanto o quanto gostaríamos. O ritmo do carro está lá, é digno de top-10 — e este será o objetivo para a corrida. Tarefa difícil, mas vamos em busca dela."

Kevin Magnussen, 17º: "Tivemos um problema e precisamos parar, mas mudamos tudo para o TL2 e não tivemos mais complicações. Eu consegui algumas tentativas no TL1, então não perdi tanto, e depois começou a chover no TL2 — então, estou bem. O segundo treino livre foi bem, com pouco combustível, mas não consegui fazer nenhuma jornada com o tanque cheio porque começou a chover o suficiente para tornar isso irrelevante. Então, ainda temos alguns pontos de interrogação sobre o desempenho com o tanque cheio. O carro pareceu bem nas simulações de classificação, e apenas precisamos encontrar um pouco mais de ritmo e trabalhar nisso hoje à noite."

Valtteri Bottas, 18º: "Fiquei satisfeito com o equilíbrio do carro, ainda que nós obviamente tenhamos perdido uma sessão — tivemos que correr atrás pelo resto do dia. A principal limitação hoje foi com os níveis de aderência, especialmente quando eu troquei para os pneus duros, que são uma grande mudança em relação aos macios. Não há nada a se preocupar, eu espero compreender isso totalmente amanhã, com mais algumas voltas. Tivemos um vazamento hidráulico na primeira sessão e a chuva comprometeu as tentativas no fim do TL2, então espero que tenhamos um pouco mais de tempo de pista na última sessão de treino livre. Precisamos de um dia limpo para terminarmos o que não conseguimos fazer hoje."

Liam Lawson foi a grande novidade do dia na Bélgica (Foto: AlphaTauri)

Nicholas Latifi, 19º: "Num todo, é bom estar de volta ao volante após a pausa de verão. Tivemos um bom início no TL1, mas o TL2 foi um pouco diferente, com algumas condições climáticas confusas. Então, talvez não tenha sido o dia mais produtivo para todos. Vamos ver se conseguimos fazer alguns ajustes para continuar crescendo no TL3."

Mick Schumacher, 20º: "Tivemos condições [climáticas] diferentes na pista, então com a atualização foi difícil sentir uma grande diferença. E ainda estamos em uma pista muito diferente em relação à Budapeste, mas me senti bem. Nós obviamente focamos em coisas diferentes em comparação ao Kevin [Magnussen], mas ainda aprendemos bastante na pista e aproveitei minha pilotagem em todos os minutos lá fora. Então, estou ansioso para amanhã."

Liam Lawson, 19º no TL1: "Eu realmente aproveitei pilotar nessa pista icônica, foi uma experiência maluca. O carro estava fantástico, o limite é muito acima do que eu estava preparado, e levei um tempo para me acostumar. No entanto, acho que melhorei constantemente meu ritmo com os pneus duros e no fim, estava pronto para forçar com os macios — uma pena que não tive a oportunidade de tentar. Eu realmente quero agradecer à AlphaTauri e à Red Bull por me darem essa oportunidade. Foi bom poder passar o fim de semana com a equipe, é um passo maluco comparado à F2. Aqui, você trabalha com muito mais pessoas do que estou acostumado, mas ter essa oportunidade é realmente ótimo para nós, jovens pilotos. Porque nos permite entender como se sentir em um time de F1 e aprender muitas coisas. Eu aproveitei cada segundo hoje, e estou extremamente grato por essa possibilidade."

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade