Confira declarações dos pilotos após sexta-feira do GP de Abu Dhabi de F1 2022
Em dia marcado por oito pilotos reservas ocupando carros no TL1, Max Verstappen foi o mais rápido do dia em Yas Marina. Veja tudo o que foi falado pelos pilotos
A sexta-feira de treinos livres em Abu Dhabi foi movimentada. A primeira sessão do dia ficou marcada por ter oito pilotos substituindo os titulares para cumprir a obrigação da Fórmula 1 em alocar jovens nomes em ao menos duas atividades ao longo da temporada. Os brasileiros Felipe Drugovich, pela Aston Martin, e Pietro Fittipaldi, pela Haas, foram participantes.
No segundo treino livre, quem ficou com o tempo mais rápido foi o bicampeão mundial Max Verstappen, da Red Bull, em sua primeira visita ao circuito de Yas Marina após a controversa conquista de 2021. George Russell, vencedor em Interlagos, foi o segundo colocado, enquanto Charles Leclerc, da Ferrari, ficou em terceiro.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO E EM TEMPO REAL todas as atividades do fim de semana do GP de Abu Dhabi de Fórmula 1. No sábado, o TL3 está marcado para as 7h30 [de Brasília, GMT-3], enquanto a classificação começa às 11h.
Confira as declarações desta sexta-feira:
Max Verstappen, líder: Verstappen destaca "grande ritmo" de Red Bull "sem problemas reais" em Abu Dhabi
George Russell, segundo: Russell vê Red Bull "com vantagem de 0s2" sobre Mercedes em Abu Dhabi, mas mira top-3
Charles Leclerc, terceiro: Leclerc aponta "dificuldades esperadas" com ritmo de corrida da Ferrari em Abu Dhabi
Lewis Hamilton, quarto: Hamilton diz que mudança "desregulou equilíbrio" da Mercedes em Abu Dhabi
Sergio Pérez, quinto: Pérez cita emoções e se arrepende de desentendimento com Verstappen em SP
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Carlos Sainz, sexto: Sainz vê "muita margem" para Ferrari melhorar em Abu Dhabi antes da classificação
Esteban Ocon, sétimo: "É sempre um prazer pilotar em Abu Dhabi e esta última sexta-feira da temporada, para nós, foi bastante sólida. Houve uma melhora significativa do TL1 para o TL2, tivemos uma boa compreensão dos pneus médios e macios em ambas as sessões. Foi um dia positivo no geral, mas precisamos estar no nosso melhor amanhã para conquisar uma boa posição no grid. Não é a pista mais fácil do calendário para ultrapassagens, então, precisamos trabalhar duro esta noite para garantir um bom resultado".
Fernando Alonso, oitavo: Alonso elogia carro em Abu Dhabi e fala em "desfrutar cada momento" com Alpine
Daniel Ricciardo, nono: "Foi bem legal. A nossa sessão foi um pouco mais limitada devido a um vazamento de óleo no carro, mas, ainda assim, fomos bastante competitivos. Claro que precisamos encontrar mais algumas coisas para amanhã, mas estamos bem".
Valtteri Bottas, décimo: "Tivemos um bom início, tudo correu sem problemas e pudemos fazer o que planejávamos para hoje. O carro está bem equilibrado desde o início e, assim, não fizemos grandes ajustes. No TL2, especialmente, as condições estavam mais próximas do que veremos na classificação de amanhã. Terminei ambas as sessões entre os dez primeiros, o que é definitivamente um começo promissor. Nas últimas duas corridas, onde fomos bastante fortes, é um bom sinal e espero que possamos manter esse ritmo".
Lando Norris, 11º: "Foi um dia OK, afinal, troquei com Pato [O'Ward] no TL1. Tentei apenas recuperar o tempo perdido e ainda estou um pouco atrás, mas foi um começo decente de fim de semana. Agora, é fazer alguns ajustes durante a noite e tentar ir mais à frente amanhã".
Sebastian Vettel, 12º: Vettel vê "sexta como muitas outras" em Abu Dhabi, mas admite: "Estranho ser a última"
Guanyu Zhou, 13ª: "Estou bastante satisfeito com o dia. Este TL2 foi a minha primeira vez na pista com o C42 e, logo de cara, o carro se comportou muito bem e não demorei mais do que algumas voltas para encontrar o ritmo na pista, tanto nos stints curtos como nos mais longos, para que pudéssemos identificar alguns pontos importantes de ajuste antes da classificação. Estou confiante em nosso ritmo de classificação e não vejo razão para não termos o melhor proveito do carro e, assim, classificar em uma boa posição no grid. As atualizações feitas seguem melhorando o carro, então, sigo ansioso para o treino de sábado".
Lance Stroll, 14º: Demos algumas boas voltas neste TL2, depois da participação de Felipe [Drugovich] na primeira sessão, foi um trabalho muito bom da parte dele. Temos algumas ideias do que fazer durante a noite com base nos dados coletados por aqui. Parece que teremos dificuldades contra nossos concorrentes novamente em Abu Dhabi, assim como durante toda a temporada. Mas, para vencê-los, temos de dar tudo o que pudermos no restante deste fim de semana.
