Doohan vê teste na F1 "benéfico" para ano na F2 e destaca "pressão mental maior que física"
Jack Doohan participou dos testes pós-temporada da Fórmula 1 com a Alpine e acredita que o lado físico é mais uma questão de costume, destacando o esforço mental como a parte mais desafiadora
A temporada 2023 da Fórmula 2 vem cercada de expectativas em torno de Jack Doohan. Após um ano sólido com a Virtuosi, o jovem que integra a Academia de Pilotos da Alpine teve a chance de participar dos testes pós-temporada da Fórmula 1 em Abu Dhabi, e ele acredita que uma eventual mudança para a elite do automobilismo mundial seria apenas uma questão de adaptação.
Doohan é apontado como um dos candidatos ao título desse ano, na opinião, por exemplo, do CEO da categoria, Bruno Michel. Otmar Szafnauer, chefe da Alpine, também já disse que esse é o principal objetivo traçado para o pupilo em 2023. No ano passado, após a reviravolta no caso envolvendo Oscar Piastri, o jovem de 20 anos recém-completados passou a ter a preferência da equipe para o futuro.
Relacionadas
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Sexto colocado na classificação geral da F2 2022, Doohan falou à imprensa sobre a experiência com um F1 após a temporada. "Temos muitas ferramentas na F1 que não temos na F2, então é o caso de aprender a fazer essas adaptações", disse o piloto. "É, portanto, muito benéfico para eu avançar ano que vem [2023], quando retornar ao carro", ressaltou.
O filho do lendário Mick Doohan ainda foi questionado sobre o quão desafiador é um F1 para a parte física, principalmente em um circuito exigente como Yas Marina, mas o piloto da Virtuosi vê o lado mental como o que merece uma atenção especial.
"Nem tanto o físico, acho que é mais uma pressão mental, pois esses carros em alta velocidade são muito mais velozes do que o que guiamos na F2", explicou.
"Do ponto de vista da pilotagem, o pescoço, está tudo bem, mas o fato de que tudo vem tão rápido até você por 16 voltas é algo com o qual preciso me acostumar. É algo que se torna natural para todos nós, mas não é o caso agora", finalizou.
Doohan terá ao seu lado na Virtuosi Amaury Cordeel. A temporada 2023 da F2 começa dia 3 de março, no Bahrein, mesmo fim de semana da estreia da F1.
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.