F1: Mercedes voltou ou a Red Bull que não se acertou no Bahrein?
Para quem esperava mais um passeio da Red Bull no Bahrein, as coisas foram diferentes: Ricciardo lider no TL1 e Hamilton na frente do TL2.
A F1 2024 teve seu primeiro dia de trabalho um pouco diferente do que vimos em 2023. Para quem esperava um verdadeiro passeio da Red Bull, acabou tendo até certo ponto uma grata surpresa ao ver os quadros de tempos e notar alguns fatos novos...
No TL1, Daniel Ricciardo acabou por colocar a Racing Bulls na liderança, com as duas McLarens (Norris e Piastri, nesta ordem) logo atrás. Em quarto, Yuki Tsunoda com a outra Racing Bulls. Max Verstappen foi um singelo 5º lugar. Porém, tem explicação: os quatro primeiros usaram os compostos mais macios do final de semana (C3). Alonso, ficou em quinto, usou os médios (C2), mesmo tipo usado pelos taurinos.
Cabe lembrar que este treino acaba não tendo tanta representatividade por conta dos horários da classificação e, especialmente, da corrida.Acabou tendo uma missão de mais um shakedown extendido e otimizar os dados obtidos na semana anterior.
O TL2 que acabou por ter maior importancia. Normalmente, é onde os times começam a preparação para a classificação e as simulações de corrida. E aqui tivemos uma surpresa: a Mercedes colocou seus dois carros na frente, com Hamilton e Russell. Verstappen foi um longinquo sexto lugar, reclamando muito da dirigibilidade do carro e não estar achando o ponto certo de aderência. A Ferrari também foi bem discreta, com Sainz em quarto e Leclerc em nono.
Chamou muito a atenção o desempenho das Mercedes. Não foram poucos que disseram que o W15 estava "seguro" durante a pré-temporada. Mas não deixou de ser curioso um determinado momento em que Toto Wolff nem pareceu o sério e tenso das ultimas temporadas e até lançou um olhar "pega rapaz" para as cameras da transmissão.
Aí ficou a dúvida até onde isso era realidade ou nao. Não foram poucos os analistas que, ao analisar os dados, dão conta de que Red Bull e Ferrari não liberarm toda a potência disponnível, euqnto a Mercedes já abriu a caixa de ferramentas. O fato é que o W15 soa realmente ser uma evolução e pode permitir sim dias melhores.
Já a Red Bull aparentemente segue com o comportamento de demorar a colocar os pneus para funcionar na janela ideal de funcionamento. Para uma volta rápida, isso se torna um problema. Entretanto, quando isso é colocado na simuação de corrida com os pneus macios, acaba sendo uma vantagem...
De acordo com o quadro de simulação montado por nosso companheiro Toni Sokolov, a Red Bull comprovou os dados obtidos na pré-temporada e foi quem teve o melhor desempenho neste quesito, sendo acompnhado pela Mercedes e pela Ferrari. Desta maneira, dá sim a impressão de que ainda há espaço para que Verstappen e Perez possam ir mais para a frente...
A Ferrari até aqui vem tranquila. Os pilotos confirmam que o SF-24 é uma evolução definitiva em relação aos ultimos anos. O que ainda deixa duvidas éa gestão de pneus: nos testes de pré-temporada, o ultimo dia deu indicações conflitantes. O fato é que Maranello trabalhou muito na sequencia das atividades iniciadas em 2023 em relação no uso da descarga da potência, o que ajuda no tratamento dos compostos.
A McLaren é que ainda deixa duvidas. O TL2 foi uma gangorra; Piastri foi P4 e Norris P20. No caso, o britanico teve problemas de acerto e com o carro. Mas aparentemente, não deve recuperar o posto de caçadora de touros pelo menos para esta primeira etapa. A própria equipe trecoionhece que a pista não é favorável ao MCL38, que deve receber novidades em breve.
Embora Verstappen tenha "passado em branco" neste primeiro dia, ainda é o favorito para a pole position. Em ritmo de corrida, tem folga. Agora, é confirmar se realmente a Red Bull estava devidamente "amansada" e ver o que esta Mercedes pode realmente entregar, sem esquecer da Ferrari...
O fato é que 2024 começou interessante. A ver como será o segundo dia...