F1: Max Verstappen conquista primeira Pole Position de 2025
41ª pole position do tetracampeão mundial Max Verstappen na Fórmula 1. O piloto da Red Bull Racing desbancou Lando Norris e levou a melhor.
A terceira classificação do ano foi intensa em Suzuka. Max Verstappen superou todas as expectativas ao conquistar a pole position que, até então, todos imaginavam que seria de Lando Norris — em mais um bom momento para a McLaren. Mas o holandês mostrou, mais uma vez, por que é o atual campeão da Fórmula 1.
Q1
As luzes ficaram verdes, e a fila no final do pit lane foi liberada. Esteban Ocon liderou a saída, seguido por seu companheiro de equipe. Os pneus macios foram a escolha do momento — o composto macio do fim de semana era o C3.
Piastri marcou 1m28s143, um décimo mais lento que os tempos do TL3. Ainda há tempo para melhorar, com Russell assumindo a segunda posição ao se inserir entre os carros de pneus papaya.
Enquanto isso, problemas para Hadjar — ele informou pelo rádio que estava com o "mesmo problema" do TL3, algo relacionado ao seu cockpit.
O Q1 acabou sendo um sufoco de 18 minutos para alguns pilotos, incluindo Gabriel Bortoleto, que acabou ficando de fora.
Eliminados no Q1:
16º - Nico Hulkenberg
17º - Gabriel Bortoleto
18º - Esteban Ocon
19º - Jack Doohan
20º - Lance Stroll
Q2
Verstappen marcou 1m27s502, quatro décimos mais rápido que seu tempo no Q1. Esse virou o tempo a ser batido, mas Gasly não conseguiu superá-lo — e Bearman também não.
Leclerc tampouco conseguiu — o tempo de Verstappen seguia firme. Hamilton também não foi capaz de melhorar a marca do piloto da Red Bull.
A bandeira vermelha foi acionada, mas o momento não foi dos piores, já que todos os pilotos conseguiram registrar uma volta cronometrada. Os carros retornaram lentamente aos boxes, enquanto as câmeras flagraram mais um foco de incêndio à beira da pista.
Eliminados no Q2:
11º - Pierre Gasly
12º - Carlos Sainz
13º - Fernando Alonso
14º - Liam Lawson
15º - Yuki Tsunoda
Q3
George Russell não parecia estar forçando demais na pista — estava acelerando, mas com bastante suavidade. Ainda assim, marcou setores roxos e registrou 1m27s318, tempo a ser batido pelos demais.
Kimi Antonelli ficou quase um segundo atrás — com pneus usados, não conseguiu passar do Q1 com apenas um jogo, como fez seu companheiro de equipe.
Oscar Piastri acertou sua volta e cravou 1m27s052, dois décimos à frente de Verstappen, que assumiu a segunda posição. Leclerc ficou em terceiro, e Russell caiu para quarto. Piastri superou o recorde de 2019 que era de Sebastian Vettel.
Mas ninguém esperava que Max Verstappen surgisse de forma despretensiosa com um tempo capaz de tirar a pole de Lando Norris e Oscar Piastri. O holandês conquistou sua 41ª pole position na Fórmula 1 — e a primeira da temporada de 2025.
No rádio, Verstappen comemorou animado: "Yeah, eu estou [surpreso]. Em cada sessão fomos fazendo pequenos ajustes. A última volta foi completamente no limite. Guiar um carro de Fórmula 1 aqui é insano. É realmente um destaque estarmos de volta à pole neste lugar."
Lando Norris, que até então todos achavam que havia conquistado a pole, comentou:
"Estou feliz, parabéns ao Max, ele fez um ótimo trabalho. Você precisa reconhecer quando alguém faz uma volta tão boa assim — ele deve ter mandado muito bem. Eu tirei tudo do carro hoje, as diferenças foram mínimas. Foi bom, mas não o suficiente.
"Estávamos no limite do que tínhamos, só que hoje não foi o bastante."
A grande questão é se a Red Bull de Max Verstappen será o suficiente para uma vitória em Suzuka.