F1: Em decisão tardia, Alonso é punido e perde posição no pódio
Fernando Alonso cruza a linha em 3º no GP da Arábia, recebe 100º troféu da carreira, mas é punido e cai para 4º. Russell herda a posição
Fernando Alonso terminou em 3º o GP da Arábia Saudita. Comemorou com a Aston Martin o segundo pódio seguido, sumiu para a cerimônia junto do vencedor Sergio Perez e de Max Verstappen, recebeu o troféu, cumprimentou autoridades e voltou para a garagem. Festa para o 100º pódio de sua longeva carreira, um marco importante.
No entanto, apenas depois de tudo isso, surgiu uma punição por algo que aconteceu ainda na primeira metade da corrida, e o espanhol foi relegado à 4ª posição.
Tudo começou ainda na largada, quando Alonso posicionou seu carro de forma errada no 2º lugar do grid e acabou punido em 5 segundos. Quando fez sua parada nos boxes, na volta 19 de 50, a equipe aguardou os 5 segundos até tocar no carro antes de trocar os pneus, como manda o regulamento, fez o serviço e o devolveu à pista na mesma 2ª posição em que se encontrava.
Mas, apenas depois de quase uma hora, a direção de prova notou que um dos mecânicos, que operava o macaco que ergue a parte de trás do carro, tocou o equipamento no AMR23 de Alonso antes dos 5 segundos regulamentares. A infração não trouxe vantagem clara ao piloto, mas infringiu a regra.
A menos de três voltas do fim, a equipe ficou ciente da possibilidade de punição e orientou o piloto apertar o ritmo para ficar fora da margem de 5 segundos de George Russell, da Mercedes, que vinha logo atrás. Alonso conseguiu abrir 5s1 e, em tese, se viu fora de risco, caso a punição viesse mesmo. E veio. Mas foram 10 segundos de acréscimo ao tempo de prova, e não 5. Com isso, Alonso caiu do 3º para o 4º posto.
Com a punição tardia e anticlimática, a Mercedes pode comemorar seu primeiro pódio na temporada. E Alonso vai ter que esperar para celebrar (de novo) seu 100º pódio. A julgar pelo bom desempenho da Aston Martin na temporada, não deve demorar...