F1 muda sistema de pontuação para evitar novo 'não-GP da Bélgica'. Vai funcionar?
A FIA homologou um novo sistema de punição para se prevenir em casos de corridas curtas ou interrompidas, como no GP da Bélgica de 2021. Será que vai dar certo?
Em decisão divulgada nesta semana, a Fórmula 1 definiu o novo formato de pontuação para os pilotos em caso de corridas curtas — como no GP da Bélgica de 2021, interrompido devido às fortes chuvas em Spa-Francorchamps. Para evitar a repetição dos eventos do ano passado, quando a indefinição tomou conta do paddock da F1, a FIA resolveu homologar uma nova distribuição de pontos em decisão que já vale para o campeonato de 2022.
Além dos pontos serem distribuídos apenas em casos de duas voltas completadas — sem a presença do safety-car na pista —, a entidade definiu três critérios diferentes de pontuação, baseados na duração da corrida em comparação ao tempo previsto inicialmente.
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Assim, o repórter João Pedro Nascimento explica as novas mudanças na F1 e questiona algumas curiosidades sobre o novo formato: por que apenas os cinco primeiros pontuam em casos de corridas com menos de 25% da duração? E nas que terminam entre 50% e 75%, apenas os nove primeiros recebem pontos, excluindo-se o décimo. Existe algum motivo para isso?
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