F1: Oscar Piastri lidera último treino livre no Bahrein
O piloto da McLaren, Oscar Piastri, liderou o último treino livre no circuito do Bahrein e reforçou seu favoritismo para a pole position.
Os pilotos foram à pista neste sábado para o terceiro e último treino livre no Bahrein — uma das etapas mais conhecidas do calendário da Fórmula 1. A atividade ganhou importância extra, já que algumas equipes trouxeram atualizações para seus carros em busca de desempenho e pontos na corrida de domingo.
Oscar Piastri e Lando Norris reforçaram mais uma vez o favoritismo da McLaren na briga pela pole position no Bahrein. Charles Leclerc fechou o top 3 e ofereceu um leve fio de esperança aos torcedores da Ferrari.
A Haas iniciou o dia com Oliver Bearman sendo o primeiro a deixar os boxes, calçando pneus duros. O britânico foi seguido por Esteban Ocon, também com o mesmo composto. A equipe americana viveu um primeiro dia misto: Ocon enfrentou novamente problemas de quique — os mesmos que sofreu no Japão — enquanto Bearman mostrou ritmo forte sob as luzes da noite anterior.
O bom desempenho pode estar ligado à nova atualização aerodinâmica trazida para a etapa japonesa: um novo assoalho, que segue nos carros neste fim de semana. A Ferrari, inclusive, também apostou em um novo assoalho, instalado nos dois carros da equipe.
Com o avanço da tarde, as temperaturas começaram a cair: o asfalto desceu para 43 °C e o ar, para 32 °C. Essa mudança colaborou para o aumento de aderência, impulsionado também pela borracha deixada na pista pelas categorias de base F2 e F3, que correm neste fim de semana.
Bearman, que não participou do primeiro treino por ceder o carro a um novato, reclamou da falta de aderência ao comparar com as sessões anteriores: “É impressionante como a aderência está pior do que antes.”
Outra escolha estratégica que chamou atenção foi da Alpine, que enviou Pierre Gasly e Jack Doohan à pista com pneus médios — um movimento curioso, considerando que os compostos médios e duros devem ser os mais usados na corrida, prevista para duas paradas.
Durante a sessão, os replays mostraram Doohan escapando levemente dos limites da pista e subindo nos zebras, o que causou um pequeno desequilíbrio — suficiente para acordar qualquer piloto mais desatento.
Com pneus macios usados, Lewis Hamilton marcou 1:34.846, apenas 0s057 à frente de Charles Leclerc. Os tempos ainda estavam distantes da marca de Piastri da noite anterior (1:30.505) e ainda mais da pole de 2024 (1m29s179).
Max Verstappen teve dificuldades em sua primeira volta rápida. Após uma escapada, abortou a tentativa e expressou insatisfação via rádio antes de retornar aos boxes.
Pouco depois, Norris subiu para a liderança com 1:33.796 — meio segundo mais rápido que Alonso e quase um segundo à frente de Gasly, que estava com pneus médios.
Na disputa interna da McLaren, Piastri respondeu à altura, superando Norris e garantindo o melhor tempo da sessão com uma volta consistente e agressiva.
O treino foi interrompido momentaneamente por um Virtual Safety Car (VSC), acionado após Nico Hülkenberg parar na curva 8 com o carro entrando em anti-stall. O alemão informou o problema pelo rádio e precisou ser retirado da pista, mas a rápida ação dos fiscais permitiu o retorno à bandeira verde pouco tempo depois.
Já nos minutos finais da sessão, Leclerc teve um contratempo inusitado: um dos retrovisores do seu carro se soltou na reta antes da última curva. O incidente, além de comprometer a visibilidade traseira, levanta preocupações sobre a montagem da peça — um detalhe que não pode ser ignorado às vésperas da classificação.
Oscar Piastri registrou o melhor tempo do fim de semana, com 1:31.646, e reforçou não apenas seu favoritismo, mas também o da McLaren na disputa pela pole position no Bahrein.
📊 Confira os tempos dos pilotos na última sessão de treinos livres no Bahrein!
🟠 Primeira parte da tabela de tempos após o TL3:
🟠 Segunda parte da sessão:
Os pilotos retornam à pista às 13h (horário de Brasília) para disputar a tão esperada pole position! Fique ligado!