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F1: Pirelli anuncia mudança nos pneus para Silverstone

Para evitar acidentes, fabricante anuncia mudanças na estrutura dos pneus para Silverstone. Mudança deve ainda ser aprovada pela F1

12 mai 2023 - 09h27
(atualizado às 10h26)
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Pneus F1: Pirelli reforça segurança a partir de Silverstone
Pneus F1: Pirelli reforça segurança a partir de Silverstone
Foto: Pirelli / Divulgação

Um dos pontos mais críticos da corrida, os pneus podem ser determinantes para o sucesso. Na F1, não é diferente e a Pirelli anuncia novidades para Silverstone.

Para esta prova, a fabricante já prometia a introdução do novo pneu C1, que vinha para substituir o antigo, que virou C0. A motivação é que Silverstone ser um circuito que demanda muito da pressão aerodinâmica e da variação de direção. Sem contar que, após vários testes, a Pirelli achou a diferença entre o antigo C1 e o C2 muito grande.

Mas isso não basta. Por conta do desenvolvimento dos carros deste ano, a pressão aerodinâmica aumentou (isso mesmo com o aumento da altura). Desta forma, a Pirelli anuncia que deve introduzir novos pneus a partir do GP da Grã-Bretanha.

Segundo a fornecedora, a mudança não será nos compostos, mas sim na estrutura. O pneu não é somente feito de borracha, mas também uma combinação de fios de aço, nylon, poliester e lâminas de kevlar. Além de sustentar o peso do carro, eles têm que suportar a resistência do ar e a variação de direção.

Um esquema de como é composto um pneu de F1. Não é somente ar...
Um esquema de como é composto um pneu de F1. Não é somente ar...
Foto: Pirelli / Divulgação

Na mesma Silverstone, já vimos em anos anteriores o famoso processo de “delaminação”. Em trechos como o da Copse e da Becketts, onde os pilotos entram praticamente em aceleração plena, os carros sofrem uma forte influência da pressão aerodinâmica, os empurrando contra o asfalto, além das forças laterais.

Para poder lidar com esta situação, as equipes costumavam reduzir a pressão dos pneus para poder ter mais aderência e que eles cedessem um pouco mais para ajudar a andar mais rápido. Porém, com os grandes números de velocidade e pressão aerodinâmica, vimos vários estouros neste trecho. A partir destes fatos é começou a questão do controle mais ferrenho da pressão dos pneus (hoje, a FIA e a Pirelli têm como controlar em tempo real).

Lembram-se do acidente de Kyvat e a chegada de Hamilton chegando em 3 rodas no fim de 2020? É este tipo de coisa que a Pirelli quer evitar com esta alteração.

Hamilton chegando em 3 rodas em Silverstone em 2020. A Pirelli quer evitar isso
Hamilton chegando em 3 rodas em Silverstone em 2020. A Pirelli quer evitar isso
Foto: F1 / Divulgação

Por uma questão de segurança, de modo a se resguardar de acidentes, a Pirelli, atendendo ao regulamento, anuncia tal alteração (até porque ela tem que anunciar os compostos até 8 semanas antes das provas). Porém, este tipo de modificação tem que ser aprovada pelas equipes, FIA e F1. Por se tratar de questão de segurança, se espera que a questão passe sem problemas, embora a FIA tenha a liberdade de autorizar por si só por este motivo.

Entretanto, cabe verificar como as equipes irão encarar. Normalmente, a Pirelli repassa aos times estes dados e a comissão de F1 os avalia (ver aqui para entender a dinâmica). Talvez apareçam algumas sobrancelhas levantadas, pois como os carros não cederão tanto em curva...Testes serão feitos no Treino Livre do GP da Espanha.

Para ajudar a entender, segue um vídeo do canal Driver61 onde ele explica um pouco do pneu da F1 (em Inglês)

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