Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Estaria a Toyota querendo voltar à F1?

Notícias vindo da Europa dão conta que a Toyota estaria pensando em voltar à F1, mas de uma forma diferente do que no passado...

9 jul 2024 - 19h00
Compartilhar
Exibir comentários
Projeção da Toyota no atual F1. Estariam os japoneses voltando?
Projeção da Toyota no atual F1. Estariam os japoneses voltando?
Foto: Daniel Crossmann / X

Uma conversa que aparecia no ar, volta a aparecer. Com o crescimento da popularidade da F1 e a mudança tecnologica em relação aos motores, as montadoras voltaram a dar atenção à categoria. O grande retorno da Ford, a entrada da Audi e o interesse da Cadillac são mostras do processo.

De acordo com os portais formula.hu e Racingnews365, uma marca que estaria considerando a F1 seria a...Toyota. Seria mais um caso de "assunto mal resolvido", já que a gigante japonesa esteve na categoria entre 2002 e 2009, sem grandes resultados e uma enorme quantidade de dinheiro gasta. Uma volta agora soa como um balão de ensaio, mas tem algum sentido.

Segundo o jornalista Mézaros Sándor, a Toyota consideraria em um primeiro momento se juntar à Haas em uma parceria tecnológica para 2025, auxiliando na construção de algumas partes do F1, através da fábrica da gigante japonesa em Colônia (Alemanha). Uma das ideias seria que a Toyota também patrocinasse a equipe, numa linha semelhante a que fez a Alfa Romeo com a Sauber.

Hoje, a Haas tem um acordo com a Ferrari que vai muito além do fornecimento de motores, câmbio e suspensões. O escritório técnico do time funciona em uma área em Maranello, dentro da fábrica italiana. Além disso, o carro é produzido pela Dallara, que também é sediada na Itália.

Um acordo deste tipo faria sentido para a Toyota, que voltaria aos poucos à F1, de quem nunca se afastou totalmente: o túnel de vento da fábrica em Colônia, um dos mais modernos atualmente na Europa, seguiu atendendo várias equipes ao longo do tempo, sendo a McLaren a ultima principal cliente, com o acordo desfeito por conta da inauguração do novo tunel de vento em Woking.

Não é de hoje que se fala que a Toyota voltaria. No ano passado, boa parte da cupula japonesa esteve presente em Suzuka e Ryo Hirakawa, piloto de desenvolvimento da montadora e atual ocupante do trio do #8 no FIA WEC, foi anunciado como piloto reserva da McLaren. Tanto que o japonês já deu algumas voltas em Barcelona com o MCL35M (carro de 2021). Falamos disso aqui.

O fator doméstico entra em campo aqui: a Honda tem tido grande sucesso na F1 com a Red Bull e voltará definitivamente em 2026. E a mudança de paradigma da categoria quanto aos motores ajuda. Afinal de contas, um dos pontos que a industria automotiva japonesa ficou atrás foi no desenvolvimento dos carros elétricos, focando muito nos híbridos e no hidrogênio.

A matéria diz que o desenvolvimento de uma unidade de potência não está descartada, mas não seria feito em um primeiro momento. Mas como o acordo Haas/Ferrari vai até 2028, poderia dar tempo para ajudar a desenvolver até lá. Sem contar que mais uma vez aparecem os rumores de que Gene Haas estaria considerando vender o time, até mesmo em um período em que está redesenhando sua atuação na NASCAR e anunciou nesta terça (09) o patrocínio à Pratt & Miller no IMSA.

A ver como serão os próximos passos. Hoje, a Toyota está fortemente envolvida com o FIA WEC e o WRC. Enquanto o primeiro vai crescendo de forma exponencial nos ultimos anos, o Mundial de Rally vem tendo problemas e muito se discute para poder haver um relançamento do certame a partir de 2027. Os japoneses estão vendo tudo com muito cuidado....

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade