F1: Pirelli anuncia mudança nos pneus para Silverstone
Para evitar acidentes, fabricante anuncia mudanças na estrutura dos pneus para Silverstone. Mudança deve ainda ser aprovada pela F1
Um dos pontos mais críticos da corrida, os pneus podem ser determinantes para o sucesso. Na F1, não é diferente e a Pirelli anuncia novidades para Silverstone.
Para esta prova, a fabricante já prometia a introdução do novo pneu C1, que vinha para substituir o antigo, que virou C0. A motivação é que Silverstone ser um circuito que demanda muito da pressão aerodinâmica e da variação de direção. Sem contar que, após vários testes, a Pirelli achou a diferença entre o antigo C1 e o C2 muito grande.
Mas isso não basta. Por conta do desenvolvimento dos carros deste ano, a pressão aerodinâmica aumentou (isso mesmo com o aumento da altura). Desta forma, a Pirelli anuncia que deve introduzir novos pneus a partir do GP da Grã-Bretanha.
Segundo a fornecedora, a mudança não será nos compostos, mas sim na estrutura. O pneu não é somente feito de borracha, mas também uma combinação de fios de aço, nylon, poliester e lâminas de kevlar. Além de sustentar o peso do carro, eles têm que suportar a resistência do ar e a variação de direção.
Na mesma Silverstone, já vimos em anos anteriores o famoso processo de “delaminação”. Em trechos como o da Copse e da Becketts, onde os pilotos entram praticamente em aceleração plena, os carros sofrem uma forte influência da pressão aerodinâmica, os empurrando contra o asfalto, além das forças laterais.
Para poder lidar com esta situação, as equipes costumavam reduzir a pressão dos pneus para poder ter mais aderência e que eles cedessem um pouco mais para ajudar a andar mais rápido. Porém, com os grandes números de velocidade e pressão aerodinâmica, vimos vários estouros neste trecho. A partir destes fatos é começou a questão do controle mais ferrenho da pressão dos pneus (hoje, a FIA e a Pirelli têm como controlar em tempo real).
Lembram-se do acidente de Kyvat e a chegada de Hamilton chegando em 3 rodas no fim de 2020? É este tipo de coisa que a Pirelli quer evitar com esta alteração.
Por uma questão de segurança, de modo a se resguardar de acidentes, a Pirelli, atendendo ao regulamento, anuncia tal alteração (até porque ela tem que anunciar os compostos até 8 semanas antes das provas). Porém, este tipo de modificação tem que ser aprovada pelas equipes, FIA e F1. Por se tratar de questão de segurança, se espera que a questão passe sem problemas, embora a FIA tenha a liberdade de autorizar por si só por este motivo.
Entretanto, cabe verificar como as equipes irão encarar. Normalmente, a Pirelli repassa aos times estes dados e a comissão de F1 os avalia (ver aqui para entender a dinâmica). Talvez apareçam algumas sobrancelhas levantadas, pois como os carros não cederão tanto em curva...Testes serão feitos no Treino Livre do GP da Espanha.
Para ajudar a entender, segue um vídeo do canal Driver61 onde ele explica um pouco do pneu da F1 (em Inglês)