Script = https://s1.trrsf.com/update-1732903508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

F1: Como Verstappen fez funcionar a estratégia em Miami

Não basta ter um bom carro e uma boa equipe. Mesmo com toda a tecnologia, o piloto ainda faz diferença. E Verstappen mostrou em Miami.

8 mai 2023 - 10h53
(atualizado às 11h06)
Compartilhar
Exibir comentários
Verstappen comemora a vitória em Miami
Verstappen comemora a vitória em Miami
Foto: Red Bull Content Pool

Miami pode não ter sido um primor de corrida. Foi mais animada do que a do ano passado, até mesmo pelo grid bagunçado. Porém nos mostra situações bem interessantes e são exemplos do que os pilotos fazem atualmente e não se dá tanta importância.

Embora os carros mudem, a tecnologia se faça cada vez mais presente e se considere “fácil” conduzir um F1 atualmente, o piloto faz diferença. Não podemos esquecer que a F1 é um campeonato de equipes para ver quem faz o melhor carro dentro de determinadas regras. Mas o fator humano pesa. E pudemos ver isso neste domingo em Miami.

Tantas outras vezes aqui no Parabólica e em outros espaços, já escrevi que, não basta ter um bom carro, uma ótima equipe e uma estratégia acertada. Tem que fazer isso tudo funcionar. Antes, Hamilton e a Mercedes fizeram isso por várias vezes. Atualmente, vemos Verstappen e a Red Bull.

Um dos pontos em que Verstappen melhorou bastante ao longo dos últimos tempos foi a gestão de pneus. Ok, o carro ajuda e muito. Porém, se um piloto fizer uma tocada temerária, acaba por prejudicar totalmente a situação.

Para Miami, as equipes ficaram atentas, pois o novo asfalto tornou a situação mais complexa. A pista ficou mais veloz, mas a chuva no domingo à tarde aumentou os temores de um piso que gastasse mais pneu. Mesmo assim, foi mantido o plano inicial de uma parada somente.

Para quem estava na frente, a estratégia obvia parecia ser a mesma do ano passado: largar com os médios e depois trocar para os duros. Mal ou bem, estava se usando o mesmo tipo de composto do ano passado e até mantida a pressão dos pneus.

Para quem estava largando na frente como era o caso de Sergio Perez, seria algo tranquilo. Conseguindo largar na frente, o mexicano poderia aproveitar que estava “de cara para o vento” e manter o composto médio em boas condições. Naquela superfície que havia sido “lavada”, a escolha pelo médio era mais acertada.

Largar com os compostos duros seria uma jogada mais ousada. Mesmo não sendo o mais duro da gama (C2), o pneu demoraria um pouco para entrar na janela ótima de funcionamento, o que poderia levar a um desgaste prematuro. Porém, quem estava mais para trás poderia tentar fazer diferente, pois, se tudo desse certo, usaria os médios com uma pista mais fria e emborrachada com um carro mais leve.

Segundo Christian Horner, chefe da Red Bull, as opções foram colocadas aos pilotos e Verstappen optou por largar com pneus duros. Ele sairia da 9ª colocação e uma escalada teria que ser feita. A equipe ponderou as dificuldades, mas o bicampeão as bancou. E fez a estratégia funcionar.

Comparativo da média de voltas ao longo da corrida. Verstappen conseguiu uma media ligeiramente melhor do que Perez (aqui se excluem voltas lentas)
Comparativo da média de voltas ao longo da corrida. Verstappen conseguiu uma media ligeiramente melhor do que Perez (aqui se excluem voltas lentas)
Foto: tracinginsights.com

Largando em 9º, Verstappen foi fazendo uma subida estratégica, aproveitando da ótima forma do RB19. Em 9 voltas, conseguiu chegar à 4ª posição. À sua frente, estavam Sainz, Alonso e Perez. E a diferença para o líder estava em 4,6 segundos. Aqui foi o momento que Verstappen começou a vencer a prova.

Se notar a evolução do tempo de Perez e Verstappen, viu que Perez não conseguiu andar mais rápido do que seu companheiro mesmo com composto mais macio. A estratégia era indicada, mas precisava ter uma diferença maior, diante de um Verstappen que estava com o jogo mais duro começando a funcionar e um médio que chegava ao final da sua vida média

Diferença Perez e Verstappen entre o momento em que Verstappen assumiu a 4ª posição e a parada de Perez na Volta 20
Diferença Perez e Verstappen entre o momento em que Verstappen assumiu a 4ª posição e a parada de Perez na Volta 20
Foto:

A partir daí, Verstappen fez a diferença: mesmo com um pneu com 20 voltas a mais, conseguiu ser mais rápido do que Perez mais vezes entre as voltas 21 e 44. Isso deu uma diferença de 18,5 segundos. E o quadro aqui abaixo mostra.

Comparativo de voltas Verstappen e Perez ao longo da prova
Comparativo de voltas Verstappen e Perez ao longo da prova
Foto: F1Tempo.com

A diferença não permitiria ainda que Verstappen voltasse na frente. Porém, voltou muito próximo. Aí cobrou a conta à Perez um pneu de 25 voltas de uso. O bicampeão tinha um jogo de pneus novos e um carro mais leve...foi uma questão de tempo.

Houve a possibilidade levantada pela Sky Sports de que a Red Bull não estaria dando à Perez a real situação do ritmo de Verstappen para não dar a possibilidade de que o mexicano não pudesse se defender. Sendo isso verdade, acaba sendo algo que impactaria no resultado. Mas vendo os rádios com calma, esta possibilidade se perde.

Comparativo de degradação de pneus. O composto duro se mostrou o mais adequado e Verstappen soube tratar melhor os médios do que Perez
Comparativo de degradação de pneus. O composto duro se mostrou o mais adequado e Verstappen soube tratar melhor os médios do que Perez
Foto: Tracing Insights / Twitter

Mas Verstappen se impôs e se recolocou como dominante após um GP do Azerbaijão onde as coisas não andaram a contento. Max conseguiu faz a estratégia funcionar e ganhar mais uma, se igualando a Sebastian Vettel como maior vencedor da história da Red Bull, com 37 vitórias.

O RB19 é uma tremenda máquina? Sim. Tanto que leva Russell a repetir que não estão mostrando todo o seu potencial. Mas é preciso uma equipe azeitada e pilotos que saibam conduzir.

Uma imagem cada vez mais comum: comemoração da Red Bull após uma vitória
Uma imagem cada vez mais comum: comemoração da Red Bull após uma vitória
Foto: Red Bull Content Pool
Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade