F1: Ferrari surpreende e Leclerc é pole no México
Sem liderar um treino livre sequer, Ferrari acorda no fim e garante primeira fila do GP do México
Nada parecia ser capaz de impedir a pole de Max Verstappen no México. O campeão ditou o ritmo de todos os treinos livres, foi o mais rápido no Q1 e 2° no Q2, mesmo indo à pista apenas uma vez. Mas nem ele nem a Red Bull contavam com a força da Ferrari.
Em uma pista que não parecia casar muito bem com o SF-23, Charles Leclerc cravou o melhor tempo logo no início do Q3 e subiu para o topo da tabela de tempos. Para melhorar a situação da equipe italiana, Carlos Sainz veio logo atrás, com o 2° tempo. Verstappen bem que tentou, mas não pôde superar os tempos das Ferrari e larga em 3°.
Outra surpresa foi o 4° colocado: Daniel Ricciardo, em dia inspirado, conduziu o limitado carro da AlphaTauri à parte da frente do grid, superando os carros de Mercedes e McLaren. Falando em McLaren, foi dela outra surpresa do dia - essa negativa. Lando Norris, vindo de ótima fase, ficou em um melancólico último lugar.
Sergio Perez, ídolo local, larga em 5°, ao lado de Lewis Hamilton. Oscar Piastri, George Russell, Valtteri Bottas e Guanyu Zhou completaram os 10 primeiros lugares.
A largada do GP da Cidade do México acontece às 17h desse domingo, 29 de outubro.
No detalhe: como foi a classificação no México
Verstappen liderou o Q1 com o tempo de 1min18s099. Alonso rodou no minuto final, o que acabou por impedir que todos em volta rápida melhorassem os seus tempos. Os eliminados foram Ocon, Magnussen, Stroll, Sargeant e um surpreendente Norris, no último lugar - em grande contraste com Piastri, seu colega, que terminou em 2°.
Na segunda parte da sessão, Verstappen abriu mão de fazer volta na parte final, apostando em sua ótima volta feita logo de cara. Foi suficiente para passar em 2°. O melhor tempo ficou com Hamilton, com 1min17s571. A Mercedes ainda fez o 3°, com Russell.
Os eliminados foram Zhou, Gasly, Hulkenberg, Alonso e Tsunoda. Mas Albon acabou tendo seu tempo deletado por exceder limites de pista e se viu relegado ao 14° lugar. Zhou voltou ao carro e foi ao Q3.
No último terço da classificação, a Ferrari mostrou uma força que ainda não havia mostrado ao longo do fim de semana. Na primeira saída, Leclerc e Sainz foram os mais rápidos e colocaram os carros vermelhos à frente. O monegasco ditava o ritmo, com 1min17s166.
Sem que ninguém conseguisse melhorar os tempos nas voltas finais, a pole ficou mesmo com Leclerc, tendo Sainz ao seu lado fechando uma primeira fila ferrarista. Verstappen ficou com o 3° tempo, com um surpreendente Ricciardo em 4°. Perez, Hamilton, Piastri, Russell, Bottas e Zhou fecharam o top 10.