F1: Bridgestone de volta em 2025? A possibilidade existe
Segundo informações vindas da Europa, a Bridgestone teria mostrado interesse em participar do novo processo de escolha de fornecedores da F1
O processo de escolha dos novos fornecedores de pneus da F1 para 2025 ganha novos contornos. E março, a FIA deu início ao certame para definir que empresa seria responsável por atender a categoria máxima do automobilismo (e suas categorias de base) no período 2025/2027.
Logo no início, a Pirelli confirmou que tinha interesse em manter o acordo, que é seu em regime de monopólio desde 2011. Afinal, os italianos (atualmente controlados por chineses) estão muito satisfeitos com a exposição da marca, mesmo com algumas dores de cabeça sobre as situações durante as corridas...
Logo que iniciou a discussão: teremos disputa desta vez?
Uma que sempre é lembrada é a Michelin, que esteve na categoria por 2 vezes. Mas o CEO da empresa francesa foi taxativo em dizer que, dentro do modelo atual da categoria, não haveria interesse em participar desta disputa (ver aqui).
Dentre as empresas que estavam sendo cotadas, aparece com força a Bridgestone. Meses atrás, a possibilidade foi levantada sobre uma possível volta dos japoneses à F1 e citamos a informação aqui.
A Bridgestone foi uma das que anteriormente se negaram a participar justamente pela não concordar com a posição de pneus que se desmancham para garantir o espetáculo. Porém, as coisas mudam...Em um contexto em que a F1 volta a ter uma grande exposição, a Bridgestone não ignora o fato, ainda mais com uma mudança de regulamento vinda no meio do acordo (2026). Mas a dúvida que fica é se aceitaria rever a sua postura de fazer pneus duráveis ao invés de seguir os requisitos da F1...
De acordo com a Motorsport, o Gerente de Planejamento de Competições da empresa, Eiichi Suzuki, estava considerando participar de outras categorias “Estamos sempre pensando sobre o que e quando nós podemos fornecer nossas atividades de categorias globais, incluindo a F1. Claro, estamos pesquisando tais assuntos”.
A data limite para entregas foi 15 de maio e a previsão inicial é que no dia 16 de junho o resultado seja divulgado pela FIA. Além destas duas, se cogitava a participação da Good Year e da Hankook. Os americanos estão voltando aos poucos ao cenário global de competições e o retorno à F1 seria uma bela marca.
Já os coreanos participaram do processo anterior e tencionavam participar novamente, mas o incêndio em uma de suas unidades em março prejudicou as atividades e colocou em dúvida a participação.
Teremos novidades em breve. A percepção é que a Pirelli deve prosseguir com o fornecimento até 2027. Mas não sabemos os detalhes. Aguardemos.