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F1: Duas paradas? Pirelli preocupada com desgaste em Interlagos

Após dois dias de atividade, Pirelli recomenda duas paradas e o uso do composto macio para Interlagos. Safety Car pode ser determinante

5 nov 2023 - 12h53
(atualizado às 13h02)
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Charles Leclerc entrando nos boxes de Interlagos: pneus serão decisivos
Charles Leclerc entrando nos boxes de Interlagos: pneus serão decisivos
Foto: Pirelli Motorsport

Pneus sempre tem uma participação nas corridas da F1 e em Interlagos não é diferente. O circuito tem características que já forçam os compostos: muitas variações de altura um forte apoio para os carros. Uma boa aderência mecânica é fundamental para que se tenha um bom desempenho.

Por este motivo, a Pirelli decidiu trazer para Interlagos a mesma escolha do ano passado: C2, C3 e C4. Junte a isso um traçado em que o emborrachamento ideal não foi feito por conta da forte chuva no final de sexta-feira e a limpeza posterior que teve de ser feita para retirada dos detritos.

Nos trabalhos de sábado, a questão do desgaste se mostrou forte. Boa parte dos pilotos optaram por usar na Sprint o composto mais macio (C4), mas não novos. Isso acabou por tornar a atividade uma grande administração de pneus, mesmo curta. Ficou claro que os macios se acabaram muito depressa. Mesmo Daniel Ricciardo, que largou com pneus macios novos, foi prejudicado.

Pneus usados na largada da Sprint. Poucos usaram jogos novos
Pneus usados na largada da Sprint. Poucos usaram jogos novos
Foto: Pirelli Motorsport

Esse desempenho curto dos C4 deu à Pirelli a opção de usá-los no início da prova. A esperança é que a pista neste domingo esteja mais emborrachada e menos quente, o que ajudaria a usar o composto macio mais tempo.

A Pirelli indica que duas paradas seja o mais interessante, já que o tempo estimado de perda nos boxes é de 20 a 25 segundos. Mas chamou a atenção que no Treino Livre de sexta, as equipes trabalharam bastante com os compostos duros. Em tese, uma única parada seria a opção mais lenta. Porém...

Estratégias Interlagos
Estratégias Interlagos
Foto: Pirelli Motorsport

Só que Interlagos é uma pista onde o Safety Car acaba por marcar presença e a temperatura da pista varia muito rapidamente. Desta forma, a flexibilidade na estratégia é tudo. Eis o quadro de disponibilidade dos pneus. Vemos que Verstappen, Leclerc e Norris são os que tem maior flexibilidade no uso. A ver o que Stroll pode aprontar, já que também tem mais pneus disponíveis.

Cabe notar a opção de 3 paradas. Mas como vemos, são poucos os pilotos com pneus novos disponíveis. Talvez a ultima sequencia seria feita com pneus novos já usados, ajudado pelo fato de uma pista mais emborrachada e carros mais leves.

Parabólica
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