F1: dá para acreditar em Alonso na frente no GP do Bahrein?
No primeiro dia de treinos do GP do Bahrein, Alonso mostrou que a Aston Martin é bem nascida e pode até sonhar. Mas a Red Bull se banca...
O que apareceu nos testes, se escancarou nos treinos desta sexta do GP do Bahrein: a Aston Martin se mostrou efetivamente no grupo da frente. A prova maior foi a presença de Fernando Alonso na primeira posição no TL2 e até mesmo Lance Stroll com todas as dificuldades com seu pulso conseguiu a sexta posição.
O AMR23 havia mostrado que era um animal totalmente diferente de seu antecessor. Negociava bem as curvas e com boa velocidade final. Não foi à toa que Alonso terminou os testes com sorriso no rosto e talvez com o alívio de que finalmente uma mudança de equipe pareça ter sido bem-sucedida.
Embora ainda não se saiba exatamente onde cada equipe esteja, o TL2 deu chance das equipes trabalharem nas condições do horário do treino de classificação e da corrida. A Red Bull confirmou a sua boa forma, porém tendo alguns problemas de acerto. Perez foi o mais rápido no TL1 e Verstappen ficou em segundo no TL2.
Embora Alonso tenha se mostrado mais consistente na simulação de corrida com os pneus macios (C3), a Red Bull ainda aparece como favorita. Se vermos a análise das voltas mais rápida, feito pelo F1 Data Analysis, Verstappen foi mais rápido boa parte da volta.
A Ferrari teve problemas com o aerofólio traseiro especialmente com o de única sustentação. Sainz teve problemas, fazendo um TL2 muito discreto, enquanto Leclerc ficou em P4. O SF-23 tem se mostrado com potencial, mas com bem temperamental. Mesmo com as mudanças feitas para este GP, ainda precisa destravar o desempenho e melhorar a gestão de pneus...
Mercedes e seus problemas: Mesmo o W14 sendo um carro um passo à frente do W13, ainda há problemas. A questão da velocidade máxima, que era prejudicada pela alta resistência ao ar, teve avanços. Porém o carro está nervoso, especialmente em curvas de baixa. E isso faz perder tempo. A equipe está trabalhando em novidades para breve, mas não ainda um modelo B.
Como melhor do resto, não há um retrato claro. Hulkemberg fez um bom TL2 e ficou em P5. A Alpine, que estava totalmente fora do radar, obteve um P7 com Gasly. Já a McLaren se convenceu que o MCL60 vai precisar de trabalho para entrar em um bom nível de desenvolvimento para poder brigar pelo posto que já foi dela.
AlphaTauri e Williams vão marcando o final do pelotão. Enquanto a Williams aparente uma evolução, o FW45 mostra ter os mesmos problemas de seu antecessor: falta de pressão aerodinâmica e tração falha. Já a equipe satélite da Red Bull ainda precisa encontrar um norte para entender o AT04.
O GP do Bahrein não pode ser considerado definitivo para o estabelecimento da hierarquia da F1 2023. Porém, os sinais estão sendo dados e são possibilidades. O fato é: a Aston Martin tem um bom carro e a Red Bull tem o favoritismo. Porém, ainda não se pode cravar nada. A ver o que acontece neste sábado.