Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

F1: Na Espanha, Verstappen faz volta imbatível e é pole

Max Verstappen crava a pole com tranquilidade na Espanha. Leclerc, Perez e Russell decepcionam. Carros da Mercedes se tocam

3 jun 2023 - 12h35
Compartilhar
Exibir comentários
Verstappen sobrou na classificação em Barcelona
Verstappen sobrou na classificação em Barcelona
Foto: Red Bull / Twitter

Mais uma etapa da Fórmula 1 em 2023, mais uma demonstração de que o ano é mesmo de Max Verstappen. O holandês, que já havia liderado os três treinos livres, confirmou o favoritismo e fez uma pole dominante no circuito de Barcelona, na Espanha.

A sessão de classificação ficou ainda mais tranquila para Verstappen ao ver vários pilotos de ponta ficarem pelo caminho. Ainda no Q1, Charles Leclerc, da Ferrari, decepcionou e fez apenas o 19º tempo. No Q2, foi a vez de Sergio Perez e George Russell serem eliminados. E Fernando Alonso, outro que poderia incomodar, andou com o carro danificado após uma escapada e não passou do 9º tempo.

Ao seu lado, o atual bicampeão terá na primeira fila um piloto local: Carlos Sainz, da Ferrari. Lando Norris, da McLaren, é o 3º, seguido por Pierre Gasly, da Alpine. Lewis Hamilton sai do 5º lugar. O inglês protagonizou o momento mais polêmico do dia, quando foi fechado pelo próprio colega de Mercedes, George Russell, ainda no Q2, e perdeu parte da asa após toque.

Confira no detalhe como foi a classificação para o GP da Espanha:

Leclerc decepciona no Q1

A classificação começou com uma leve garoa. Antes que a situação ficasse mais complicada, todos foram logo à pista com pneus macios. Tsunoda, Alonso, Bottas e Albon escaparam e/ou  rodaram nos minutos iniciais, vítimas da pista ensaboada, mas sem contatos e batidas. De forma um tanto precipitada, a direção de prova acionou a bandeira vermelha e interrompeu a classificação com apenas 4 minutos de atividades de pista. Alegadamente, pela bruta que se acumulou a pista em razão das escapadas.

Dia para esquecer: Leclerc foi apenas o 19º
Dia para esquecer: Leclerc foi apenas o 19º
Foto: Ferrari / Twitter

Com bandeira verde, os pilotos optaram por seguir com os pneus de banda vermelha. De Vries rodou no trecho entre as curvas 10 e 11, que já havia feito outras vítimas. Assim como os outros que erraram ali, ele voltou sem maiores problemas.

Enquanto os pilotos lutavam com as condições complicadas da pista, Verstappen mantinha o padrão dos treinos livres e sobrava: 1min13s615. Apenas o surpreendente Oscar Piastri, da McLaren, se aproximava, mostrando destreza na pista traiçoeira.

No minuto final, os tempos melhoraram consideravelmente. O tempo de Verstappen, que liderava com folga, foi parar no 9º lugar da tabela de tempos. Hamilton foi o mais rápido do Q1, seguido por Norris, Russell, Sainz, Hulkenberg, Ocon, Gasly, De Vries, Verstappen e Zhou.

Leclerc e Perez tiveram dificuldades ao longo de todo o Q1. O mexicano da Red Bull se classificou para fase seguinte na bacia das almas, no 16º tempo. Já o ferrarista não teve a mesma sorte. Em um dia para esquecer, Leclerc classificou sua Ferrari numa trágica 19ª posição. Além dele, caíram Bottas, Magnussen, Albon e Sargeant.

Russell e Hamilton se enroscam
Russell e Hamilton se enroscam
Foto: F1 / Reprodução

Perez e Russell ficam pelo caminho

Mas não foi só Leclerc que teve um dia ruim. As outras equipes grandes também viram alguns de seus pilotos ficando pelo caminho. No Q2, Perez e Russell foram 11º e 12º, respectivamente. Duas grandes decepções, especialmente Perez, que viu seu colega Verstappen liderar a sessão.

Russell ainda protagonizou um momento polêmico ao se enroscar com Hamilton. Enquanto o heptacampeão abria sua volta, Russell obstruiu a passagem e os dois chegaram a dar um toque. Hamilton teve o bico danificado no incidente.

No Q2, Verstappen foi seguido por Norris, Sainz, Hamilton, Ocon, Piastri, Stroll, Alonso, Gasly e Hulkenberg. Entre os eliminados, além dos citados, caíram Zhou, de Vries e Tsunoda.

Lando Norris foi um dos destaques do dia
Lando Norris foi um dos destaques do dia
Foto: F1 / Twitter

Verstappen sobrando

Verstappen começou o Q3 com tudo, com volta de 1min12s272, nada menos que 9 décimos melhor que o 2º daquele momento, que era Hamilton. O tempo foi suficiente para garantir a pole. A briga ficou pelo resto.

Alonso começou o dia com esperança de fazer frente à Red Bull, mas se viu prejudicado por um dano no assoalho causado por uma escapada ainda no Q1. O ídolo local foi apenas o 9º no geral. O segundo posto ficou com outro piloto espanhol, no entanto. Carlos Sainz, da Ferrari, parte ao lado de Verstappen.

A McLaren, uma das únicas equipes a ter dois carros no atípico Q3, ao lado da Alpine, comemorou Norris no 3º lugar. Depois dele, vieram, Gasly, Hamilton, Stroll, Ocon, Hulkenberg, Alonso e Piastri.

A classificação para o GP da Espanha
A classificação para o GP da Espanha
Foto: F1 / Twitter
Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade