Las Vegas e a mítica do 5º lugar para ser campeão de Fórmula 1
Las Vegas recebe neste fim de semana a 22ª etapa da Fórmula 1 e pode, pela terceira vez na história, definir o campeão da temporada. Basta um quinto lugar para que o holandês Max Verstappen conquiste seu quarto título mundial.
Vamos falar um pouco da história do GP de Las Vegas, que já definiu dois campeões mundiais, entre eles um brasileiro. A “cidade do pecado” recebeu a última etapa do campeonato mundial em dois anos consecutivos, em 1981 e 1982, com uma estranha coincidência com 2024.
Em 1981, Nelson Piquet, foi o campeão, enquanto que em 1982 Keke Rosberg ficou com o título. Em comum nos dois casos, é a posição de chegada que garantiu o título: o quinto lugar.
Piquet, então piloto da Brabham, disputava o título com o argentino Carlos Reutmann, e cruzou a linha de chegada com o quinto lugar, enquanto o adversário, que corria com uma Williams, terminou apenas em oitavo. Desta forma, o brasileiro faturou o primeiro de seus três títulos mundiais.
No ano seguinte, a decisão da temporada em Las Vegas ficou entre Rosberg, piloto da Williams na ocasião, e John Watson, da McLaren. O finlandês, também foi campeão chegando em quinto, mesmo com um segundo lugar do britânico, mas a regra da época permitia cinco descartes, o que beneficiou Rosberg, que sagrou-se campeão.
E o quinto lugar pode dar a Verstappen o título mundial, desde que Lando Norris, piloto da McLaren e concorrente direto, termine uma posição atrás do holandês.
Assista ao vídeo com comentário de Charley Gima.