Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

De volta ao normal: na F1, Verstappen vence tranquilo no Japão

Após mau desempenho em Singapura, Red Bull se reergue e Max Verstappen tem vitória tranquila no GP do Japão. McLaren consegue pódio duplo

24 set 2023 - 03h52
(atualizado às 07h32)
Compartilhar
Exibir comentários
Verstappen no GP do Japão
Verstappen no GP do Japão
Foto: Red Bull / Twitter

A etapa do fim de semana passado, em Singapura, viu algo inédito em 2023: a Red Bull não venceu. Pior, não teve nenhum carro no Q3 da classificação e nem no pódio. Por mais que a pista tivesse características bastante peculiares, pode ter surgido uma pequena pulga atrás da orelha de alguns torcedores: será que o gás estaria acabando?

Pois bem, não estava! Em Suzuka, a Red Bull voltou ao seu normal e dominou todo o final de semana. Max Verstappen largou da pole (conquistada por ótima margem) e apenas acelerou sem ninguém à sua frente para vencer com 20 segundos de vantagem – com direito à volta mais rápida. O potencial da Red Bull e de Max Verstappen segue intocado e impressionante.

A vitória consumou o título de construtores da Red Bull – algo que já era certo havia muito tempo, convenhamos. E nem foram necessários os pontos de Sergio Perez, que teve uma das piores atuações de sua carreira e abandonou ainda nos estágios iniciais da corrida.

Os convidados do mais novo capítulo do podcast de Verstappen, como vem sendo chamado o pódio da F1, foram os pilotos da McLaren. Lando Norris superou Oscar Piastri ainda na largada, perdeu a 2ª posição nos boxes e a retomou na pista (ainda que com uma forcinha da equipe). Hierarquia mantida dentro do time, e primeiro pódio do ótimo australiano Piastri, a grande sensação da temporada.

Charles Leclerc, da Ferrari, correu tranquilo para ser 4º, seguido por Lewis Hamilton, da Mercedes. Hamilton, aliás, protagonizou três encontros, digamos, tensos, com seu colega George Russell, mas levou a melhor. Carlos Sainz ficou em 6º, seguido por Russell, que despencou nas voltas finais com pneus muito mais gastos.

Fernando Alonso, Esteban Ocon e Fernando Alonso completaram a zona de pontuação. Depois deles, apenas mais 5 carros: os da AlphaTauri, os da Haas e o de Zhou, da Alfa Romeo. Cinco pilotos precisaram abandonar por danos em seus carros.

A vitória deixou Verstappen com 400 pontos, a apenas três se sagrar tricampeão mundial. Algo que tende a acontecer já na sprint do Catar. Perez ficou estagnado nos 223 pontos. Hamilton chega a 190, 16 à frente de Alonso.

O resultado final do GP do Japão
O resultado final do GP do Japão
Foto: F1
Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade