F1 2023: Red Bull segue voando no Bahrein e Aston surpreende
No segundo dia da pré-temporada, Zhou faz melhor tempo, mas Red Bull segue sendo a mais forte. Alonso surpreende com a Aston Martin.
No segundo dia de testes de pré-temporada, algumas coisas começaram a fazer sentido. Mais uma vez, a Red Bull se mostrou estar em melhor forma, mesmo com Guanyu Zhou fazendo a volta mais rápida com a Alfa Romeo (claramente em um acerto de volta rápida, com compostos mais macios).
Sergio Perez teve o primeiro contato com o RB19 na parte da manhã e cumpriu 76 voltas sem sustos. O foco foi conhecer o carro e testar soluções. À tarde, Verstappen voltou ao volante e também nao teve problemas. Dominou boa parte do treino e foi ultrapassado no final por Zhou. Mas é de longe o carro mais rápido e estável até aqui.
Quem chamou a atenção mesmo foi a Aston Martin. Alonso comandou toda a ação do time neste segundo dia de trabalho. Ao contrário de quinta, o espanhol também trabalhou sequencias longas de voltas e mostrou uma boa evolução. Vem consolidando a visão de que o AMR23 é um belo salto adiante para o time de Lawrence Stroll.
A Ferrari teve um dia tranquilo. Trabalhando muito confiabilidade de motores e componentes, os italianos hoje tentaram acertos com cargas de aerofólio menores. Velocidade teve, mas os pneus se desgastaram depressa. Sainz sofreu mais com os médios, enquanto Leclerc fez uma boa sequencia com os pneus mais duros (os compostos C1 e C2 serão usados no GP do Bahrein).
Falando em pneus, o trabalho das equipes tem sido principalmente com os pneus C3, que está escalado para as 3 primeiras provas do ano e deve ser o mais usado na Arabia Saudita e na Austrália. Embora os jogos mais macios apareceram mais entre os times neste segundo dia.
Ainda sobre pneus: aparentemente, os pneus deste ano tem cumprido os objetivos de diminuir a saída de frente dos carros, bem como se degradam de forma mais uniforme do que seus antecessores.
Graças a eles é que Logan Sargeant conseguiu um brilhareco na parte da manhã com a Williams. O americano é um dos pilotos que deu mais voltas nos testes até aqui e a Williams tem demonstrado estar em uma situação mais competitiva do que ano passado. Mas ainda é uma sombra do que já foi.
Quem chamou a atenção negativamente foi a Mercedes. O W14 mostrou instabilidade e a equipe decidiu fazer sequencias de voltas mais curtas. Porém, um problema no eixo dianteiro que tem feito perder carga aerodinâmica deixou a equipe “confusa” segundo Toto Wolff. Para complicar ainda mais, Russell teve um problema hidráulico após 26 voltas à tarde e os treinos pararam aí.
Até agora, a Mercedes não tem conseguido mostrar velocidade e tem apresentado asas traseiras maiores do que Ferrari e Red Bull, o que reduz um pouco velocidade final. Mas ainda não há um desespero aparente, embora se reconheça a necessidade de trabalhar mais para entender o carro.
A McLaren andou mais hoje, porém o MCL60 não tem mostrado uma boa forma. Após os problemas de freio do primeiro dia, Piastri fez mais voltas para se acostumar ao carro e a categoria. Mas tudo bem discreto...
Discreto até aqui também tem sido o andamento da Alpine. Embora Ocon e Gasly tenham elogiado o carro, até agora o time francês não tem sido sombra daquele que quer disputar o posto de “melhor do resto”. O mesmo se aplica à AlphaTauri e Alfa Romeo.
Sábado verá o último dia de testes. Deveremos ver mais tentativas de voltas rápidas e simulações de prova já pensando para os trabalhos do 1º GP do ano. Mas para terminar, eis um quadro com algumas sequencias de voltas de Red Bull, Ferrari, Mercedes e Alonso coma Aston. Embora não saibamos exatamente condições em que andaram (acerto, carga de combustível), dá para se ter uma ideia de como as coisas estão.