Doohan assume carro da Alpine e estreia na F1 no TL1 do GP da Cidade do México
Quarto colocado na Fórmula 2, Jack Doohan vai estrear em um fim de semana de Fórmula 1 durante o GP da Cidade do México, com participação no TL1 pela Alpine
Jack Doohan se prepara para estrear oficialmente em um fim de semana de Fórmula 1 na próxima etapa da temporada, o GP da Cidade do México. O piloto australiano estará no cockpit da Alpine durante o primeiro treino livre da 20ª corrida do campeonato, cumprindo a necessidade de cada equipe dar dois treinos a pilotos novatos na categoria.
Filho de Mick Doohan, lenda da MotoGP, Jack ainda está em seu primeiro ano na Fórmula 2 e ocupa a quarta colocação do campeonato, atrás apenas de Felipe Drugovich, Théo Pourchaire e Logan Sargeant. Ainda assim, o piloto já conquistou três vitórias em 2022, distribuídas por Inglaterra, Hungria e Bélgica.
Além do teste na Cidade do México, a Alpine ainda terá que cumprir outra sessão obrigatória com um piloto jovem no cockpit. Como o GP de São Paulo acontece em fim de semana de corrida sprint, a tendência é de que Doohan retorne ao carro francês na última etapa do ano, em Abu Dhabi.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Será a primeira participação oficial de Doohan em um fim de semana de Fórmula 1. Recentemente, o jovem de 19 anos participou de um teste coletivo da Alpine na Hungria e correu com um modelo de 2021 ao lado de nomes como Nyck de Vries e Antonio Giovinazzi — a intenção da equipe de Enstone era fazer com que o holandês fosse para a AlphaTauri, liberando Pierre Gasly para ser companheiro de Esteban Ocon no ano que vem.
O próprio Doohan chegou a ser considerado para a vaga de Fernando Alonso em 2023 — o espanhol está de saída para a Aston Martin —, mas foi preterido por Gasly principalmente por conta da experiência do francês na categoria máxima do automobilismo.
Os primeiros treinos livres de México e Abu Dhabi serão recheados de pilotos novatos, já que dificilmente as equipes estariam dispostas a testá-los no Brasil — que terá o fim de semana encurtado devido à corrida sprint.
Os brasileiros Pietro Fittipaldi e Felipe Drugovich, por exemplo, também estarão presentes no TL1 do Autódromo Hermanos Rodríguez, respectivamente por Haas e Aston Martin. Liam Lawson, Logan Sargeant, Pato O'Ward e Robert Shwartzman são outros nomes esperados para as últimas etapas da temporada.
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.