F1: Leclerc supera Verstappen e Hamilton e é pole nos EUA
Charles Leclerc, da Ferrari, é o mais rápido na classificação para o GP dos EUA e larga da pole no domingo. Verstappen erra na volta final
E deu Charles Leclerc na classificação para o GP dos Estados Unidos. O monegasco da Ferrari cravou o tempo de 1min34s723, foi o mais rápido do dia e garantiu a pole position para a corrida a ser realizada no domingo, 22, às 16 horas.
Desde o começo da sessão, Leclerc se viu em condição de equilíbrio com Max Verstappen, da Red Bull, e Lewis Hamilton, da Mercedes. Mas, no momento decisivo, Leclerc foi bem e marcou as duas melhores voltas do Q3. Verstappen cometeu dois erros em sua última tentativa e acabou em um frustrante 6º lugar. Hamilton ficou com o 3º posto.
No Q3, Lando Norris, da McLaren, que vive ótima fase, conseguiu se juntar à disputa nos momentos finais, se aproveitou das dificuldades de Verstappen e acabou com um importante 2º lugar no grid.
O 4º posto ficou com a Ferrari de Carlos Sainz, que larga ao lado de Hamilton. A terceira fila tem George Russell, da Mercedes, e Verstappen. A quarta fila é da Alpine, com Pierre Gasly à frente de Esteban Ocon. Fechando o top 10 ficaram Sergio Perez, da Red Bull, e Oscar Piastri, da McLaren.
A grande decepção do dia foi a Aston Martin, que segue em franco declínio e viu seus dois carros serem eliminados ainda no Q1. Fernando Alonso ficou com o 17º lugar, enquanto Lance Stroll não foi além do 19º e penúltimo posto.
Como dito, a classificação dessa sexta-feira determinou as posições do grid de largada da corrida principal, a ser realizada no domingo, 22, às 16 horas. O sábado está reservado para a sprint, com a classificação shootout sendo realizada às 14h30 e a corrida curta começando às 19 horas.
Confira no detalhe como foi a classificação para o GP dos Estados Unidos:
Hamilton à frente no Q1
A Red Bull soltou seus dois carros para suas voltas definitivas no minuto final do Q1. Verstappen destronou Sainz por quase meio segundo, mas viu um competidor quando Hamilton, que vinha em seguida, cruzou a linha 0s2 mais rápido. O inglês da Mercedes foi o mais rápido do primeiro trecho da classificação, com 1min35s091. Norris ainda se colocou entre os rivais de 2021e ficou em 2º, no apagar das luzes.
Na outra ponta da tabela de tempos, a grande surpresa foi a Aston Martin, que segue em franco declínio na temporada. Dessa vez, não apenas Stroll ficou de fora (foi o 19º), mas também Alonso (17º). Além da dupla da Aston, caíram Hulkenberg (16º) e os dois carros da Williams, com Albon em 18º e Sargeant, o piloto local, em um amargo 20º lugar.
Leclerc coloca Ferrari na frente no Q2
Leclerc mostrou a força no Q2 e marcou aquele que era, até então, o melhor tempo do dia: 1min35s004. Verstappen ficou apenas 0s004 atrás, pouco à frente de Hamilton. Sainz, Ocon, Norris, Gasly, Piastri, Russell e Perez, no limite, avançaram à fase final da classificação. Os eliminados foram: Tsunoda, Zhou, Bottas, Magnussen e Ricciardo.
Verstappen erra no Q3 e Leclerc é pole
Na primeira saída do Q3, Leclerc, Hamilton e Verstappen ditaram o ritmo, com leve vantagem para o piloto da Ferrari. Os três tinham boa vantagem sobre os respectivos companheiros de equipe – Russell, inclusive chegou a ter sua primeira volta deletada pelo infame limite de pista.
Na hora da verdade, Leclerc foi a primeiro a fechar volta, melhorando seu tempo em quase 2 décimos. Verstappen veio em seguida e superou o monegasco em míseros 0s005, mesmo cometendo pequeno erro na curva 1. Mas o campeão teve sua volta deletada por exceder o limite de pista na parte final da volta e caiu para o 6º posto. Restava Hamilton, mas o inglês não conseguiu melhorar sua própria volta, ficando com o 3º posto, atrás ainda de Lando Norris.
Com isso, Charles Leclerc fica com a pole do GP dos Estados Unidos, seguido por Norris, Hamilton, Sainz, Russell, Verstappen, Gasly, Ocon, Perez e Piastri.