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F1: dá para acreditar em Alonso na frente no GP do Bahrein?

No primeiro dia de treinos do GP do Bahrein, Alonso mostrou que a Aston Martin é bem nascida e pode até sonhar. Mas a Red Bull se banca...

3 mar 2023 - 21h55
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Fernando Alonso e a Aston Martin AMR23: um par que aparece muito forte
Fernando Alonso e a Aston Martin AMR23: um par que aparece muito forte
Foto: Aston Martin Racing / Divulgação

O que apareceu nos testes, se escancarou nos treinos desta sexta do GP do Bahrein: a Aston Martin se mostrou efetivamente no grupo da frente. A prova maior foi a presença de Fernando Alonso na primeira posição no TL2 e até mesmo Lance Stroll com todas as dificuldades com seu pulso conseguiu a sexta posição.

O AMR23 havia mostrado que era um animal totalmente diferente de seu antecessor. Negociava bem as curvas e com boa velocidade final. Não foi à toa que Alonso terminou os testes com sorriso no rosto e talvez com o alívio de que finalmente uma mudança de equipe pareça ter sido bem-sucedida.

Embora ainda não se saiba exatamente onde cada equipe esteja, o TL2 deu chance das equipes trabalharem nas condições do horário do treino de classificação e da corrida. A Red Bull confirmou a sua boa forma, porém tendo alguns problemas de acerto. Perez foi o mais rápido no TL1 e Verstappen ficou em segundo no TL2.

Embora Alonso tenha se mostrado mais consistente na simulação de corrida com os pneus macios (C3), a Red Bull ainda aparece como favorita. Se vermos a análise das voltas mais rápida, feito pelo F1 Data Analysis, Verstappen foi mais rápido boa parte da volta.

Trechos da volta mais rápida no TL2 do Bahrein. Verstappen foi mais rápido por mais tempo. Ver o desempenho de Leclerc no techo que exige mais apoio.
Trechos da volta mais rápida no TL2 do Bahrein. Verstappen foi mais rápido por mais tempo. Ver o desempenho de Leclerc no techo que exige mais apoio.
Foto: F1 Data Analsys /Twitter

A Ferrari teve problemas com o aerofólio traseiro especialmente com o de única sustentação. Sainz teve problemas, fazendo um TL2 muito discreto, enquanto Leclerc ficou em P4. O SF-23 tem se mostrado com potencial, mas com bem temperamental. Mesmo com as mudanças feitas para este GP, ainda precisa destravar o desempenho e melhorar a gestão de pneus...

Mercedes e seus problemas: Mesmo o W14 sendo um carro um passo à frente do W13, ainda há problemas. A questão da velocidade máxima, que era prejudicada pela alta resistência ao ar, teve avanços. Porém o carro está nervoso, especialmente em curvas de baixa. E isso faz perder tempo. A equipe está trabalhando em novidades para breve, mas não ainda um modelo B.

Quadro de simulação de corridas do TL2 no GP do Bahrein
Quadro de simulação de corridas do TL2 no GP do Bahrein
Foto: Toni Sokolov / Twitter

Como melhor do resto, não há um retrato claro. Hulkemberg fez um bom TL2 e ficou em P5. A Alpine, que estava totalmente fora do radar, obteve um P7 com Gasly. Já a McLaren se convenceu que o MCL60 vai precisar de trabalho para entrar em um bom nível de desenvolvimento para poder brigar pelo posto que já foi dela.

AlphaTauri e Williams vão marcando o final do pelotão. Enquanto a Williams aparente uma evolução, o FW45 mostra ter os mesmos problemas de seu antecessor: falta de pressão aerodinâmica e tração falha. Já a equipe satélite da Red Bull ainda precisa encontrar um norte para entender o AT04.

O GP do Bahrein não pode ser considerado definitivo para o estabelecimento da hierarquia da F1 2023. Porém, os sinais estão sendo dados e são possibilidades. O fato é: a Aston Martin tem um bom carro e a Red Bull tem o favoritismo. Porém, ainda não se pode cravar nada. A ver o que acontece neste sábado.

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