Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

F1 define calendário de 2021 e nova data para o GP do Brasil

A categoria anunciou que o campeonato deste ano terá um total de 22 corridas e confirmou que prova em São Paulo será no dia 14 de novembro

28 ago 2021 - 08h12
(atualizado às 15h30)
Compartilhar
Exibir comentários

A Fórmula 1 anunciou neste sábado a mais recente versão do calendário do restante da temporada 2021. A nova configuração das datas apresenta um campeonato com 22, e não mais 23 etapas, e uma corrida com um "TBC" (to be confirmed, ou "a confirmar"), mas que já se sabe qual seria: o Catar, que pela primeira vez estará presente na categoria.

GP de São Paulo está marcado para o início de novembro e com presença de público
GP de São Paulo está marcado para o início de novembro e com presença de público
Foto: Pirelli / Grande Prêmio

De resto, não há grandes novidades: o GP do Brasil, conforme já havia confirmado o Grande Prêmio, será postergado em uma semana de sua data anterior e acontece entre os dias 12 e 14 de novembro, em São Paulo; a Turquia está de volta e ocupa uma das vagas deixadas por Japão/Austrália.

À boca pequena, falava-se que Mugello poderia constar em uma nova edição do GP da Toscana ou que o Bahrein seria palco de um novo GP de Sakhir, naquele anel externo do circuito. Nenhuma das opções se confirmou.

A organização do Liberty Media preferiu não seguir adiante com sua ideia previamente fixa de completar a primeira parte do calendário, de 11 corridas, com mais 12.

"Estamos muito satisfeitos em anunciar as atualizações do calendário 2021, após extensas discussões com os promotores e autoridades nacionais. A pandemia continua apresentando desafios à temporada, mas provamos que podemos nos adaptar e estamos confiantes de que podemos entregar um recorde de 22 corridas este ano, apesar de uma pandemia global", declarou Stefano Domenicali, presidente e diretor-executivo da F1.

O dirigente fez um agradecimento especial aos promotores das corridas de São Paulo, Cidade do México e Turquia "por sua paciência e flexibilidade" e acrescentou que a temporada se mostra "uma batalha incrível na pista". O GP do Catar ainda não foi confirmado porque será feito um anúncio especial para tal.

O cronograma desenhado para o começo da temporada, com três rodadas triplas no segundo semestre, foi amenizado em razão dos cancelamentos dos GPs da Austrália e Japão e da provável entrada do GP do Catar no calendário. A redução de 23 para 22 GPs em 2021 "quebrou" uma dessas sequências. Depois do GP da Rússia, em Sochi, a F1 faz uma pausa de duas semanas, realiza o GP da Turquia em 10 de outubro e aí viaja para os Estados Unidos para acelerar no Circuito das Américas em 26 do décimo mês.

A mudança no calendário fez com que o GP da Cidade do México fosse remarcado para 7 de novembro, uma semana antes do GP de São Paulo. A rodada tripla, já na parte final da temporada, será completada com, provavelmente, o GP do Catar.

Os chefes da maior categoria do esporte a motor estão lidando com uma série de alterações de datas e cancelamentos ainda em decorrência da pandemia, também no que se refere às limitações de viagem, especialmente do Reino Unido, que exige quarentena para pessoas que transitam de países que integram a lista vermelha.

No caso do Brasil, a solução da F1 foi reagendar o GP de São Paulo em uma semana e depois viajar para uma corrida no Oriente Médio logo em seguida, como forma de contornar essas restrições.

O GP do Catar, no circuito de Losail, habitué na MotoGP nos últimos anos, será uma semana depois da etapa brasileira, portanto acontecendo entre 19 e 21 de novembro. O calendário se encerra com as etapas previstas anteriormente: Arábia Saudita e Abu Dhabi.

A redução do calendário em uma corrida atinge decisivamente a luta pelo título entre Max Verstappen e Lewis Hamilton, já que 25 pontos - o valor de uma vitória na F1 - farão falta para quem quer que seja.

Depois da primeira metade da temporada, Hamilton terminou com 195 pontos no Mundial de Pilotos, enquanto Verstappen somou 187.

Fórmula 1 2021, calendário da sequência da temporada:
EtapaDataLocalCircuito
135 de setembroGP da HolandaZandvoort
1412 de setembroGP da ItáliaMonza
1526 de setembroGP da RússiaSóchi
1610 de outubroGP da TurquiaIstambul
1724 de outubroGP dos Estados UnidosAustin
187 de novembroGP da Cidade do MéxicoHermanos Rodríguez
1914 de novembroGP de São PauloInterlagos
2021 de novembroa confirmara confirmar
215 de dezembroGP da Arábia SauditaJedá
2212 de dezembroGP de Abu DhabiYas Marina
 
Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade