Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

F1: Desta vez, Interlagos não foi boa para a Mercedes

Na esperança de repetir o bom desempenho de 2022, Russell e Hamilton sonharam. Mas as deficiências do W14 e escolhas de acerto atrapalharam

5 nov 2023 - 16h36
Compartilhar
Exibir comentários
Hamilton e Russell em Interlagos: por mais que tenha havido apoio do público, o W14 não ajudou
Hamilton e Russell em Interlagos: por mais que tenha havido apoio do público, o W14 não ajudou
Foto: Mercedes AMG F1

Não se pode negar que tentaram. Mas nem o apoio da torcida fez que as coisas melhorassem para Mercedes. Em um final de semana mais curto, as deficiências do W14 apareceram e a possibilidade de repetir 2022 acabou passando longe dos comandados de Toto Wolff.

O W14, mesmo com todas as mudanças ao longo do ano, é um carro com muito arrasto aerodinâmico. Ou seja, tem dificuldade para ultrapassar o ar. Em Interlagos, este foi um problema grande para o time, especialmente para tratar o terceiro setor da pista, que vai da Junção até a linha de chegada.

Para tentar resolver isso, o time procurou usar um acerto com menos asa. Para a classificação, a situação não foi resolvida, embora tenha permitido que andassem próximos. Mas acabou agravando a gestão dos pneus tanto na Sprint quanto na Corrida principal.

Na Sprint Race a situação se mostrava ruim para os mercedistas. Usando pneus macios usados, a escolha mais agressiva acabou fazendo que tanto Russell quanto Hamilton fossem devidamente escalados, inclusive sendo superados pelas AlphaTauri.

Infelizmente, para domingo, pouco poderia se fazer. Dadas as regras de parque fechado, o máximo que poderia ser feito era algum ajuste na asa dianteira. Não ajudou o fato da pista estar mais quente no início. A esperança é que, com o passar da prova, as condições melhorassem. Ledo engano.

Embora tenha dado um bom salto, Hamilton foi logo escalado por Alonso e foi ficando para trás. O ritmo não era nada bom e mesmo Russell que também sofria, chegou a pedir várias vezes pela troca de posições, no que não foi atendido pela equipe.

Com a primeira parada e o uso dos médios, a esperança se renovou. Entretanto, a degradação continuou extremamente alta e ambos os carros foram perdendo rendimento. As discussões dos pilotos com o time foram bem acaloradas.... mas a estratégia acabou sendo de duas paradas, com Hamilton e Russell usando pneus macios antigos para fazer o último terço da prova.

Russell reclamou muito no rádio sobre a questão de troca de posições. Mas abandonou
Russell reclamou muito no rádio sobre a questão de troca de posições. Mas abandonou
Foto: Mercedes AMG F1

Mas não deu certo. Na volta 58, a equipe pediu para que Russell abandonasse a prova pois a temperatura do óleo estava aumentando muito. Enquanto isso, Hamilton tinha dificuldades para alcançar Pierre Gasly pela 7ª posição. Houve esforço, mas o francês conseguiu manter a diferença na casa de 2,5s e segurou a posição.

Interlagos é uma daquelas etapas para esquecer. A luta de Hamilton pelo Vice-Campeonato torna-se mais difícil e o foco agora passa a ser terminar o W15 (carro de 2024) e fazer um final digno de temporada.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade