Evolução da F1: Russell de intermediários quase iguala pole de Senna em 1988 no Japão
George Russell puxou a fila do TL2 do Japão com 1min41s935, marca muito parecida com a pole de Ayrton Senna em Suzuka, em 1988. Só que, desta vez, o inglês da Mercedes estava usando pneus intermediários
Os treinos livres do GP do Japão de 2022 não tiveram enormes destaques pensando no restante do fim de semana ou no desenvolvimento da temporada, mas serviu para mostrar a evolução assombrosa dos carros da Fórmula 1 com o passar dos anos. É que, nesta sexta-feira (7), George Russell liderou o TL2 com um tempo quase idêntico ao estabelecido por Ayrton Senna na icônica corrida de 1988. Só que o inglês usou pneus intermediários.
Em uma F1 que cada vez mais visita países diferentes e introduz novos circuitos, Suzuka é um dos poucos em que se é possível traçar um paralelo com os tempos mais românticos da categoria. Sim, o traçado teve mudanças ligeiras de lá para cá, mas, ainda assim, manteve quase o mesmo tamanho: 5,860 km em 1988 contra 5,807 km em 2022.
O brasileiro Ayrton Senna venceu a batalha com Prost, em 1988, e saiu com o título pela primeira vez (Foto: Reprodução)
Com a pista ainda consideravelmente molhada e calçando pneus intermediários, Russell liderou as ações do segundo treino livre do GP de Japão de 2022 com 1min41s935, enquanto que Senna registrou 1min41s853 na prova realizada há quase 34 anos, com a sua McLaren.
O GP do Japão de 1988 é um dos mais icônicos da história da categoria e está ainda mais no imaginário do fã brasileiro da F1. Foi naquele fim de semana, em Suzuka, que Senna conquistou o primeiro de seus três títulos mundiais, em batalha dura, porém ainda não bélica, contra o companheiro Alain Prost.
George Russell foi o mais rápido no segundo treino livre do GP do Japão (Foto: Toshifumi Kitamura/AFP)
Pole, Senna praticamente estacionou no grid e contornou a primeira curva na 14ª colocação. Com Prost saltando para a ponta na largada, o brasileiro teve de fazer uma prova de recuperação quase que heroica. Ayrton fechou a primeira volta em oitavo e escalou o pelotão até o segundo lugar. Depois, aproveitou o início da chuva e problemas no carro de Prost para triunfar e selar a conquista do título.
Aliás, 1988 foi um ano tão atípico que Senna foi campeão na penúltima prova mesmo tendo entrado nela atrás de Prost. Sim, nos dias de hoje isso seria matematicamente impossível, mas, na época, a pontuação tinha descartes e cinco piores resultados de cada eram jogados fora. A regularidade de Prost não adiantou muito, pois.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Japão de Fórmula 1. No sábado, o TL3 começa à 0h [de Brasília, GMT-3], enquanto a classificação inicia às 3h.
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