F1: Perez passa Leclerc e vence corrida sprint do Azerbaijão
Mexicano da Red Bull ultrapassa monegasco da Ferrari e conquista a vitória na primeira corrida sprint da temporada
A Red Bull pode não ter feito a pole da corrida principal nem da corrida sprint no Azerbaijão. Mas isso não quer dizer que a equipe tenha perdido a força. Sergio Perez mostrou a força dos touros vermelhos ao largar em 2º na sprint e apenas controlar o ritmo para esperar o momento certo de dar o bote sobre Charles Leclerc, da Ferrari, e rumar para a vitória.
Trata-se da primeira vitória em corrida sprint da carreira do mexicano. A conquista lhe rendeu 8 pontos na tabela do campeonato. Leclerc, 2º, somou 7. Max Verstappen, atual bicampeão e líder da temporada, chegou a cair para 4º na largada, mas terminou na 3ª posição e agregou 6 pontos na tabela.
Os outros pilotos a pontuar foram: George Russell, Carlos Sainz, Fernando Alonso, Lewis Hamilton e Lance Stroll. Confira como foi a primeira sprint da temporada:
PRÉ-CORRIDA – Enquanto a Ferrari optou por calçar pneus médios novos no carro de Leclerc, a Red Bull colocou jogos de médios usados nos carros de seus pilotos. Dos 19, 17 largaram de pneus médios, com Norris e Zhou de macios. Sim, 19, porque o Williams de Sargeant não largou depois da pancada que deu na classificação.
LARGADA – Leclerc se valeu dos pneus mais novos e se manteve na ponta. Logo atrás, Russell foi agressivo para cima de Verstappen e o 3º lugar. Sainz tentou dar o bote sobre o campeão, mas não conseguiu. Ao fim da primeira volta, Tsunoda tocou o muro e perdeu um pneu. Safety car virtual acionado, mas a demora para limpar a pista provocou um safety car real.
Tsunoda conseguiu se arrastar para os boxes e trocar a roda, mas seu AT04 estava completamente desalinhado, forçando um abandono.
RELARGADA – 05/17 – Leclerc demorou o quanto pôde para acelerar e evitar o vácuo. Para ele, deu certo. Verstappen retomou a posição de Russell. Hamilton tentou passar Sainz, mas acabou bloqueado pelo espanhol e ainda ultrapassado por Alonso.
08/17 – Perez, de asa aberta, passa Leclerc e assume a liderança. O ferrarista tentou o troco logo em seguida, mas sem sucesso.
12/17 – A ordem entre os 8 primeiros se mantinha estável: Perez, Leclerc, Verstappen, Russell, Sainz, Alonso, Hamilton e Stroll.
17/17 – Verstappen se aproxima de Leclerc, mas não consegue chegar para tentar a ultrapassagem.
Perez vence a sprint, seguido por Leclerc e Verstappen.
A corrida principal acontece nesse domingo (30), às 08 horas da manhã no horário de Brasília.