Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

F1: Festival de jovens pilotos nos treinos do GP do México

Para cumprir a regra, os times correm para cumprir a regra e dão vaga para jovens pilotos no GP do México.

26 out 2023 - 17h57
Compartilhar
Exibir comentários
Ollie Bearman se prepara para estrear oficialmente na F1 no TL1 do GP do México
Ollie Bearman se prepara para estrear oficialmente na F1 no TL1 do GP do México
Foto: Moneygram Haas / Divulgação

A temporada vai terminando e uma das preocupações é cumprir a regra de dar espaço aos chamados “Jovens Pilotos” nos Treinos Livres. Com a limitação dos testes, a FIA e a F1 encontraram uma solução de dar chance aos pilotos reservas e aqueles que estão nas categorias menores.

Para poder habilitar piloto para participar deste evento é preciso que tenha Super Licença e não possa ter feito mais do que dois GPs ou tenha a chama Licença Especial para Treinos Livres: para isso, tem que ter pelo menos uma licença A da FIA, 6 provas na F2 ou 25 pontos em 3 temporadas e pelo menos 300km em um F1.

Para este final de semana no México, teremos um festival de “Jovens Pilotos”: Ollie Bearman andará na Haas, Theo Pourchaire na Alfa Romeo, Jack Doohan na Alpine, Frederick Vesti na Mercedes e Isack Hadjar na Alpha Tauri.

O regulamento ainda diz que os dois carros titulares devem ser utilizados e que as equipes devem comunicar com 7 (sete) dias de antecedência à FIA qual o piloto que será utilizado. Até aí, muito bem. Só que as regras tem suas brechas...

Uma delas é que um piloto estreante na categoria pode ser utilizado como cumprimento desta norma. O precedente foi aberto com Guanyu Zhou ano passado no Bahrein e a regra não foi mudada. Tanto que McLaren e Williams usaram a mesma premissa com Oscar Piastri e Logan Sargeant este ano para cumprir a regra de uma das saídas, respectivamente.

Outra é que a regra fala que os dois carros titulares devem ser usados. Só que não diz que tem de ser dois reservas. Desta forma, abre a possibilidade para que o mesmo “Jovem Piloto” use os dois carros em oportunidades diferentes. Isso é o que a Haas fará com Ollie Bearman correndo no lugar de Kevin Magnussen no México e de Nico Hulkemberg em Abu Dhabi.

Até agora, a situação dos “Jovens Pilotos” é esta:

Situação dos jovens pilotos até aqui
Situação dos jovens pilotos até aqui
Foto:

Para o próximo ano, esta situação está em avaliação, já que uma das ideias que estão na mesa é usar as Sprint Races para que estes pilotos possam participar. O fato é que todos concordam que alguma coisa tem que ser feita para valorizar mais a participação dos jovens volantes...

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade