F1: Max Verstappen vence caótico GP da Austrália e segue líder
Com apenas 12 carros terminando a prova, o GP da Austrália foi épico. Bandeiras vermelhas, ultrapassagens, emoção e muita polêmica
Max Verstappen vence a sua segunda na temporada e a primeira da carreira em Melbourne. Largado em primeiro e tendo o óbvio carro mais rápido do ano, parecia ser uma corrida tranquila para o atual bicampeão Max Verstappen. Parecia. Desde a largada ruim até a outros acontecimentos que fogem do controle das equipes, o holandês não teve uma corrida tranquila.
As duas Mercedes começaram com tudo, mas Russell sofreu com duas coisas: um erro da Mercedes em chamá-lo para o box de forma prematura e uma quebra na sua unidade de potência. Por falar em erro e azar, Charles Leclerc, da Ferrari, à exemplo do Bahrein, não completou a prova. Desta vez, todas as chances do monegasco acabaram na primeira volta em um incidente com Stroll.
Em uma corrida movimentada em suas extremidades, a Austrália nos entregou uma surpreendente emoção na madrugada brasileira. Quem ficou acordado e viu ao vivo na íntegra toda a prova, realmente teve um grande entretenimento. Desde a largada caótica e brigas na pista, ainda sobrou tempo para um show em uma bandeira vermelha decorrente de um acidente de Kevin Magnussen.
A segunda etapa da temporada 2023 viu uma Red Bull muito forte ainda, mas a Mercedes chegou junto desde os treinos, andando na frente da Aston Martin e disputando forte no pódio. A Ferrari novamente teve azar e cometeu erros, o que prejudicou a corrida de Charles Leclerc.
Confira abaixo como foi o GP da Austrália no detalhe:
PRÉ-CORRIDA - A expectativa se dava pelas Mercedes, se as duas seriam capazes de surpreender Verstappen na largada. Alonso, atrás dos dois carros da escuderia alemã também poderia aprontar alguma coisa, mas deveria pensar em cautela, já que a corrida é longa.
LARGADA - O começo de prova foi totalmente insano, Verstappen vacilou e perdeu a liderança logo na curva 1. Depois, na tentativa de recuperar ficou preso atrás de George e Hamilton se aproveitou, pegando o vácuo e aproveitando para fazer a ultrapassagem por fora. A Ferrari de Leclerc se estranhou no meio do bolo com Stroll e acabou parando na brita. Mais um fim de semana difícil para o Monegasco.
VOLTA 4/58 - Após três voltas de Safety Car, foi dada a relargada para as emoções na Austrália, Russell saiu em primeiro, com Hamilton logo atrás e Verstappen na sequência. A confusão da largada e um pouco de atitude levou Alexander Albon ao sexto lugar no momento do reinício da prova, algo impressionante para a Williams.
7/58 - Alexander Albon, da Williams, que vinha na melhor posição da equipe em duas temporadas (6º), acabou escapando e estampando o muro na curva 6. Ele girou bastante antes de atingir o muro e por muito pouco não acabou gerando uma batida em T ao voltar para a pista. Felizmente, nada de pior aconteceu. Uma pena para o piloto tailandês, que deixou a prova no início.
8/58 - SAFETY CAR. Em razão o acidente, o líder George Russell aproveitou o carro de segurança do Albon e parou o carro #63, que voltou para a pista com composto duro. Carlos Sainz, da Ferrari, fez o mesmo.
9/58 - BANDEIRA VERMELHA. Por conta dos inúmeros destroços e brita jogados na pista, a direção de prova optou por acionar uma bandeira vermelha para limpar tudo com segurança. Dessa forma, pelo regulamento, os pilotos podem trocar seus pneus mesmo nessa condição e relargar com compostos novos, o que prejudicou diretamente Russell e Sainz, que se anteciparam. Um erro de Mercedes e Ferrari.
9/58 - RELARGADA. Após 12 minutos de bandeira vermelha, a direção de prova autorizou a relargada parada, conforme diz o regulamento. Hamilton P1, Verstappen P2 e Alonso P3 entre os três primeiros. Russell, que liderava a prova antes da paralisação saiu de P7 e Sainz, que estava na briga pelo pódio, de P11.
9/58 - Na relargada, Hamilton pulou bem e manteve a ponta, Alonso chegou a colocar pressão em Verstappen, mas sem sucesso. Nyck de Vries passou reto na chicane, mas se restabeleceu logo depois. Silenciosamente, com todo o caos, Gasly apareceu em P4, algo fantástico para a Alpine.
12/58 - Na possibilidade de abertura de DRS, Max Verstappen abriu a asa traseira móvel e ultrapassou Hamilton por fora na curva 10. O piloto holandês passou de passagem e abriu, de cara, dois segundos de vantagem para o britânico da Mercedes.
13/58 - A alegria de Pierre Gasly durou pouco, na 13ª volta George Russell aproveitou bem a asa traseira móvel e fez a ultrapassagem, para assumir a quarta colocação do GP da Austrália.
14/58 - No pelotão de trás, Sérgio Pérez foi escalando. O mexicano passou Sargeant e assumiu a 15ª posição. O piloto da Red Bull largou do fundo do grid após sofrer um acidente na classificação.
