Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

F1: Leclerc supera Red Bulls e se garante na pole em Baku

Charles Leclerc, da Ferrari, fez o melhor tempo da classificação e garantiu a pole para o GP do Azerbaijão, que acontece no domingo

28 abr 2023 - 11h31
Compartilhar
Exibir comentários
Charles Leclerc na sessão de classificação em Baku
Charles Leclerc na sessão de classificação em Baku
Foto: Ferrari / Twitter

A Fórmula 1 vive um fim de semana diferente. Trata-se da primeira vez que a classificação do Grande Prêmio acontece na sexta-feira. A mudança é parte do novo formato dos finais de semana sprint, em que o sábado passa a ser dedicado exclusivamente à classificação curta (chamada sprint shoot-out) e à corrida sprint propriamente dita, que deixa de influenciar no grid da corrida principal.

E quem levou a melhor na classifação atípica foi alguém atípico - ao menos em 2023. Charles Leclerc, da Ferrari, superou a dupla de Red Bull e garantiu o primeiro lugar no grid do GP do Azerbaijão. Ele, que já foi pole na pista de Baku anteriormente, corre em busca de uma primeira - e difícil - vitória na temporada.

Em Q1 com duas bandeiras vermelhas, Leclerc supera Verstappen no fim

Max Verstappen não demorou para ocupar a liderança – que também ocupara no único Treino Livre do fim de semana. Com o tempo de 1min41s817 ele se colocou à frente de Charles Leclerc por 0s218.

Com 10 minutos para o fim da primeira parte da sessão, Nyck de Vries travou os pneus dianteiros e bateu na curva 3, causando uma longa bandeira vermelha. Na reabertura dos boxes, foi a vez de Pierre Gasly errar na mesma curva e provocar a segunda bandeira vermelha da sessão.

Dado o reinício da sessão, Verstappen melhorou seu tempo, com de 1min41s398. Mas o mais rápido foi Leclerc, com 1min41s269. Alonso, Perez, Russell e Hamilton vieram em seguida.

Nos minutos finais, a Haas instruiu Kevin Magnussen a recolher seu carro aos boxes após ser detectado um problema. Além dos três pilotos fora de combate, ficaram de fora do Q2 Guanyu Zhou, da Alfa Romeo, e Nico Hulkenberg, da Haas.

Max Verstappen na classificação para o GP do Azerbaijão
Max Verstappen na classificação para o GP do Azerbaijão
Foto: Red Bull / Twitter

Verstappen se impõe no Q2

A dupla de Red Bull determinou o ritmo no começo do Q2. Logo nas primeiras saídas, os dois carros azuis e amarelos eram os únicos a andar na casa de 1min41s1, os tempos mais rápidos do fim de semana, com Perez ligeiramente à frente de Verstappen.

Leclerc, assim como havia feito no Q1, quis brigar com as Red Bull: 1min41s037 e a liderança. Que não durou muito, já que Verstappen apertou o ritmo e chegou a 1min40s822. Verstappen, Leclerc, Perez, Sainz e Alonso fecharam o top 5 dessa parte da classificação.

Lewis Hamilton passou por pouco, com o 10º lugar. Sorte melhor que de seu colega Russell, o 11º. Além dele, caíram no Q2: Ocon, Albon, Bottas e Sargeant.

Sergio Perez em Baku
Sergio Perez em Baku
Foto: Red Bull / Twitter

Q3: Empate na primeira saída, Leclerc na derradeira

No começo do Q3, Verstappen e Leclerc conseguiram a rara proeza de marcar o mesmíssimo tempo: 1min40s445. Vantagem para Verstappen por ter completado a volta antes. Perez, Sainz e Hamilton completavam o top 5.

Ficou tudo para os instantes finais. Leclerc foi o primeiro a cruzar a linha, pulando para o 1º posto com 0s242 de vantagem. Perez fez um bom primeiro setor, mas não o suficiente para superar Leclerc – nem Verstappen. Verstappen ficou para o fim da fila mas, apesar de melhorar seu tempo, não conseguiu superar o ferrarista, que ficou com a pole por margem de 0s188.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade