F1: Aston Martin afasta Diretor Técnico e começa mudanças
Com a chegada de Newey e o péssimo desempenho do AMR24, a Aston Martin começa a fazer mudanças e afasta o Diretor Técnico Dan Fallows
Mesmo com toda a técnica e paciência, a F1 é construida de resultados. Embora certas situações levem tempo para serem transformadas, não se pode brigar com os numeros. Nesta terça (12), a Aston Martin anunciou o afastamento de Dan Fellows do posto de Diretor Técnico do time.
Vindo com toda a pompa e circunstância da Red Bull, onde se reportava à Adrian Newey, Fellowes veio a peso de ouro para o time de Lawrence Stroll, com o objetivo de preparar o time para o grupo da frente. Após uma negociação firma, o técnico chegou no meio da temporada de 2022.
Fellows foi responsável por coordenar o projeto dos dois ultimos carros do time. O ARM23 andou bem logo de início, inclusive com Fernando Alonso brigando por pódios. Porém não conseguiu manter o desenvolvimento ao longo do ano, mas colocando a Aston Martin em 5º lugar no campeonato.
Entretanto, o AMR24 não teve o mesmo ritmo. O carro não nasceu bem e o time se viu perdido em relação a seu desenvolvimento. Tanto que, já na parte final da temporada, se via testando assoalhos usados no início do ano para poder fazer comparativos. Lawrence Stroll buscou diversas vezes explicações, mas aparentemente, a paciência chegou ao fim.
Em comunicado oficial, o time agradece o serviço e diz que Fellows ainda fará parte do time, não especificando qual seria sua nova função. Pode se pensar que ele ficará até o término do projeto do AMR25 (atualmente em fase final) e posteriormente cumprir um prazo de quarentena até mudar de equipe.
O afastamento de Fellows não deixa de ser sintomático, dadas as ultimas contratações feitas pela equipe, sendo Enrico Cardile, ex-Ferrari, a mais recente. Lembrando que Adrian Newey começará suas funções na Aston Martin a partir de março de 2025. Como fazer um grupo de grandes trabalhar coerentemente? Cabe olhar a Aston...