Yuki Tsunoda, 15º: "Lutei muito para encontrar o melhor equilíbrio do carro no TL1. Foi uma sessão um tanto incomum, com muitos pilotos jovens na pista. Embora a 13ª posição não pareça tão boa no papel, foi bom em relação ao que estaríamos em uma sessão normal. No TL2, acredito que estive mais confortável, o equilíbrio era melhor, mas perdíamos em desempenho. Temos muito trabalho esta noite para marcar pontos neste fim de semana, mas ainda temos outra sessão de treinos pela frente. Vamos tentar ajustar as coisas antes da classificação, e então, encontrar nosso ritmo de corrida e sermos mais fortes".
Alexander Albon, 16º: "Sinto que nosso carro é competitivo neste final de semana, em comparação com as provas anteriores. Ele responde bem a esse tipo de temperatura da pista, e passa a impressão de um desempenho melhor com ela anoitecendo. No geral, foi uma sexta-feira bastante decente".
Mick Schumacher, 17º: "Como não participei do TL1, apenas do TL2, foi bem interessante conhecer este carro na pista. Acredito que fomos um pouco mais lento do que esperávamos, mas agora, temos algum tempo para analisar o que precisa ser alterado para a classificação e sermos mais competitivos. Espero avançar ao Q2".
Kevin Magnussen, 18º: "Acho que não tivemos hoje o mesmo ritmo do fim de semana passado, mas ainda é sexta-feira, podemos encontrá-lo em breve e espero que amanhã seja melhor. De qualquer forma, é tudo uma questão de pensar a longo prazo. Queremos no classificar bem, é verdade, mas nossa principal batalha é no domingo. Por isso, o foco é colocar o carro no ritmo certo para atingirmos este objetivo. Podem haver surpresas, mas nos preparamos da melhor maneira possível para a classificação, vejamos o que pode acontecer".
Pierre Gasly, 19º: "Foi bastante difícil hoje, mas faremos as mudanças necessárias para conseguirmos nosso melhor desempenho na classificação. Os dez primeiros impressionam em termos de velocidade aqui e eu diria que estamos bem longe desse ritmo. No entanto, tudo pode acontecer e vamos pressionar até o fim".
Nicholas Latifi, 20º: "Voltei à pista para o TL2, depois de ficar de fora da primeira sessão. A aderência do carro parecia maior do que o esperado, mas ainda há muito o que encontrar e mais velocidade para achar, de minha parte".
Liam Lawson, 5º no TL1: "Foi uma experiência muito legal hoje, minha primeira vez que testei para a Red Bull durante um fim de semana de Fórmula 1. Estava um pouco nervoso antes da sessão, mas o carro é muito bom e me senti bem imediatamente. Conseguimos fazer muitas voltas tanto com os pneus duros quanto com os macios e, neste momento, há uma grande diferença entre eles. Pilotei para a AlphaTauri no México, mas é difícil comparar os dois porque lá é uma pista completamente diferente, com altitude muito maior. Hoje foi um grande dia e eu estou grato pela oportunidade".
Robert Shwartzman, 7º no TL1: "O treino de hoje foi bom e estou feliz com minha evolução. Terminar em sétimo foi legal, estava confortável no carro e executamos nosso plano sem problemas. Iniciamos a sessão com alguns testes de desenvolvimento e a Ferrari ficou satisfeita com os dados. Estou ansioso para voltar ao carro na terça-feira para um dia inteiro de testes, em que meu objetivo será fazer mais melhorias e ganhar mais experiência".
Robert Kubica, 14º no TL1: "É sempre bom pilotar este carro e estou muito satisfeito com meu desempenho, especialmente porque a última vez que estive no C42 foi na Hungria. Sempre há algum tempo para me acostumar com um carro diferente, mas tudo correu surpreendentemente bem, especialmente com os pneus duros. No final, em um TL1, você só tem uma única volta para acertar, esse é que é o desafio. Tive um bom desempenho com o carro e descobrimos rapidamente onde melhorar. Foi um dia produtivo e isso nos dá confiança para o resto do fim de semana".
Logan Sargeant, 15º no TL1: "Feliz em completar minha quarta e última sessão de treinos livres com a Williams em 2022. Sinto-me cada vez mais confortável e confiante com o carro, desde minha primeira oportunidade em Austin. Agradeço a todos pelo apoio e estou ansioso para voltar ao volante do FW44 para os testes de fim de temporada daqui alguns dias. Agora, meu foco total é completar a etapa da Fórmula 2 e terminar o campeonato em alta".
Pietro Fittipaldi, 17º no TL1: Fittipaldi exalta ritmo próximo de Magnussen em Abu Dhabi: "Caso bem com o carro"
Patricio O'Ward, 18º no TL1: "Foi uma experiência bastante agradável hoje. Tivemos algumas dificuldade e, obviamente, tornou as coisas mais desafiadoras, afinal, são informações que não fazem parte da direção do carro que pilotei. Mas, no geral, acho que foi um sucesso, essa oportunidade de realizar alguns testes para a equipe, espero que sejam úteis. Para mim, cada volta é um progresso, então, espero ter uma nova oportunidade no próximo ano para seguir melhorando".
Felipe Drugovich, 20º no TL1: "Muito bem na pista", Drugovich diz que usou TL1 em Abu Dhabi para "experimentar coisas"
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.