Consultor da Red Bull vê pouca confiança em Schumacher e aposta em Hülkenberg na Haas
Consultor da Red Bull, Helmut Marko disse que críticas públicas de Guenther Steiner demonstram que a Haas não confia em Mick Schumacher e apostou em chegada de NicoHülkenberg
Mick Schumacher ainda tem duas corridas pela frente na temporada 2022 da Fórmula 1, nos GPs de Brasil e Abu Dhabi, para mostrar que merece permanecer na Haas por mais um ano em 2023. No entanto, ao comentar sobre o assunto, Helmut Marko disse duvidar que isso aconteça. O consultor-esportivo da Red Bull citou os constantes comentários negativos do chefe Guenther Steiner sobre o piloto alemão e alegou que eles demonstram certa falta de confiança entre as partes.
"Quando você critica o seu piloto tão abertamente, e isso aconteceu algumas vezes, isso mostra que não há confiança da equipe", disse Marko. "Então, fica difícil construir um futuro. Julgando de fora, a primeira metade da temporada [de Schumacher] não parecia forte, com muitos acidentes sérios e incidentes com muitos danos", admitiu.
"Isso, é claro, tem consequências grandes para a equipe", salientou. "Mas por outro lado, ele fez boas corridas em Inglaterra e Áustria. Ele conseguiu melhorar bastante na segunda metade da temporada, às vezes com um pouco de azar com as estratégias e os problemas técnicos da Haas", ressaltou.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Marko disse que a intenção da Haas seria trazer um novato para substituir o alemão, mas a ausência de grandes talentos prontos para um carro de Fórmula 1 inviabiliza o plano. Assim, o austríaco disse que a equipe americana deve buscar um piloto experiente, que a ajude a subir no Mundial de Construtores — e apostou no nome do sempre comentado Nico Hülkenberg.
"Se houvesse uma grande promessa para o futuro, eu apostaria meu dinheiro nisso [piloto novato]. No entanto, não vejo ninguém que preencha esse perfil. E para a equipe, há muito em jogo", disse. "A diferença entre, por exemplo, o oitavo e o nono lugares no campeonato representa 'X' em milhões de dólares em premiação. É por isso que acho que a Haas vai buscar um veterano", opinou.
"Hülkenberg parece a pessoa certa e já provou seu valor. Ele já entrou repetidamente no carro sem quilometragem de testes, apenas como piloto reserva, e sempre performou. Isso fala por ele", avaliou. "Mas para a equipe, a questão mais importante é: 'quem poderá nos guiar de forma estável rumo ao futuro?", questionou.
A possibilidade de Hülkenberg se juntar à Haas ganhou ainda mais força nos últimos dias, depois que a Aston Martin divulgou que Stoffel Vandoorne será piloto reserva da equipe ao lado de Felipe Drugovich — justamente o cargo que era ocupado pelo alemão, que chegou a substituir Sebastian Vettel nas duas primeiras etapas de 2022. Com a dificuldade de conseguir uma vaga, Marko não descartou a possibilidade de um ano na "geladeira" para Schumacher.
"Não é impossível que ele fique um ano nos bastidores, como reserva da Ferrari", explicou. "Mas muitos contratos acabam no fim de 2023, então teremos alguns assentos disponíveis", encerrou.
A Fórmula 1 continua na próxima semana, entre os dias 11 e 13 de novembro, com o GP de São Paulo, etapa brasileira, direto de Interlagos. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo 'IN LOCO' com equipe cheia.
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.