F1: Na casa dos touros, Verstappen domina os treinos na Áustria
Na pista da Red Bull, Verstappen não dá brecha e lidera os treinos do GP da Áustria. Enquanto isso, Mercedes e Ferrari sofrem para acertar
Mais um final de semana com Sprint Race e chegamos à Áustria, no Red Bull Ring. Além de ser casa dos taurinos, é uma pista cheia de detalhes: curta (menor extensão da temporada depois de Monaco), veloz e ainda com altitude, que tira potência dos carros. Além disso, os carros têm que ter uma boa eficiência aerodinâmica e tração para aproveitar as saídas de curva.
Quase um ano atrás, a McLaren começou o seu salto trazendo um extenso pacote aerodinâmico e querendo se consolidar no grupo da frente. Falamos nisso aqui e nesta sexta, a dupla Norris e Piastri mostrou que veio para ficar na frente. Para mostrar que está disposta a aumentar a sua aposta, a McLaren trouxe uma nova suspensão dianteira e uma asa dianteira ligeiramente modificada no apoio lateral.
Mesmo assim, não foi ainda o bastante para bater Max Verstappen. A concorrência se aproxima, mas a dupla Verstappen/Red Bull ainda segue na frente. Mesmo com um problema em um sensor no TL1, dominou os dois treinos e vai largar na frente na Sprint Race do sábado.
Mercedes demonstrou que realmente evoluiu, mas ainda não o bastante para ser um real competidor. No TL1, o foco foi trabalho nas simulações de corrida, especialmente com Hamilton. Mas na qualificação, um problema no assoalho por uma escapada de pista por parte de Hamilton acabou prejudicando marcar tempo.
Quem vem estagnando é a Ferrari. O pacote de melhorias trazido em Barcelona não surtiu o efeito desejado. Tanto que os italianos optaram por não trazer nada de novo para esta prova para focar no entendimento do SF-24 e trazer algo em Silverstone. O que se fala é que as alterações feitas trouxeram mais pressão aerodinâmica, mas fizeram o carro quicar mais, perdendo o ganho obtido.
Para completar, ainda houve a entrada em ação do anti-stall no motor de Leclerc quando este iria sair para fazer sua volta rápida no Q3 da classificação da Sprint Race. O monegasco teve que parar na saída dos boxes e reiniciar o carro. Resultado: perdeu a oportunidade de marcar tempo e largará do 10º lugar.
Quem surpreendeu de certa forma mais uma vez foi a Alpine: mais uma vez colocou seus dois carros entre os 10 primeiros. A estratégia de chassi aliviado de peso e um pacote aerodinâmico novo vem conseguindo destravar um pouco do desempenho do A524.