15/58 - Carlos Sainz fez uma bonita manobra para Lance Stroll e assumiu o 6º lugar. A Ferrari, nessa altura, se recuperando e fazendo o piloto espanhol se reposicionar na sua corrida.
18/58 - Na 18ª volta, o motor de George Russell quebrou. A unidade de potência do carro #63 parou de funcionar e incendiou. Uma corrida que começou dos melhores sonhos, terminou em pesadelo. George abandonou a prova.
18/58 - SAFETY CAR VIRTUAL. Em consequência da quebra de Russell, a direção de prova acionou o Safety Car Virtual, para que o carro fosse removido em segurança.
23/58 - Com 22 voltas completadas, Sérgio Pérez segue sua escalada. O mexicano ultrapassou Piastri e Tsunoda e já assumiu a 9ª posição, confirmando a velocidade desse carro da Red Bull.
25/58 - No rádio, Hamilton reporta para a equipe: “É um longo caminho para percorrer com estes pneus; não acho que vá até o fim". No ano passado, o composto duro durou praticamente toda a prova, mas os carros mudaram desde então e a pista estava bastante quente.
32/58 - Com o andar da corrida, Fernando Alonso foi se dedicando à caçada de Hamilton. A antiga briga da Fórmula 1 teve seu novo capítulo iniciado, mas esse é um embate muito mais tático do que tudo por enquanto.
45/58 - Perez ultrapassa dois carros em duas voltas; Norris pra 8° e Hulkenberg pra 7°
47/58 - Mediante a preocupação com o desgaste, Alonso economizou na metade da prova. A equipe, via rádio, autorizou ataque total do espanhol para cima de Hamilton.
48/58 - Verstappen travou rodas e por muito pouco não ficou preso na grama na curva 13. Ele reclamou de travamento nos pneus dianteiros, o que resultou nisso. Olhos abertos na confiabilidade do carro da Red Bull.
48/58. Dez voltas para o final: Verstappen P1, Hamilton P2, Alonso P3, Sainz P4. Aproxima-se a reta final da prova.
50/58 - Norris colocou pressão para cima de Hulkenberg e levou uma fechada. No rádio, o britânico reportou ao rádio que seu adversário mudou duas vezes de direção.
52/58 - Após muito lutar, Lando Norris ultrapassou Nico Hulkenberg na curva 12. O piloto da Haas ainda escapou da pista ao tentar se defender, mas não teve jeito. Lando assumiu a 8ª colocação.
54/58 - Kevin Magnussen perdeu o controle do carro, bateu no muro e teve problema de quebra de suspensão, fazendo com que abandonasse a prova faltando apenas quatro voltas para o fim. O pneu traseiro direito se desprendeu do carro e ficou na pista, assim, a direção de prova acionou um Safety Car.
55/58. SAFETY CAR. Em razão dos problemas originados pelo acidente do Magnussen, o Safety Car foi acionado. A Mercedes fez o seu famoso blefe, aprontou-se para um possível pit stop, mas não chamou Lewis Hamilton para o pit.
55/58. BANDEIRA VERMELHA. A direção de prova acionou uma bandeira vermelha e embolou tudo. Uma corrida que estava praticamente resolvida ganhou contornos dramáticos para o fim.
56/58. RELARGADA. Com pneus macios, os carros relargaram para as últimas duas voltas do GP da Austrália. O reinício não poderia ser mais caótico. Na frente, Verstappen pulou muito bem e não deu chances a Hamilton, mas Carlos Sainz tocou em Fernando Alonso na briga dos dois espanhóis pelo pódio. O piloto da Aston Martin ainda assim conseguiu trazer o carro para o prumo e continuar. No meio do bolo, as duas Alpines colidiram e ainda sobrou para Sargeant. Pérez, que estava na confusão, teve que tirar o carro para fora da pista e perdeu muitas posições. Nisso, Ocon, Gasly, Sargeant e De Vries abandonaram. A maior beneficiada desse caos foi a McLaren, que colocou seus carros em P6 e P7, fazendo assim a primeira pontuação de Oscar Piastri na categoria.
57/58. BANDEIRA VERMELHA. Com tantos detritos, a direção de prova resolveu parar novamente e decidir o que fazer.
58/58. PROCEDIMENTO DE RETOMADA: Não houve uma “relargada” de fato. A FIA definiu um retorno de “relargada lançada”, porém atrás do Safety Car. O regulamento diz que, nesse caso, deve ser feita a continuação na mesma ordem do reinício anterior: Verstappen P1, Hamilton P2, Alonso P3, Sainz P4 e assim por diante. Como restava apenas uma única volta, esta seria realizada atrás do carro de segurança. Dessa forma, eles completaram a 58ª volta e concluíram a corrida.
Carlos Sainz foi punido com 5 segundos pelo toque em Alonso, como a última volta foi realizada em fila indiana e atrás do Safety Car, o piloto espanhol despencou várias posições e finalizou em 12º.
Foi mais um dia em que o regulamento precisou ser dissecado e a FIA, junto com seus comissários, tiveram de ter o máximo de cuidado para não entrar em uma polêmica parecida com a de Abu Dhabi em 2021 e ainda assim dividiu opiniões nas redes sociais sobre o que deveria ser feito ou não. De todo modo, não podemos dizer que o Grande Prêmio da Austrália nos deixou entediados.