F1: FIA notifica GP de São Paulo por invasão de pista
Invasão do público para acompanhar o pódio foi iniciada antes do fim da prova. FIA cobra plano de ação à organização do GP de São Paulo
Nos últimos anos, algo que sempre foi uma marca registrada de Monza passou a acontecer em outras pista da Fórmula 1 ao redor do mundo: a invasão da pista após a corrida para assistir à cerimônia de pódio. Em Interlagos, a invasão tem se tornado uma tradição e um momento muito aguardado por parte do público.
Na corrida desse domingo (05), no entanto, o evento pode se tornar um problema para a organização. Isso porque o público começou a tomar a pista ainda antes do fim oficial do grande prêmio, ou seja, enquanto ainda havia carros em movimento pelo traçado. O incidente se deu na área de escape da Curva 1.
A FIA soltou um comunicado convocando representantes da organização do evento para que dessem explicações. Depois da reunião, em nova nota, a Federação comunicou que solicitou ao GP de São Paulo que elaborasse um plano de ação a ser enviado até o dia 30 de janeiro de 2024 para evitar que o problema se repita em edições futuras.
Segundo a FIA, essa não é a primeira vez que tal falha acontece na corrida brasileira. Além do plano de ação, a Federação informou que vai escalar o tema para o Conselho Esportivo, que poderá avaliar outras medidas que possam ser adotadas para evitar o problema, ou até aplicar punições à organização.
“Lembrancinhas” e confusão
A euforia causada pela chance de pisar no asfalto de Interlagos e chegar perto dos ídolos acaba por gerar tumulto, em certas ocasiões. O que viu em Interlagos foi muita correria e, em alguns pontos, confusão. No setor Heineken Village, fãs mais exaltados chegaram a brigar com seguranças que tentavam impedir – sem sucesso - a invasão de pista.
Não raro, fãs levam “lembrancinhas” da pista e do evento. Placas de publicidade e itens como a placa do DRS são arrancadas e levadas pela multidão que entra na pista. Da sala de imprensa de Interlagos, foi possível ver um grupo cercando e até tentando subir nos guinchos que levavam os carros danificados de Kevin Magnussen, de Alex Albon e de Charles Leclerc de volta aos boxes.
Confira o documento na íntegra (em inglês):