F1: No Canadá, Verstappen é pole e Hulkenberg fica em segundo
Em grid embaralhado por chuva, Verstappen se impõe com seu talento e consegue mais uma pole. Hulkenberg surpreende e larga da 2ª posição.
Com o clima chuvoso no Canadá e um Q2 movimentado, Max Verstappen dominou os treinos e vai largar na pole na corrida de amanhã. O quali ficou marcado por duas bandeiras vermelhas e pelas surpresas de Albon e Hulkenberg, que conseguiu uma incrível segunda posição com sua Haas. Vice-líder do campeonato, o mexicano Sergio Perez continua sua má fase e caiu ainda no Q2 junto com Charles Leclerc
Confira no detalhe como foi a classificação para o GP do Canadá:
Pista secando e bandeira vermelha no Q1
A sessão começou sem chuva mas com a pista parcialmente molhada e escorregadia, fazendo com que os carros saíssem com pneus intermediários. Logo na saída, Zhou teve problemas de motor com sua Alfa Romeo e parou na saída da curva 6, fazendo com que a sessão fosse interrompida. O piloto chinês conseguiu resolver o problema e retornou ao box, ele ainda voltou à pista mas ficou com a 20ª posição
Com as condições da pista ainda longe das ideais, pilotos como Perez, Leclerc, Hamilton e Sainz tiveram seus tempos de volta deletados por escaparem do traçado, principalmente entre as curvas 3/4 e 8/9 que tinham ainda acúmulo de água, diferente do último trecho da pista, a partir do hairpin até a chegada, que possuía uma linha de pista seca.
Já no fim do Q1, Sainz e Tsunoda acabaram atrapalhando a volta rápida de Gasly, que ficou furioso com ambos. O francês acabou caindo na primeira parte, ficando na 17ª posição. Junto com ele, ficaram de fora Tsunoda, De Vries, Sargeant e Zhou.
Leclerc e Perez fora
Com a pista cada vez mais seca, os pilotos começaram a apostar na troca do pneu intermediário para o macio. O primeiro foi Albon, que serviu como teste para os demais. O piloto da Williams conseguiu passar pelo primeiro setor, que era a parte mais molhada da pista, e voou nos últimos dois setores e fez o melhor tempo com 1m18s725, chegando a abrir um segundo de vantagem para o tempo de Alonso, ainda com intermediários.
A partir dai os pilotos começaram a fazer as trocas de pneus, com Verstappen, Norris e Piastri fazendo bons tempos com macio. Quem sofreu com as trocas foram Leclerc e Perez, que demoraram a ir para os macios, perderam tempo e viram a chuva voltar para a pista. Incapazes de melhorar seus tempos, os dois ficaram de fora do Q3 na 11ª e 12ª posições respectivamente. Além deles, ficaram de fora Stroll, Magnussen e Bottas.
Hulkenberg aproveita a chuva
Com a chuva aumentando durante a sessão e as condições piorando, os pilotos rapidamente sairam para pista. Verstappen foi o primeiro e aproveitou para fazer o primeiro tempo, com 1s244 de diferença para Hulkenberg, surpreendendo com sua Haas na segunda posição. O piloto alemão fez sua volta ao mesmo tempo que Piastri batia na saída da curva 7, criando mais uma bandeira vermelha na sessão.
Com a paralisação, a condição da pista piorou significativamente com a chuva contínua e na volta à pista, ficou claro que dificilmente alguém conseguiria melhorar seus tempos e os pilotos ficaram nos boxes. Com isso, Verstappen conseguiu sua quinta pole na temporada com o tempo de 1m25s858. Quem comemorou bastante a chuva foi a Haas que garantiu a 2ª posição com Hulkenberg. Já a 3ª posição ficou com Alonso. Depois deles, vieram, Hamilton, Russell, Ocon, Norris, Sainz, Piastri e Albon.