Daniel Ricciardo torna-se sombra para Perez na Red Bull
O australiano Daniel Ricciardo quer voltar ao grid em 2024 e a Red Bull pode ser uma boa oportunidade diante da relação do time com Perez
Daniel Ricciardo já está com vontade de pilotar um carro de F1 competitivamente. Depois de seguidas temporadas ruins na McLaren, o australiano, atualmente piloto reserva da Red Bull, falou à imprensa que está pronto para voltar.
Depois da rescisão com a McLaren, Ricciardo disse que faria um “ano sabático” para recarregar as energias e depois retornar. Mas vem dando indícios de que sente falta de um carro de corrida e que quer retornar:
“Os indícios apontam para um retorno ao grid", disse o australiano à ESPN. "Isso é o que tenho na mente, e algumas coisas apontam para isso. Deixei a F1 há alguns meses, mas já estou com vontade de voltar. Me dei conta que continuo treinando nos dias que não tenho nada agendado, então sigo fazendo tudo como antes", concluiu.
Mesmo assim, o piloto australiano falou que não quer voltar a qualquer custo. Ricciardo comentou que sente falta da competitividade e quer sentar num carro de ponta no ano que vem, o que automaticamente remete à Red Bull:
"Estou no momento em que não quero voltar a qualquer custo. Uma das principais razões por trás desse sabático é que eu não queria estar em um carro qualquer só para correr na F1. Sei que talvez não tenha muitas oportunidades, mas quero vencer. Quero voltar a pilotar em uma equipe de ponta, em que me devolva a confiança e que me permita dar o melhor de mim", disse.
Max Verstappen tem um contrato até 2028 com a equipe de Milton Keynes, mas Sergio Pérez tem acerto firmado até o fim de 2024. No entanto, o piloto mexicano e a equipe já viveram momentos mais amigáveis. Internamente, pelo que sai à imprensa, Pérez não está contente com algumas coisas e isso pode virar um problema (até falamos nisso aqui).
Até agora, ‘Checo’ tem feito muito bem o seu papel de escudeiro de Verstappen, principalmente em 2021, atrapalhando Lewis Hamilton e ajudando na conquista do holandês. Em 2022, o desempenho seguiu satisfatório e ele renovou até o final da temporada que vem. Porém, com a dominância da Red Bull, ele quer brigar por vitórias e títulos, algo inegociável para Verstappen e isso tem estremecido a relação interna.
Não é segredo para ninguém o quanto Verstappen é, destacadamente, o piloto número 1 da Red Bull e Pérez briga pelo seu direito de desafiar o companheiro de equipe. Mesmo assim, até agora, o atual bicampeão tem levado a melhor e a insatisfação do mexicano aumenta, já que ele entende que poderia estar em posição melhor.
Ricciardo como piloto reserva não deixa de ser uma sombra à Pérez, o que leva a situação para dois caminhos: ou o mexicano “se garante” e realmente consegue provar seu talento nesta briga contra Verstappen ou pode gerar um atrito no qual a Red Bull não quer. A temporada de 2023 será muito decisiva. Com Ricciardo motivado e pronto para voltar, qualquer deslize maior de Pérez pode gerar uma rescisão e o segundo carro da equipe austríaca estaria disponível para o australiano voltar a sorrir num carro de ponta.
Daniel Ricciardo está envolvido com a F1 desde 2011. O australiano correu na Red Bull de 2014 a 2018, onde conquistou 7 das 8 vitórias na categoria em toda a sua carreira. A última impressão dele na categoria não é boa, mas quem sabe na Red Bull, onde ele viveu o seu melhor momento na carreira, o piloto não possa se reencontrar.