F1: 5 fatos históricos que aconteceram no dia 29 de Agosto
Dia 29 de Agosto é um dia marcante para a F1, neste dia aconteceram vários fatos históricos. Vamos lembrá-los.
A F1 tem várias datas marcantes, mas dia 29 de Agosto é um dia bastante especial, já que não aconteceu apenas um, mas vários eventos históricos. Listamos cinco deles:
1947: Nascimento de James Hunt
Neste dia, nascia James Simon Wallis Hunt. Ou simplesmente James Hunt. O britânico foi campeão da F1 em 1976. O piloto deixou sua marca não só dentro mas também fora das pistas. O estilo de vida boêmio durante os anos 70 fez o britânico ser visto como uma lenda por uma parte do público da categoria, principalmente depois no lançamento do filme Rush (2013), onde é retratado a briga pelo título entre Hunt e Niki Lauda.
1993: Campeonato de construtores da Williams
O GP da Bélgica marcou o tetracampeonato da equipe britânica nos construtores, Damon Hill cruzou a linha de chegada como vencedor, com Alain Prost em 3° lugar. Michael Schumacher completou o pódio. A corrida marcou a 70ª vitória da equipe, 170ª pódio e a 50ª vitória da Renault como fornecedora de motores.
2004: O heptacampeonato de Michael Schumacher
Em 1957, Juan Manuel Fangio conseguiu a marca de cinco títulos na categoria, algo tido como imbatível por muitos anos. Pilotos como Jackie Stewart, Nelson Piquet e Ayrton Senna chegaram nos três e Alain Prost chegou aos quatro em 1993. Michael Schumacher venceu os títulos de 1994 e 1995 pela Benetton, mas viveu um enorme jejum até o tricampeonato em 2000, com a Ferrari.
A equipe italiana se mostrou imbatível nos dois anos seguintes. Michael foi o primeiro piloto que conseguiu alcançar o número de títulos do argentino. Mas, se não bastasse isso, o alemão continuou a dinastia. Em 2003, conquistou o campeonato de forma apertada, disputando com Kimi Raikkonen e Juan Pablo Montoya. Em 2004, foi imbatível, venceu 12 das 13 primeiras etapas, a 14ª era o GP da Bélgica, Michael chegou na 2ª posição e venceu seu sétimo campeonato, marca que foi igualada por Lewis Hamilton em 2020.
2010: Rubens Barrichello comemora 300 GPs
Rubens Barrichello foi o primeiro piloto a quebrar a barreira das 300 corridas na categoria. No GP da Bélgica de 2010, o brasileiro comemorou a marca, por mais que a FIA só considerasse 298, já que o piloto não largou nos GPs da Espanha e França de 2002. Para a entidade, Barrichello só completou essa marca no GP de Singapura.
2021: O GP mais curto da história
A F1 viveu um de seus episódios mais complicados em 2021: uma chuva torrencial caiu durante o GP da Bélgica. A corrida não podia começar e foram várias horas de expectativa, até que o diretor de prova, Michael Masi, decidiu que os pilotos fariam duas voltas atrás do Safety Car, com posterior acionamento da bandeira vermelha. Por regulamento, apenas uma volta foi considerada e a corrida durou 3m27s071, a menor da história, tanto em duração, quanto em número de voltas.
O regulamento dizia na época que se uma corrida não tivesse 75% das voltas completadas, deveria valer metade dos pontos, o que de fato aconteceu. Após este polêmico GP, a FIA decidiu mudar as regras e, a partir de então, para considerar uma corrida válida devia ter duas voltas em bandeira verde, além de escalonar a pontuação dependendo da duração da corrida até a sua interrupção.