Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Confira declarações dos pilotos após sexta-feira do GP do Canadá da F1 2022

Max Verstappen dominou o primeiro dia de atividades no GP do Canadá e colocou a Red Bull no topo nos dois treinos livres. Confira tudo que foi falado pelos pilotos

17 jun 2022 - 22h36
Compartilhar
Exibir comentários
Max Verstappen começou o GP do Canadá de 2022 com o pé direito
Max Verstappen começou o GP do Canadá de 2022 com o pé direito
Foto: Red Bull Content Pool / Grande Prêmio

FÓRMULA 1 2022 AO VIVO: TREINOS LIVRES GP DO CANADÁ DE F1 | Briefing

Enfim, após duas temporadas inteiras da Fórmula 1 sem corridas em Montreal devido à pandemia, o GP do Canadá retornou nesta sexta-feira (17) com os dois primeiros treinos livres do final de semana. Max Verstappen levou a Red Bull ao topo nas duas sessões e mostrou que chega forte ao Circuito Gilles Villeneuve, enquanto a Ferrari conseguiu completar o top-3 no TL2 e viu Sergio Pérez não passar da 11ª colocação.

Além disso, Sebastian Vettel e Fernando Alonso conseguiram colocar respectivamente Aston Martin e Alpine em boas colocações no segundo treino, em quarto e quinto lugares. Pierre Gasly foi o sexto com a AlphaTauri na última sessão do dia, enquanto George Russell foi o único a conseguir colocar a Mercedes no top-10 — Lewis Hamilton terminou em 13º lugar.

Completando o top-10, as duas McLaren conseguiram entrar no TL2 após apenas Daniel Ricciardo atingir o objetivo no TL1 — na segunda sessão, Lando Norris ficou em oitavo, uma posição à frente do companheiro de equipe. Por fim, Esteban Ocon, que chegou a ter um pedaço de plástico preso à roda dianteira direita durante o treino, fechou a lista dos dez primeiros.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL. No sábado, o TL3 está marcado para as 14h (de Brasília, GMT-3), enquanto a classificação começa às 17h.

Charles Leclerc perseguiu Verstappen de perto, mas não foi o suficiente para liderar nesta sexta (Foto: Ferrari)

Confira tudo que foi falado pelos pilotos no primeiro dia do GP do Canadá:

Max Verstappen, primeiro: Verstappen destaca dia positivo no Canadá, mas alerta: "Temos trabalho a fazer"

Charles Leclerc, segundo: Leclerc valoriza evolução da Ferrari no TL2 e põe foco total na corrida no Canadá

Carlos Sainz, terceiro: Sainz vê dificuldades com rajadas fortes de vento em "exigente" pista do Canadá

Sebastian Vettel, quarto: Vettel cita readaptação após três anos longe do Canadá: "Perdi o carro algumas vezes"

Fernando Alonso, quinto: Alonso vê Canadá "um pouco diferente" em retorno com "sexta-feira decente"

Pierre Gasly, sexto: Gasly vê "balanço e degradação" como problemas no Canadá: "Extremamente difícil"

George Russell, sétimo: Russell lamenta problemas da Mercedes no Canadá: "Carro quica em todos os lugares"

Lando Norris, oitavo: "Que dia duro! Até diria que foi positivo, porque conseguimos muito do que queríamos, mas não tudo. Tivemos alguns problemas, então não consegui correr tanto quanto queria. Estamos um pouco atrás em relação a algumas coisas, especialmente se pensarmos a longo prazo. Além disso, o carro está em uma posição razoável. Definitivamente, temos algum trabalho a fazer, afinal, temos alguns carros muito mais rápidos à frente. Mas continuaremos melhorando até amanhã."

Daniel Ricciardo, nono: "Vamos ver o que acontece com o clima, afinal, acho que tivemos muita sorte de ter um dia seco hoje, mas veremos o que acontece amanhã. Poderia ser completamente diferente, mas acho que hoje foi um começo sólido. Espero que possamos fazer um ajuste aqui e acolá para encontrar um pouco mais de velocidade durante a noite agora. Mas, de modo geral, foi uma sexta-feira agradável. Então, estou feliz por estar de volta."

Esteban Ocon, décimo: "É bom estar de volta a Montreal e dirigir aqui depois de quatro anos longe para mim. Hoje foi tudo sobre voltar a lidar com a pista e compreendê-la. É importante ajustar o carro e otimizá-lo da melhor maneira possível para uma pista como essa e acho que usamos bem as duas sessões para isso. Tivemos um pouco de azar no início do TL1 com o saco plástico preso no meu freio dianteiro direito e perdemos tempo, mas mesmo assim foi um dia produtivo. Por pouco, não tivemos a chuva por hoje, mas parece que ela virá amanhã e podemos ver um pouco de confusão na ordem dos carros, o que pode torná-lo interessante. Pelo que parece, temos um carro competitivo, então esperamos aproveitar ao máximo as oportunidades."

