Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

F1: Liberty Media e equipes saem em resgate das Sprint Race

F1 e FIA batem o martelo e definem mudanças para formato das Sprint Race, já valendo para este final de semana em Baku

25 abr 2023 - 16h55
Compartilhar
Exibir comentários
Largada do GP do Azerbaijão do ano passado. A F1 tenta fazer as Sprints funcionarem a qualquer custo
Largada do GP do Azerbaijão do ano passado. A F1 tenta fazer as Sprints funcionarem a qualquer custo
Foto: Red Bull Pool Content

Agora é oficial: após chegarem a um início de acordo no início do mês, F1 e FIA confirmaram a mudança do formato do final de semana das Sprint Race, com a decisão entrando em vigor ainda este final de semana, no GP do Azerbaijão.

O modelo que havia sido acertado entre as equipes na Austrália foi mantido. A partir de agora, Os finaos de semana de Sprint Race passa a ser o seguinte:

Sexta: Treino Livre 1 / Classificação Corrida Domingo

Sábado: Classificação Sprint Race / Sprint Race

Domingo: Corrida Principal

Formato da classificação da Sprint Race que passa agora para sábado
Formato da classificação da Sprint Race que passa agora para sábado
Foto: F1 / Twitter

A mexida em questão vem de encontro à tentativa da Liberty Media de aumentar a ação em pista e, de alguma forma, o numero de provas do campeonato. Já em 2021, quando este modelo foi colocado, muita gente torceu o nariz. Porém, era algo que valia ser testado e seria uma forma de dar mais provas sem ampliar o calendário.

 A intenção era até interessante. Porém, vimos Sprints que não renderam o esperado. Além de valores adicionais que não empolgavam as equipes, os pilotos se empenhavam mais na largada e pronto, fazendo a atividade se tornar uma bela procissão, mesmo valendo a formação do grid para domingo.

Mesmo com a mudança da pontuação no ano passado, passando os 8 primeiros a levar pontos (eram os 3 primeiros), não houve tanta alteração. Onde tivemos mais emoção foram nas etapas disputadas em Interlagos, mas por motivos extremos (escalada de Hamilton em 2021). Fora isso, o quadro seguiu o mesmo.

A alteração que vem a partir de agora é mais um "puxadinho" para tentar salvar as Sprint Races. Agora, foi decretado o fim do TL2 e a Sprint Race passa a ser um evento único, sem impactar a corrida principal, inclusive em relação a punições.

Em tese, o sábado acaba tendo um interesse a mais e as equipes acabam por ter menos tempo de pista para poder comprovar todos os acertos feitos nos simuladores. A imprevisibilidade aumenta e os pilotos teriam mais impeto para tentar mais alguma ação, até porque o valor pago para as equipes aumentou esta temporada para as Sprints. E impactaria inclusive a corrida principal....

Esta é a intenção da Liberty Media. Um dos pontos positivos é matar o Treino Livre 2 e tentar dar mais ação ao publico. Mas não há garantia que funcionará. A saída talvez fosse dar mais pontos, embora o fato da Sprint ser um unico evento possa forçar os pilotos a tentar mais alguma coisa. Mas a chance de continuar como está é bem considerável.

Stefano Domenicali já acendeu uma vela para que, desta vez, a coisa funcione. Dos formatos que apareceram até o momento, este´soa como o mais interessante. Porém, longe de ser o melhor. A conferir.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade