Confira declarações dos pilotos após sexta-feira do GP da Holanda na F1 2022
Mercedes e Ferrari começaram bem o GP da Holanda, com uma liderança cada nos treinos livres, enquanto a Red Bull deixou a desejar e não conseguiu resultados relevantes. Confira tudo que foi falado nesta sexta-feira em Zandvoort
OS SEGUNDÕES DA F1 2022: DÁ PRA CONFIAR EM SAINZ E PÉREZ? | PADDOCKAST #163
O primeiro dia de atividades do GP da Holanda, nesta sexta-feira (2), reservou líderes distintos nos dois treinos livres e uma Red Bull totalmente atípica, sem o ritmo necessário para brigar com os rivais na ponta. Assim, George Russell terminou na ponta do TL1, enquanto Charles Leclerc foi o mais rápido e levou a Ferrari de volta à liderança no TL2.
Em relação à última sessão do dia, Lewis Hamilton ainda completou o top-3, em um dia em que a Mercedes demonstrou um salto de ritmo em relação à Spa. Lando Norris foi o quarto, com Russell em quinto e um surpreendente Lance Stroll em sexto com a Aston Martin. Por fim, Fernando Alonso, Verstappen, Esteban Ocon e Daniel Ricciardo — oficialmente substituído por Oscar Piastri — fechando o top-10.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Holanda de Fórmula 1. No sábado, o TL3 está marcado para as 7h (de Brasília, GMT-3). A classificação começa às 10h
George Russell começou bem o dia e liderou o TL1 da Holanda (Foto: AFP)
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Confira tudo que foi falado pelos pilotos após os dois primeiros treinos livres do GP da Holanda:
Charles Leclerc, primeiro: Leclerc admite surpresa com equilíbrio na Holanda e pede "passo à frente" da Ferrari
Carlos Sainz, segundo: Sainz vê rivais perto e torce para Ferrari "achar desempenho" para classificação na Holanda
Lewis Hamilton, terceiro: Hamilton comemora e vê Mercedes "não tão longe" das rivais em Zandvoort
Lando Norris, quarto: "Um dia razoável. Acho que com o tipo diferente pista, estivemos um pouco mais de volta ao ritmo em que geralmente estávamos — mais próximos da frente, atrás no pelotão do meio. Existem alguns pontos positivos: o carro está razoavamente fácil de pilotar tanto com pouco ou com muito combustível. Acho que estamos em uma posição boa. Ainda é apertado, tanto à nossa frente como atrás, mas se pudermos extrair um pouco mais do carro ao longo da noite para a classificação de amanhã, então podemos ter uma boa chance de marcar bons pontos no domingo."
George Russell, quinto: Russell diz que ficaria "chocado" com Mercedes na briga por pole na Holanda: "Situação única"
Lance Stroll, sexto: "Tivemos um dia bem forte hoje, realmente gosto daqui. É bem diferente de Spa, que é muito mais rápida e também estivemos fortes lá, ou seja, bom sinal. Claro que devemos aguardar o que vai rolar no clima, mas precisamos arrastar a boa fase para a classificação de amanhã. Se mantivermos nosso bom progresso, vamos brigar bem por pontos de novo na corrida."
Fernando Alonso, sétimo: "Foi bom, especialmente depois de Spa. Zandvoort é completamente diferente, parece uma montanha-russa com as curvas inclinadas, então foi uma sexta-feira divertida. Tivemos muitos fãs hoje, então espero um fim de semana mágico. [A mudança de DRS] foi boa, vamos ver o que decidimos hoje na reunião dos pilotos, mas acho que vai continuar para o fim de semana. O ritmo está bom, acho que ainda precisamos melhorar em jornadas longas, então tenho algumas ideias para amanhã. A classificação vai ser o mais importante, então espero que a gente consiga uma boa volta amanhã."
Max Verstappen, oitavo: Verstappen reclama de equilíbrio do RB18 na Holanda e promete "ser mais competitivo"
Esteban Ocon, nono: "Acho que foi um bom começo para o fim de semana. Nós podemos ficar felizes por estarmos dentro do top-10 hoje, não era o nosso objetivo. Estávamos mais focados em estudar a pista em comparação ao ano passado, sobre os pneus e como tudo estava se sentindo, então foi um dia interessante. A surpresa foi ver a McLaren tão rápida, é algo meio que novo, porque sabíamos que ele seriam muito mais rápidos do que em Spa — e realmente são. Vai ser uma briga interessante amanhã, buscaremos ter mais performance e vamos ver aonde terminamos."
Daniel Ricciardo, décimo: "Foi bom voltar à pista, é um bom momento, com certeza. Foi divertido. Infelizmente, perdemos um pouco de tempo na pista por causa de um vazamento de óleo no TL2, mas olhando para o ritmo de Lando [Norris], foi promissor. Fizemos algumas mudnaças para o TL2 e elas parecem ter funcionado, então vamos ter confiança em ir nessa direção pela noite. É o caso de apenas conseguir fazer uma boa volta, o que estou confiante para amanhã. No fim, acho que foi um bom dia para a equipe e vamos passar tudo a limpo hoje à noite."