Sergio Pérez foi somente o 11º no TL2 (Foto: Red Bull Content Pool)

Lance Stroll, 12º: "É ótimo regressar a Montreal, correr em casa, pista que não vínhamos há alguns anos. A energia dos fãs canadenses é sempre muito especial e as arquibancadas estavam cheias hoje, o que é muito legal de se ver. Estou satisfeito com o trabalho que fizemos, embora minha última volta no TL2 tenha sido afetada pelo tráfego, o que nos atrasou um pouco. No geral, porém, demos alguns passos úteis com a afinação do carro e acho que fizemos alguns de nossos deveres de casa para o resto do fim de semana. Nós só precisamos esperar e ver o que acontece com o clima agora."

Lewis Hamilton, 13º: Hamilton vê "briga monumental" para não bater com "pior carro que já tive" no Canadá

Kevin Magnussen, 14º: "É bom estar de volta ao Canadá. Tivemos uma sexta-feira bastante normal, sem grandes problemas. Como de costume, há muito para ver esta noite, muito para estudar. Estou ansioso para amanhã, acho que com a mudança no clima pode ser interessante."

Mick Schumacher, 15º: "Foi divertido — os fãs estavam demais, estando aqui o dia inteiro. Tivemos um TL1 duro, mas um bom TL2 em termos de que conseguimos completar tudo. O carro está um pouco rígido, então vamos ver como isso vai afetar minhas costas no final da corrida, mas num total o carro pareceu bem. A pista parecia um pouco escorregadia, não sei se isso é normal, então vamos ver no ano que vem se é o caso. Mas é bom estar aqui, é bom ter essa experiência e estou ansioso para amanhã."

Guanyu Zhou, 16º: "Não foi uma sexta-feira ruim do meu lado da garagem, mas sinto que há muito mais por vir amanhã, assim que colocarmos o novo pacote de atualizações no carro. Esta é uma boa pista, eu gosto muito. É bastante irregular, especialmente para estes carros novos, e as zebras não são fáceis de enfrentar. De certa forma, isso me lembra Melbourne, que foi bastante desafiador. Estava bastante escorregadio no início do TL1, mas é principalmente uma questão de entrar no ritmo e descobrir a melhor maneira de atacar as zebras sem perder o carro."

Lewis Hamilton não saiu nada feliz com mais um dia de muitos quiques da Mercedes (Foto: Mercedes)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Yuki Tsunoda, 17º: "É a primeira vez que corro aqui no Canadá e devo dizer que gostei muito desta pista, foi muito divertido. No TL1, depois de apenas três ou quatro voltas, rapidamente conseguimos estar no ritmo, o que foi positivo. É acidentado aqui, mas também bastante técnico, então só preciso continuar aumentando o ritmo na próxima sessão de treinos e aprender mais sobre essa pista. Obviamente, temos a punição aqui neste fim de semana, então nos concentramos em corridas mais longas para nos preparar para domingo e esperamos que possamos avançar."

Alexander Albon, 18º: "Na verdade, não foi um dia ruim para nós, fizemos um bom trabalho e temos um pouco para encontrar. Acho que no TL2 possivelmente seguimos o caminho errado, mas temos bons dados para analisar e encontraremos uma boa posição entre os dois carros que tínhamos."

Nicholas Latifi, 19º: "No geral, foi nosso primeiro dia sem problemas. Obviamente, é uma sensação muito especial começar o fim de semana correndo em casa, e pilotar na frente dos torcedores canadenses. Sinceramente, senti muito apoio  de todos por aqui. Na pista, tem sido difícil encontrar o ritmo com o carro. Temos falta de desempenho e ainda preciso tentar extrair um pouco mais. Então, continuaremos trabalhando durante a noite para tentar obter algumas posições para o sábado."

Valtteri Bottas, sem tempo: "Foi bastante decepcionante perder o TL2 hoje. Tivemos um problema eletrônico e, toda vez que eu reduzia a marcha, o carro entrava em ponto morto. Não conseguimos encontrar uma razão durante a sessão de treinos, então tivemos que parar. Vamos, claro, encontrar uma solução para isso, mas não é o ideal. Precisamos de dias limpos de treino e para minimizar os problemas. Sei também que todos na equipe estão trabalhando o máximo que podem para isso. Espero que amanhã possamos compensar o tempo perdido. Tendo perdido o TL2, é difícil falar muito, então, veremos o que o amanhã traz. As condições climáticas podem ser mistas, o que tornaria tudo mais emocionante e criaria algumas oportunidades, assim, precisamos ter certeza de que nosso carro está consertado e que estamos prontos, independentemente do clima, para estar na luta."

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade