F1: Alpine encontra a redenção em Interlagos com pódio duplo
De maneira inesperada, Alpine bota Ocon e Gasly no pódio e é uma das vencedoras de Interlagos. Equipe dá salto e assume 6º lugar nas equipes
Se Interlagos é uma das pistas sagradas do automobilismo, o ditado bíblico “Os humilhados serão exaltados” nunca fez tanto sentido para a Alpine. Após um ano terrível e por ter entrado nas manchetes dos últimos tempos por boataria de venda e término do programa de motores, o GP de São Paulo foi um verdadeiro balão de oxigênio para o time francês.
Antes da corrida, Oliver Oakes, o novo chefe de equipe, falou que o A524 havia progredido, mas que havia ainda muito trabalho a fazer. E já se esperava que Interlagos não fosse uma pista tão agradável para a Alpine. Porém, não era momento de baixar os braços ainda, pois qualquer ganho nos Construtores significa mais dinheiro nos cofres...
Um sinal que a sorte poderia sorrir para a Alpine foi na Sprint Race de sábado. Com treinos mais curtos, Gasly conseguiu uma ótima 7ª posição na largada e assim chegou, conseguindo mais 2 pontos no campeonato.
A mudança de planos motivada pela chuva que cancelou a Classificação para a manhã de sábado deu um pouco mais de possibilidade do time trabalhar no acerto e priorizou uma abordagem para pista mais molhada. Isso fez toda a diferença...Ocon conseguiu um ótimo 4º lugar, enquanto Gasly ficou em 15º lugar.
Com a chuva batendo ponto na corrida, a aposta da Alpine deu resultado. Ocon conseguiu se manter à frente, enquanto Gasly conseguiu aproveitar as oportunidades. No momento que a chuva apertou, o time optou por deixar seus pilotos na pista. E quando a bandeira vermelha veio, o bilhere premiado da loteria saiu: Ocon assumiu a liderança, enquanto Gasly estava em terceiro.
Como o regime de bandeira vermelha permite a troca de pneus, a Alpine foi uma das beneficiadas e chegou sim a sonhar com uma reprise da Hungria 2021, quando Ocon venceu a prova, que também teve condições climáticas bem variadas. Porém, não havia como segurar um irrestistível Verstappen. Gasly teve competência para segurar o terceiro posto e voltar ao pódio depois de mais de um ano (Holanda 2023).
Mesmo assim, o pódio duplo foi maravilhoso para a Alpine: 33 pontos a mais e garantia da 6ª colocação entre os Construtores, deixando ao menos temporariamente o final do pelotão. Mais uma vez, os deuses de Interlagos aprontam das suas. Inclusive fazendo Gasly e Ocon trocarem um fraternal abraço na comemoração. O que não faz um bom resultado...