Consultor da Red Bull vê apenas Hamilton e Leclerc no nível de Verstappen
Consultor-esportivo da Red Bull, Helmut Marko disse que apenas Lewis Hamilton e Charles Leclerc estão "próximos" ao nível de Max Verstappen — descrito por ele como "mago dos pneus"
Max Verstappen conquistou seu bicampeonato mundial no GP do Japão, 18ª etapa da temporada, e chega às duas corridas finais de 2022 absolutamente sem pressão — afinal, a Red Bull também já garantiu o título do Mundial de Construtores. E ao opinar sobre o nível atingido pelo holandês, Helmut Marko disse ver apenas dois pilotos "quase" no mesmo nível de Max: Lewis Hamilton e Charles Leclerc.
"Hamilton tem uma vantagem clara em termos de experiência", avaliou Marko à rádio francesa RTL. "Ele também consegue se motivar de forma incrível, e estou convencido de que a Mercedes terá um carro melhor no ano que vem. Verstappen está pilotando com mais confiança do que nunca, com uma ótima visão geral, e ao mesmo tempo se tornou um 'mago' dos pneus", destacou.
"Por exemplo, ele consegue pilotar por mais tempo com pneus macios do que seus rivais com pneus mais duros", observou. "Ele entra no carro e pega confiança desde a primeira volta da primeira sessão de treinos. Você pode ver que quando está na chuva, ele é 2s mais rápido do que o resto do pelotão nas primeiras voltas, enquanto os outros estão se acostumando às condições", elogiou.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Apesar de ter elogiado Leclerc, Marko definiu o monegasco como "muito forte em classificações e propenso a cometer erros". Além disso, o austríaco explicou que Verstappen é menos afetado pelo comportamento da traseira do carro do que seus concorrentes — o que o leva a um número menor de equívocos.
"Max precisa de um carro com muita aderência nas rodas da frente", revelou Marko. "Quanto ao comportamento da traseira, isso não afeta muito a ele — algo que deixa os outros pilotos preocupados. A Red Bull vai lutar para providenciar o melhor material possível. Acho que voos mais altos são possíveis", finalizou.
A Fórmula 1 continua no próximo fim de semana, entre os dias 11 e 13 de novembro, com o GP de São Paulo, etapa brasileira, direto de Interlagos. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo 'IN LOCO' com equipe cheia.
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.