Daniel Ricciardo fratura punho e está fora do GP da Holanda; Liam Lawson correrá pela AlphaTauri
A AlphaTauri tem um importante desfalque para o GP da Holanda. A equipe da Fórmula 1 confirmou que Daniel Ricciardo não participará da corrida. Isso porque, no segundo treino livre desta sexta-feira, o piloto sofreu um acidente e, após realizar exames, foi constatada uma fratura em seu punho esquerdo.
A AlphaTauri confirmou que Liam Lawson, de 21 anos, substituirá o piloto australiano na 13ª etapa da Fórmula 1 deste ano. O neozelandês, reserva também da Red Bull, está competindo no campeonato japonês de Super Fórmula neste ano.
"Um raio-x confirmou que Ricciardo sofreu uma fratura no metacarpo da mão esquerda, e esta lesão não lhe permitirá continuar suas funções, então ele será substituído pelo piloto reserva da equipe, Liam Lawson, até o final deste fim de semana. A equipe deseja a ele tudo de melhor para a recuperação mais rápida possível", escreveu a AlphaTauri em comunicado.
A equipe da Fórmula 1 também detalhou que mais informações sobre a lesão de Ricciardo serão divulgadas posteriormente.
an X-ray confirmed Daniel sustained a break to a metacarpal on his left hand, and this injury will not allow him to continue his duties, so he will be replaced by the team's reserve driver Liam Lawson for the remainder of the #DutchGP weekend 👇
— Scuderia AlphaTauri (@AlphaTauriF1) August 25, 2023
Oscar Piastri e Daniel Ricciardo colidiram na curva 3. Apesar da preocupação por ser o trecho mais inclinado da pista, os dois carros conseguiram ser liberados 12 minutos após a batida. No entanto, o piloto da AlphaTauri saiu mais prejudicado, visto que, por conta da lesão no punho, perderá o GP da Holanda.
Após a batida, Ricciardo confessou no rádio que estava sentindo dores na mão esquerda. Logo depois da colisão, o piloto foi encaminhado para o centro médico, de onde partiu para um hospital holandês para realizar exames, que posteriormente confirmaram a fratura.
Os pilotos voltarão ao circuito neste sábado para o terceiro treino livre, que está marcado para às 6h30 da manhã (de Brasília). Já a corrida classificatória acontecerá um pouco mais tarde, às 10 horas. A largada para o GP da Holanda, por sua vez, está prevista para às 10 horas do domingo.