F1: Hamilton se posiciona sobre ações do governo Trump
Único piloto negro da Fórmula 1, Lewis Hamilton comenta ações do presidente dos EUA contra a diversidade
Lewis Hamilton é conhecido por suas declarações frequentes sobre igualdade e inclusão. Sendo o único piloto negro na Fórmula 1, ele se tornou um símbolo de representatividade devido ao seu ativismo e impacto na sociedade. Sempre engajado em abrir oportunidades e defender direitos, Hamilton demonstrou seu apoio à comunidade LGBTQIA+ em 2021 ao usar um capacete com as cores da bandeira durante um Grande Prêmio.
O heptacampeão tem um histórico de protestos em apoio à diversidade, incluindo manifestações em países onde a homossexualidade é criminalizada, como o Catar, palco de uma etapa da F1 em 2023.
Em uma nova entrevista para a Time, o sete vezes campeão do mundo, Lewis Hamilton, foi questionado sobre diversidade e inclusão na Fórmula 1.
Em novembro, a Ferrari, junto com todas as outras equipes da categoria, assinou uma carta de Diversidade e Inclusão. No entanto, a nova administração Trump adotou uma postura contrária, assinando uma série de ordens executivas que visam enfraquecer programas de diversidade, equidade e inclusão.
Apesar desse cenário, Hamilton segue firme em seu posicionamento. "Não vou mudar o que ele faz, ou o governo faz. Tudo o que posso fazer é tentar garantir que, no meu espaço, no meu ambiente, eu esteja tentando elevar as pessoas", afirmou. "Haverá forças ao longo do caminho que não querem isso, por qualquer motivo que eu não consiga entender. Isso não me impede. É uma luta que continuaremos lutando."
O heptacampeão também destacou sua confiança no compromisso da Ferrari com a inclusão, reforçando a importância de ações concretas dentro e fora do esporte.