Max Verstappen esteve longe do ritmo de Spa no primeiro dia do GP da Holanda (Foto: Red Bull Content Pool)
Yuki Tsunoda, 11º: "Acho que foi um bom dia, ao menos até o stint final do TL2. Durante minha jornada longa eu senti falta de aderência, e infelizmente fui a vítima de uma rajada de vento que me fez perder o controle do carro, e acabei na brita. Num geral, não me senti confortável com o carro hoje, mas coletamos muitos dados úteis nas duas sessões. Então, hoje à noite vamos ver como afinar os acertos para amanhã."
Mick Schumacher, 13º: "Diria que foi um dia limpo. O carro esteve pronto desde o início, o que é ótimo em relação ao que vimos em Spa. Também estamos mais competitivos do que lá. Adoro aqui, é uma pista old-school, você realmente sofre para guiar o carro, não é ele que te leva no automático. É divertido de guiar aqui, ainda que na corrida seja difícil ultrapassar. Mas vai ser menos que ano passado."
Sebastian Vettel, 14º: "Tivemos um dia complicado. O TL1 foi lotado de tráfego, em nenhum momento me senti realmente dominando o carro, isso serve também para o TL2. Olhando para a tabela de tempos, tivemos de novo bom ritmo em stint longo, mas seguimos precisando evoluir em volta rápida. Não estou muito feliz com o resultado de hoje, ainda temos mais ritmo a tirar do carro, mas espero que possamos atingir isso para o TL3."
Guanyu Zhou, 15º: "É claro, hoje representou uma boa mudança em relação à última vez que corri aqui. O desenho da pista naquele momento, para iniciantes, era o antigo — enquanto agora há bastante aterragem e é diferente de se pilotar em um carro de F1. Em termos de aprendizado da pista, acho que hoje foi um dia bem tranquilo: não tivemos problemas, e enquanto ainda não encontramos o melhor equilíbrio para o carro, vamos garantir que vamos encontrar amanhã. Zandvoort é uma pista com muita força aerodinâmica, e é sempre bem suja por causa da brita e por estar próxima à praia. Vai ser muito apertado novamente no meio do pelotão, mas ainda estamos lá. Apenas precisamos encontrar alguns décimos antes da classificação e estaremos prontos."
Lance Stroll conseguiu um surpreendente sexto melhor tempo no TL2 da Holanda (Foto: Aston Martin)
Pierre Gasly, 16º: "Não foi um grande dia para mim, nas duas sessões não tive um bom sentimento com o carro. Também tivemos de fazer mudanças antes do TL2, e por isso perdemos algum tempo. Até aqui, tem sido bem desafiador e agora temos muito trabalho a fazer para amanhã. Mas estou certo de que iremos encontrar soluções e estaremos mais confiantes em relação à classificação."
Alexander Albon, 17º: "Por mais que hoje não tenha sido ótimo, foi 'ok' na pista — exceto pela forte ventania em um circuito de muita aerodinâmica. Os carros que são mais rápidos são os opostos ao outro fim de semana, então é realmente diferente em termos de exigência para nós. A pista não está nos beneficiando hoje, então não é fácil. No entanto, acho que sabemos onde precisamos melhorar, então é tudo sobre tentar fazer tudo para amanhã ciente de quão importante é a classificação. Espero que possamos fazer algumas mudanças, que irão melhorar nosso ritmo ao longo do fim de semana. Esse é o objetivo."
Valtteri Bottas, 18º: "Conseguimos algumas tentativas limpas, o que é sempre positivo, mas foi um dia complicado. Estava ventando bastante, e isso pode ter contribuído para tornar o equlíbrio do carro um pouco inconsistente. Qualquer que seja a causa, temos que entender como melhorar hoje à noite para encontrar um pouco mais antes da classificação. A posição no grid será importante nessa pista apertada, e acho que a configuração de todos será focada na performance de uma volta lançada. No fim, os desafios são os mesmos para todo mundo, então vamos ver como vai ser amanhã."
Kevin Magnussen, 19º: "Foi ótimo. É uma pista bem legal, desafiadora e é legal estar em lugares assim como Zandvoort, que te deixam animado. Ansioso por amanhã, quero dar mais voltas antes da classificação, mas hoje vou dormir satisfeito."
Nicholas Latifi, 20º: "Hoje foi um dia realmente duro para a equipe, e especialmente para mim. Obviamente, o TL1 é difícil de julgar, já que a pista está completamente diferente de como vai estar no resto do fim de semana. Há muita ventania, e algumas curvas são mais afetadas do que outras. No fim, eu sofri com muitas coisas diferentes e preciso trabalhar em encontrar o ritmo certo com a pilotagem e o equilíbrio do carro. Essa é uma pista que exige muito comprometimento, e você precisa sentir tudo. Então, tenho muito dever de casa para fazer hoje à noite para tornar o carro mais confiável para o resto do fim de semana."
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.