F1: Festival de jovens pilotos nos treinos do GP do México
Para cumprir a regra, os times correm para cumprir a regra e dão vaga para jovens pilotos no GP do México.
A temporada vai terminando e uma das preocupações é cumprir a regra de dar espaço aos chamados “Jovens Pilotos” nos Treinos Livres. Com a limitação dos testes, a FIA e a F1 encontraram uma solução de dar chance aos pilotos reservas e aqueles que estão nas categorias menores.
Para poder habilitar piloto para participar deste evento é preciso que tenha Super Licença e não possa ter feito mais do que dois GPs ou tenha a chama Licença Especial para Treinos Livres: para isso, tem que ter pelo menos uma licença A da FIA, 6 provas na F2 ou 25 pontos em 3 temporadas e pelo menos 300km em um F1.
Para este final de semana no México, teremos um festival de “Jovens Pilotos”: Ollie Bearman andará na Haas, Theo Pourchaire na Alfa Romeo, Jack Doohan na Alpine, Frederick Vesti na Mercedes e Isack Hadjar na Alpha Tauri.
JD reporting for duty 👊
First stop, seat fit ✅#Alpine #MexicoGP pic.twitter.com/LgxuVLGcKq
— BWT Alpine F1 Team (@AlpineF1Team) October 26, 2023
O regulamento ainda diz que os dois carros titulares devem ser utilizados e que as equipes devem comunicar com 7 (sete) dias de antecedência à FIA qual o piloto que será utilizado. Até aí, muito bem. Só que as regras tem suas brechas...
Uma delas é que um piloto estreante na categoria pode ser utilizado como cumprimento desta norma. O precedente foi aberto com Guanyu Zhou ano passado no Bahrein e a regra não foi mudada. Tanto que McLaren e Williams usaram a mesma premissa com Oscar Piastri e Logan Sargeant este ano para cumprir a regra de uma das saídas, respectivamente.
Outra é que a regra fala que os dois carros titulares devem ser usados. Só que não diz que tem de ser dois reservas. Desta forma, abre a possibilidade para que o mesmo “Jovem Piloto” use os dois carros em oportunidades diferentes. Isso é o que a Haas fará com Ollie Bearman correndo no lugar de Kevin Magnussen no México e de Nico Hulkemberg em Abu Dhabi.
Até agora, a situação dos “Jovens Pilotos” é esta:
Para o próximo ano, esta situação está em avaliação, já que uma das ideias que estão na mesa é usar as Sprint Races para que estes pilotos possam participar. O fato é que todos concordam que alguma coisa tem que ser feita para valorizar mais a participação dos jovens volantes...