Confira declarações dos pilotos após treinos livres do GP do Japão da F1 2022
A Mercedes foi a grande vencedora da sexta-feira em Suzuka ao fazer a dobradinha com Russell e Hamilton, com as Red Bull logo atrás. Leclerc ficou em 11º
George Russell, da Mercedes, fechou a sexta-feira (7) de treinos livres em Suzuka na liderança. Com o tempo de 1min41s935, o britânico foi o mais rápido do dia, 0s235 à frente do companheiro de equipe, Lewis Hamilton.
Na sequência, vieram Max Verstappen e Sergio Pérez, ambos da Red Bull, que não conseguiram acompanhar o ritmo das Flechas de Prata no Japão. Na quinta colocação, uma volta voadora nos minutos finais da sessão colocou Kevin Magnussen, da Haas no top-5.
+ Russell lidera 1-2 da Mercedes em TL2 com chuva no GP do Japão. Latifi erra pit-lane
+ Alonso dá volta na hora certa e lidera TL1 do GP do Japão marcado pela chuva
Na sexta posição, ficou o "Smooth Operator" Carlos Sainz, da Ferrari, seguido de perto por Fernando Alonso,da Alpine, e de Valtteri Bottas, da Alfa Romeo. Fechando os dez primeiros em Suzuka ficaram Esteban Ocon e Guanyu Zhou.
George Russell foi o mais rápido no segundo treino livre do GP do Japão (Foto: Philip Fong/AFP)
Charles Leclerc, vice-líder da temporada 2022 da Fórmula 1, ficou apenas em 11º. E Mick Schumacher, da Haas, não conseguiu consertar o carro a tempo de participar da atividade graças a uma batida forte que sofrera durante o TL1 japonês.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Japão de Fórmula 1. No sábado, o TL3 começa à 0h [de Brasília, GMT-3], enquanto a classificação inicia às 3h.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Confira o que disseram os vinte pilotos em Suzuka:
George Russell, primeiro: Russell exalta liderança no TL2, mas diz "não ter ideia" de ritmo com pista seca em Suzuka.
Lewis Hamilton, segundo: Hamilton lembra Senna × Prost e fala em "privilégio" com retorno da F1 a Suzuka.
Hamilton ficou a apenas 0s235 atrás de Russell no TL2 em Suzuka (Foto: Mercedes)
Max Verstappen, terceiro: Verstappen minimiza ritmo da Red Bull na chuva em Suzuka: "Amanhã começa do zero".
Sergio Pérez, quarto: Pérez vê Red Bull "bastante confortável" com chuva em Suzuka: "Temos ideia do que fazer".
Kevin Magnussen, quinto: "A pista estava molhada o dia todo hoje, então eu estava preocupado que não íamos correr, mas na verdade as condições eram boas para os pneus intermediários, em alguns pontos foi um pouco demais para eles, mas conseguimos algumas voltas. Estou feliz pelos fãs, que puderam ver os carros rodando na pista."
Carlos Sainz, sexto: Sainz diz que Ferrari aproveitou chuva para testar pneus no Japão: "Sexta produtiva".
Fernando Alonso, sétimo: Alonso destaca 1º lugar no TL1 do Japão, mas torce por fim de chuva: "Sinto pelos fãs".
Alonso liderou o chuvoso TL1 em Suzuka nesta sexta-feira (Foto: Alpine)
Valtteri Bottas, oitavo: "É ótimo estar de volta a Suzuka, é definitivamente minha pista favorita e gostei muito de pilotar aqui, mesmo no molhado. Não foi um dia ruim para nós: o carro teve um desempenho muito bom e, enquanto no passado às vezes lutamos em pistas molhadas, hoje tudo correu bem com os pneus - esta é uma pista que gera muita energia. Experimentamos a nova asa dianteira que trouxemos aqui, que funcionou como esperado: claro, devido ao clima não fomos capazes de coletar todos os dados que queríamos, mas a sensação foi boa lá e nos deu mais estabilidade nas curvas de alta velocidade, que era o que precisávamos. Estou ansioso para amanhã."
Esteban Ocon, nono: "É realmente fantástico voltar a pilotar no Japão depois de tantos anos. Senti falta desta pista e foi ótimo experimentá-la com esses carros. Como esperado, foi um dia molhado hoje, mas conseguimos correr mais no final do que pensávamos originalmente. O carro teve um bom desempenho em ambas as sessões e registramos alguns bons dados sobre as configurações que rodamos hoje. Eu definitivamente tirei o máximo daquele conjunto de pneus intermediários! Estou ansioso pela pista seca amanhã e uma boa classificação para a equipe."
Guanyu Zhou, décimo: "Adorei guiar nesta pista e ver tantos fãs com chapéus e fantasias extravagantes, eles são tão apaixonados, especialmente depois de três anos sem a Fórmula 1 aqui. As condições não eram fáceis, estava muito escorregadio, mas gostei muito! Foi a primeira vez que pilotei nesta pista e havia muita água parada, o que tornou o dia muito difícil, mas o carro estava muito bem hoje, e isso é o que importa. Ainda não experimentei a nova asa - guardamos para amanhã, já que as condições estavam bastante arriscadas, mas o feedback de Valtteri é positivo. Depois de algumas corridas sem atualizações, estamos ansiosos para ver o passo que daremos com isso."
Charles Leclerc, 11º: Leclerc vê alto desgaste de pneus e mira "adaptação rápida" para TL3 em Suzuka.
Nicholas Latifi, 12º: "É minha primeira experiência aqui, é uma pista muito divertida de pilotar. É muito mais fácil aprender quando a pista está seca, pois você pode se concentrar em acertar suas referências e não precisa se preocupar em escorregar por aí. Mesmo no molhado ainda há muita aderência, então só posso imaginar como será no seco e espero que possamos experimentar isso amanhã. Ainda não se sabe quanto de hoje será útil para os próximos dias, pois ainda há chance de chuva no domingo, mas é improvável para sábado. No geral, estou feliz com hoje, sem problemas reais. Agora nosso foco é nos preparar para pista seca amanhã."
Nicholas Latifi errou entrada dos boxes em Suzuka (Vídeo: Reprodução/F1 TV)
Alexander Albon, 13º: "Mesmo na chuva esta pista é incrível, eu adoro isso aqui! Hoje não foi tão ruim e eu gostei. É difícil ter uma noção real do carro no molhado, mas não fomos tão ruins em termos de competitividade, então precisamos ver o que acontece amanhã quando estiver seco. A meta é um pouco desconhecida, mas o objetivo simples é que estamos mirando o Q2."
Yuki Tsunoda, 14º: "Tem sido uma experiência incrível, um sonho absoluto se tornando realidade. Quando saí da garagem para a primeira volta no TL1, fiquei muito emocionado, especialmente quando entrei na curva 2, pois estava assistindo lá da última vez que estive aqui como fã. Tentei não deixar isso me afetar enquanto guiava, mas assim que pulei do carro a adrenalina bateu, e foi uma ótima sensação. Não corro aqui desde a Fórmula 4 e diria que minha volta de hoje foi a mais rápida que já fiz aqui em Suzuka. As condições não estão boas, com chuva, então tem sido difícil encontrar o ponto ideal com o carro, pois às vezes a pista secou muito rápido e outras vezes a chuva foi muito mais forte. Passamos o dia coletando o máximo de informações possível e aumentando o ritmo volta a volta quando possível com o clima, mas ainda temos algum trabalho para fazer."
Sebastian Vettel, 15º: Vettel celebra clima divertido dos fãs e vê despedida "em casa" no Japão.
Lando Norris, 16º: "Embora as condições fossem bastante desafiadoras hoje, as voltas que fizemos foram úteis. Estamos lutando um pouco pelo ritmo, então temos algum trabalho para fazer durante a noite. No entanto, espera-se que amanhã a pista esteja seca e, então, Suzuka será um lugar muito diferente, então vamos trabalhar duro para nos preparar para o TL3, para a classificação e a corrida."
Daniel Ricciardo, 17º: "Arigato! Tudo bem, foi divertido estar de volta a esta pista. As condições eram escorregadias, mas na verdade foi um bom momento, eu gostei. De manhã não estávamos muito mal na maior parte do tempo. Foram apenas alguns voltas, mas me senti relativamente confortável no carro. Esta tarde, eu diria que houve um pouco menos de ritmo, mas é muito complicado com pneus. Você não sabe o que as equipes estão fazendo e é difícil ler isso de verdade. Provavelmente temos um pouco de ritmo, mas amanhã parece que a pista estará seca, então será completamente diferente novamente, e então não temos certeza de como será o domingo! Acho que ainda é bom para nós, com a análise que fizemos. Tentaremos melhorar algumas coisas para amanhã mas, no geral, muito feliz por estar de volta à pista."
Ricciardo decepcionou mais uma vez na temporada e fechou sexta em Suzuka na 17ª posição (Foto: AFP)
Lance Stroll, 18º: "Apesar do tempo chuvoso hoje, pudemos analisar algumas coisas aqui e ali na pista. Amanhã será completamente novo, com previsão de pista seca, embora ainda haja chance de chuva no domingo. Se as condições forem assim na corrida, o que analisamos hoje definitivamente será útil. De qualquer forma, estou adorando estar de volta ao Japão,; a energia é ótima e o circuito é fantástico, mesmo nessas condições."
Pierre Gasly, 19º: "Foi bom hoje, mesmo que tenhamos dado apenas três voltas, então não foi a sexta-feira mais movimentada, mas estou super animado para amanhã. Fizemos tudo o que planejamos. Só tínhamos um jogo de pneus intermediários para o dia inteiro, mas vamos correr no seco amanhã, e parece que a corrida também pode estar seca, então será importante ter o máximo possível o carro na pista no TL3. Estou confiante de que, quaisquer que sejam as condições nos próximos dias, podemos ser competitivos. Estou ansioso para voltar a esta ótima pista."
Mick Schumacher, 20º: "Estava bastante molhado e, infelizmente, tivemos um momento de aquaplanagem e perdi a traseira. Perdemos tempo e temos de fazer um grande trabalho amanhã, mas a pista está ótima, o carro estava ótimo hoje, então espero que estejamos em uma boa posição. Amanhã deve estar seco, então veremos o que podemos fazer a partir daí."
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.